TITULO DE ELEITOR PRAZO TERMINA DIA 9 DE MAIO

PAULO MELO CORUJA NEWS




Hedeson Alves / Gazeta do Povo
Hedeson Alves / Gazeta do Povo / Neste ano, eleitores de Curitiba serão identificados pela digitalNeste ano, eleitores de Curitiba serão identificados pela digital
JUSTIÇA ELEITORAL

Prazo para fazer título acaba dia 9

  DA REDAÇÃO

O prazo para que os cidadãos brasileiros façam o seu título de eleitor se encerra no dia 9 de maio, daqui a uma semana. Quem tem mais de 18 anos e não estiver em dia com a Justiça Eleitoral até esta data não poderá votar nas eleições municipais deste ano, em outubro.
Como a participação nas eleições é obrigatória por lei, quem estiver nessa situação sofrerá várias sanções. Entre elas, estão a impossibilidade de tirar passaporte, de se matricular em instituições públicas ou de prestar concurso público. Trata-se do prazo final também para a transferência do título de eleitor para outro município.
A Gazeta do Povo convidou o jornalista Marden Machado, assessor de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), para participar de um bate-papo on-line sobre o assunto. Nesta conversa, os eleitores poderão tirar suas dúvidas sobre a regularização do título. O debate será hoje no site da Gazeta do Povo, às 14h30, com duração prevista de uma hora.
Dados
Segundo Machado, 211 mil títulos de eleitor foram cancelados em Curitiba após o término do recadastramento biométrico. O recadastramento foi feito durante o ano de 2011 e em janeiro de 2012 para que os curitibanos possam participar da votação, que neste ano contará com reconhecimento do eleitor por meio de impressão digital.
Desses 211 mil, apenas 20 mil regularizaram sua situação até este momento – ou seja, 190 mil pessoas estão com seus títulos cancelados. Entretanto, a expectativa do TRE-PR é de que a procura seja muito menor do que isso.
Nos últimos anos eleitorais, a média de eleitores que tiravam ou regularizavam seus títulos nessa época do ano era de cerca de 2,5 mil por dia. Neste ano, a procura tem sido bem mais baixa, já que a maioria das pessoas aproveitou o recadastramento biométrico para regularizar a situação. De acordo com Marden, o movimento no tribunal tem sido tranquilo nos últimos dias
.