BLATER: "JÁ ME OFERECERAM PROPINA"

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Blatter: 'Já me ofereceram suborno'

FotoPRESIDENTE DA FIFA, JOSEPH BLATTER
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, revelou que já ofereceram suborno a ele. A declaração foi dada após uma semana em que foi provado o suborno a João Havelange e Ricardo Teixeira. Blatter relatou que um presidente de federação, que ele não quis identificar, ofereceu 50 mil dólares para ter a arbitragem favorável em um jogo de Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1986, quando ele ainda era secretário geral da entidade. “Levei o dinheiro ao contabilista, propus abrir uma conta em seu e que recebesse o dinheiro. Ele soube do que se tratava, e 14 dias, ele retirou o dinheiro de lá. Desde então, ninguém mais tentou me subornar”, revelou Blatter ao "Sonntagsblic", da Suíça. O presidente disse que não fez a denúncia porque na época não existia a comissão de ética da Fifa. Além disso, ele falou que não pode intervir na saída de Havelange do cargo de presidente de honra da Fifa, mas é favorável. 
 

Kassab fortalece aliança com Dilma

FotoPREFEITO KASSAB AO LADO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF
O prefeito e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, conseguiu fortalecer laços com a presidenta Dilma Rousseff assim que retirou o apoio à reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), para aderir à candidatura petista do ex-ministro Patrus Ananias. Com isso, o Kassad dribla o pré-candidato à Presidência, senador Aécio Neves (PSDB-MG), para apoiar a reeleição de Dilma. Em telefonema a Aécio, Kassab disse que houve "um apelo" de Dilma. "Eu não queria fazer isso agora, mas, se é para ficar contra alguém, que seja o PSDB, porque a Dilma e o PT deram todo o apoio ao PSD", explicou a um correligionário. "Não podemos mostrar ingratidão. Isso causaria ao partido um prejuízo desgraçado", previu, em conversas reservadas.
 

Desde abril, CPI do Cachoeira só
ouviu 8% dos convocados a depor

Desde quando iniciou as atividades em abril deste ano, a CPI do Cachoeira só ouviu pouco mais de 8% das testemunhas convocadas a depor. Dos 109 intimados, apenas 24 compareceram. E a maioria preferiu o silêncio: 15 depoentes se mantiveram calados. A CPI tem prazo de funcionamento de seis meses - que podem ser renovados por igual período em caso de necessidade. No segundo semestre, o ritmo de depoimentos terá de ser acelerado se os parlamentares quiserem ouvir - ou tentar ouvir - todos os convocados. A partir de agosto, a comissão deve passar a se reunir duas vezes por semana, e não mais três. Além disso, as eleições municipais e o julgamento do mensalão enfraquecem o ritmo de trabalho e tiram os holofotes da comissão de inquérito. Com informações da Revista Veja.
 

Advogados de Duda Mendonça
acusam Valério no caso Mensalão

FotoPUBLICITÁRIO DUDA MENDONÇA
A defesa do publicitário Duda Mendonça encaminhou ao STF (Supremo Tribunal Federal) os documentos finais para o julgamento do mensalão. Entre as alegações, os advogados sugerem que o empresário Marcos Valério Fernandes pode ter feito outras remessas para o exterior, além dos recursos depositados na conta de uma offshore criada pelo publicitário em Bahamas. Em agosto de 2005, no auge do escândalo do mensalão, durante depoimento à CPI dos Correios, Duda Mendonça afirmou aos parlamentares que, do pacote de R$ 25 milhões fechado com o PT para a campanha de 2002, cerca de R$ 10,5 milhões foram depositados no ano seguinte na conta da Dusseldorf Company, vinculada ao BankBoston em Miami. A defesa afirma ainda, que “é falacioso o argumento de que eles (os acusados, Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes) foram os únicos que receberam valores do exterior e que, por essa razão, mentiram ao dizer que agiram assim por determinação de Marcos Valério”.
 

Chagas: A versão moderna do PMDB

Com todo o respeito aos patriarcas que sobraram no PMDB, fiéis à legenda responsável pela queda da ditadura militar e à memória de gente como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilela, Mário Covas e outros, a verdade é que o partido continua indo atrás da vaca. Para o brejo, onde se encontra submergindo cada vez mais. A última do PMDB, ou do grupo que o controla, é de não ter mesmo candidato à presidência da República em 2014. Arriscar-se, de jeito nenhum. Já está decidido que apoiarão a reeleição de Dilma Rousseff, se ela concorrer, ou do Lula, se ele se apresentar. Ou de quem os companheiros indicarem. 
 

Sponholz

Sponholz
Fotografia é história
O mascate
Foto

O dicionário da língua portuguesa designa mascate o vendedor ambulante de miudezas, jóias e bugigangas. Mais que isso. Em sua mala há vestidos, camisolas, shorts, meias, calças, camisas, toalhas, panos de prato, tapetes e tudo enfim que sua clientela consome. São freguesas de baixo poder aquisitivo que encontram nos preços flexíveis do mascate a solução simples para suas compras. Acredita-se que esse ofício tenha chegado ao Brasil com os imigrantes dos paises árabes, donos de grande tino comercial, ainda nas primeiras décadas do século passado.
Como foi – Sempre que viajo pelo interior, nunca deixo de fotografar profissões que hoje praticamente não mais existem pelo menos nas grandes cidades. Certa vez, em Mato Grosso do Sul, deparei-me com essa figura quase em extinção em sua longa e solitária caminhada num bairro de ruas empoeiradas. Nos remete aos tempos em que não existiam shoppings, compras pela Internet e nem grandes magazines.Orlando Brito.