PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Grampos contra Cachoeira são legais
A terceira turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) considerou legais as escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal no processo que acusa o contraventor Carlinhos Cachoeira de comandar uma quadrilha que explorava o jogo ilegal com ajuda de policiais, políticos e empresários. Dois dos três magistrados da terceira turma avaliaram que são válidos os áudios, obtidos com autorização da Justiça Federal de Goiás.
-
Membros da Comissão da Verdade
O depoimento concedido pela presidenta Dilma Rousseff sobre sessões de tortura sofridas por ela durante a ditadura militar será avaliado por um grupo de pesquisadores da Comissão da Verdade. Segundo a historiadora Heloísa Starling, a intenção do grupo é acessar o arquivo, tão pouco conhecido. “A Comissão vai mandar um grupo de pesquisadores para Belo Horizonte para se inteirar do depoimento, analisar a natureza dos documentos e também ter acesso a relatos de outras pessoas”, declarou ela, que é assessora da Comissão da Verdade. O depoimento da presidenta foi concedido em 2001 ao Conselho de Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh-MG).
irão avaliar o depoimento de Dilma
-
Senadores criticam interferência
A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de adiar a votação do relatório contra o senador Demóstenes Torres no Conselho de Ética foi criticada pelo presidente e pelo relator do caso no colegiado. Para os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Humberto Costa (PT-PE) houve interferência nas competências do Congresso Nacional. Mesmo com as críticas, os parlamentares afirmaram, no entanto, que irão cumprir a decisão de Toffoli. “É uma interferência do Judiciário, uma imposição de um tribunal que não faz a mesma coisa em seus julgamentos. Com todo respeito ao Supremo e ao ministro, foi equivocado”, comentou Valadares. “Eu discordo do Supremo, é uma interferência no Congresso, mas decisão da Justiça respeitamos e vamos cumprir”, disse Costa, que vai ler nesta segunda-feira (18) o seu relatório referente a Demóstenes.
do STF no caso Demóstenes Torres
-
Rio+20: Dilma cobrará compromisso
A presidenta Dilma Rousseff prepara para a quarta-feira (20) na Rio+20 um discurso no qual cobrará compromisso de líderes mundiais com ações imediatas para combater a extrema pobreza e conter efeitos das mudanças climáticas, a despeito da crise econômica. A versão mais recente do documento final apresentada pelos negociadores brasileiros, no sábado, prevê discussão até 2014 dos chamados "meios de implementação", a ajuda aos países mais pobres. Dilma aposta ainda no estabelecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a partir de 2015 como principal resultado da Rio+20. Essa proposta - ainda sem detalhamento das metas e dos temas em torno dos quais os países se comprometeriam - foi lançada informalmente nos fóruns internacionais pelo próprio governo brasileiro no início do ano passado, como forma de dar uma roupa nova à defesa do desenvolvimento sustentável, 20 anos depois da Eco-92.
de líderes para combater a pobreza
-
DFTrans e Detran decidem sobre
Os diretores do DFTrans e do Detran no Distrito Federal pretendem decidir nesta segunda (18) sobre o fim da faixa exclusiva do Setor Policial Sul. A afirmação foi do diretor do DFTrans, Marco Antônio Campanella, em entrevista à Rádio BandNews FM. "Vamos debater com mais profundidade para que não haja uma medida que depois seja a incorreta. Vamos ouvir os técnicos e tomar a decisão, pois isso depende exclusivamente do Detran e do DFTrans", explicou Campanella. A decisão poderá beneficiar os usuários da via W3 Sul, uma vez que o congestionamento continua ao final da pista.
fim da faixa exclusiva nesta segunda
-
STF adia votação do caso Demóstenes
O ministro Dias Toffoli (STF) concedeu nesta segunda (18) uma liminar determinando que a votação do relatório no Conselho de Ética do Senado sobre o processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) só ocorra em três dias úteis após a apresentação do mesmo no colegiado. O teor da liminar ainda não foi liberado, mas o andamento processual confirma a decisão do ministro. "Defiro em parte o pedido liminar para que seja garantido ao impetrante que a deliberação acerca do parecer final do processo disciplinar contra ele aberto seja realizada em sessão que deve ocorrer em no mínimo três dias úteis de interstício contados após a divulgação pública da 'primeira parte' do parecer do relator", diz a decisão do ministro. O relator do processo, senador Humberto Costa (PT-PE) apresenta na tarde de hoje, o seu parecer contra Demóstenes por quebra de decoro parlamentar, pelo envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira.
-
Fotografia é históriaFome e desabrigo
-
A seca que assolou os estados do Nordeste em 1983 foi uma das que mais levou aflição e sofrimento à população da região conhecida como semi-árido brasileiro. Da mesma forma que as demais, esta também expôs a catástrofe social de milhões de homens, mulheres e crianças.
Como foi – Naquela época, Aureliano Chaves substituía o presidente João Figueiredo, em viagem aos Estados Unidos para operar o coração. Determinou que a SUDENE e demais órgãos do governo ligados ao tema pusessem em prática medidas de emergência para minorar os efeitos desse rotineiro problema climático da zona da caatinga. Frentes de trabalho foram organizadas e consistiam em usar os próprios moradores na tarefa de transportar para os açudes e barreiros a água retirada de poços artesianos de maior profundidade construídos em vários pontos do sertão. Hordas de flagelados com latas sobre a cabeça propiciaram cenas como a que mostra a foto. Orlando Brito.
-
Dilma nomeia advogado indicado
A presidenta Dilma Rousseff nomeou nesta segunda-feira (18) o advogado Emmanoel Campelo de Souza Pereira para integrar o Conselho Nacional de Justiça, na vaga decorrente do término do segundo mandato do conselheiro Marcelo Rossi Nobre. A nomeação, indicada pela Câmara, foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. A cerimônia de posse será marcada nos próximos dias pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Carlos Ayres Britto.
pela Câmara para compor o CNJ
-
Senado: processo poderá propor
O relatório do senador Humberto Costa (PT-PE), que será lido na tarde desta segunda (18) pelo Conselho de Ética do Senado, deverá propor a cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar. Na sexta-feira (15), a defesa do senador impetrou um segundo mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, com pedido de liminar, para suspender o processo contra ele no Conselho de Ética do Senado. Na manhã de sexta, a ministra Cármen Lúcia negou um primeiro pedido feito pela defesa de Demóstenes. O advogado do senador, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirma que em caso de nova derrota não vai recorrer novamente, mas reafirma o discurso de que o julgamento do senador não pode ser político. O voto (no Senado) é político, mas o processo (por quebra de decoro), não afirmou Kakay, apontando supostos erros nos prazos do processo no Conselho de Ética.
cassação de Demóstenes hoje
-
Em depoimento, Dilma revela ter
Depoimento prestado pela presidenta Dilma Rousseff em 2001 ao Conselho dos Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh-MG), revela uma série de torturas sofridas por ela quando esteve presa. Dilma confirmou ter passado por sessões no pau de arara, além de ter recebido choques e outras agressões que causaram até deformação. "Minha arcada girou para o lado, me causando problemas até hoje, problemas no osso do suporte do dente. Me deram um soco e o dente se deslocou e apodreceu", contou Dilma ao pesquisador Robson Sávio, em 2001, quando era secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. "Só mais tarde, quando voltei para São Paulo, o Albernaz (capitão Alberto Albernaz, do DOI-Codi de São Paulo) completou o serviço com um soco, arrancando o dente", relatou. Segundo o Estado de Minas, Dilma teria corrigido o problema ortodôntico antes de se candidatar à Presidência, em 2010. Estas declarações da presidenta estavam guardadas entre milhares de outros documentos em uma sala comercial no centro de Belo Horizonte.
sido torturada quando esteve presa
-
Cachoeira pode ser solto ainda hoje
O desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Cândido Ribeiro, pretende continuar com o julgamento do habeas corpus de Carlinhos Cachoeira nesta segunda (18). Se liberado, o bicheiro poderá ser solto e as provas das operações Vegas e Monte Carlos, realizadas pela Polícia Federal, poderão ser anuladas. Na última terça (12), o desembargador Tourinho Neto, relator da ação na Corte, considerou as provas apresentadas ilícitas e votou a favor da anulação das interceptações telefônicas. Além de Neto, um terceiro colegiado tem direito a voto, o juiz federal Augusto Souza. Se um dos dois magistrados concordar com os argumentos do relator, as provas deverão ser retiradas dos autos.
-
Kassab visita Dirceu em busca de apoio
Em busca de alianças, o prefeito Gilberto Kassab (PSD-SP) visitou recentemente o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, em São Paulo. Kassab, que também procurou o ex-presidente Lula há alguns dias, está liderando alianças de seu partido, o PSD, com o PT em várias cidades do país. "Ele só não fechou conosco em lugares em que isso era impossível", diz um dirigente petista. Informação do jornal Folha de São Paulo.
-
Chagas: sucessão insossa e inodora
Ainda que a presidente Dilma não tenha avançado uma palavra sequer sobre vir a ser candidata à reeleição, a natureza das coisas indica que sim. Ainda mais depois que o Lula anunciou só disputar o palácio do Planalto se a sucessora não quiser. Claro que ela quer. Mesmo nas preliminares de incerteza a respeito do crescimento do PIB e da queda do desenvolvimento nacional, e a menos que sobrevenha crise de amplas proporções, a popularidade da presidente mostra que se as eleições fossem hoje, ela venceria facilmente no primeiro turno. Amanhã, não se sabe.