CHAVEZ NO BRASIL PARA ENTRAR NO MERCOSUL

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Chávez participará no Brasil de cerimônia de ingresso no Mercosul

FotoPRESIDENTE DA VENEZUALE, HUGO CHÁVEZ
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, virá ao Brasil para participar do ato especial para formalizar o ingresso de seu país no Mercado Comum do Sul (Mercosul). "Em 30 de julho terei que ir ao ato especial no Brasil para formalizar o ingresso pleno da Venezuela no Mercosul, como poderia não ir?", disse Chávez, durante transmissão ao vivo da emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV). A medida foi aprovada recentemente diante da ausência do Paraguai no bloco, cujo Parlamento impedia o ingresso da Venezuela no Mercosul. O impeachment de Fernando Lugo em junho deste ano fez com que os demais países suspendessem Assunção do grupo até a realização das próximas eleições, previstas para abril de 2013.



Esthergilda Menicucci

Foto
Vaso de Flores
50 x 50 cm
OSTCM – Ass. CIE e Dat. 1985
 

Demóstenes apela novamente para
que colegas não cassem seu mandato

Orlando Brito
FotoENQUANTO DEMÓSTENES FALAVA, SEUS COLEGAS DAVAM ATENÇÃO A OUTRAS COISAS.
O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) voltou a discursar no Plenário do Senado nesta segunda-feira (9)para defender o seu mandato. Na ocasião ele tentou, novamente, desqualificar as acusações. Na próxima quarta-feira (11), o parlamentar será julgado por supostamente ter favorecido o contraventor Carlinhos Cachoeira. O senador apelou para que os colegas votem contra a cassação de seu mandato. "Será a maior injustiça da história do parlamento brasileiro, há montagens (nos áudios) para aproveitar apenas as frases que levariam a minha incriminação", alegou.
 

Voto secreto é pernicioso, diz Randolfe

FotoSEN. RANDOLFE RODRIGUES
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou nesta segunda-feira (9) à Coluna que solicitou à Mesa Diretora da Casa uma posição sobre o voto secreto. “Queremos saber se o voto secreto é uma faculdade ou uma obrigatoriedade”, explicou. Segundo ele, trata-se da mesma preocupação da defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), que prometeu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular os votos dos parlamentares que se manifestarem na tribuna a favor da cassação do parlamentar. “Claro que é uma estratégia para manter o senador. O voto secreto é seu último salvaguarda”, disse ao afirmar ainda que a atitude da defesa de Demóstenes “só demonstra o quanto o voto secreto é pernicioso a democracia”.
 

Obama pede que corte de impostos
para classe média seja prorrogado

FotoPRESIDENTE OBAMA
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao Congresso nesta segunda (9) que estendesse por um ano os cortes de impostos da era Bush para pessoas com renda anual menor do que 250 mil dólares e disse que deixar os impostos subirem para os que ganham mais não faria mal a pequenas empresas. "Não se trata de taxar criadores de empregos, mas ajudá-los", disse ele na Casa Branca. Obama observou que 97% de todos os proprietários de pequenos negócios no país ficariam abaixo do limite de 250 mil dólares.
 

Leitura de relatório sobre MP
do Código Florestal é remarcada

Foi adiada para esta terça-feira (10), a partir das 8h, a leitura do relatório elaborado pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC) sobre a medida provisória que altera o Código Florestal. A reunião da Comissão Mista destinada a emitir parecer sobre a matéria estava marcada inicialmente para as 14h30 desta segunda-feira (9). A MP foi editada pela presidenta Dilma Rousseff para buscar preencher lacunas após os 12 vetos no Código Florestal.
 

Para Luizianne Lins, 'quem está 
com o PSB, está por imposição'

FotoLUIZIANNE LINS, PREFEITA DO CEARÁ
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), disse nesta segunda (9) que quem apoia o PSB o faz por imposição. "Quem está com o PT é porque quer estar. Quem está com PSB, está por imposição", afirmou ela. A declaração é prova de mais um desgaste entre PT e PSB por conta das eleições municipais da região. Para a prefeita, o governo estadual estaria realizando "ataques covardes", e que "isso só está acontecendo por conta das eleições". A declaração foi dada dois dias após o ex-vereador Sérgio Novais (PSB) afirmar que está sendo vítima de perseguição dentro do partido e que não iria apoiar o candidato da sigla, Roberto Cláudio. Luizianne afirmou ainda ter visto as propostas dos candidatos ao Paço Municipal, mas que não teria notado ideias inovadoras para a cidade.
 
Fotografia é história
Tapete vermelho para Yamani
Foto

Em 1982 o mundo sofria uma crise jamais vista no abastecimento de combustível. Os países do Golfo Pérsico aumentaram em 300 por cento o preço do petróleo e o principal responsável pela idéia era o sheik Ahmed Zaqi Yamani, ministro dos Recursos Minerais da Arábia Saudita e também membro da OPEP. Sem dúvida, um dos homens mais importantes do planeta. Tanto que foi um dos reféns do terrorista Carlos, o “Chacal”, no cinematográfico seqüestro de altos executivos de empresas petrolíferas, em Viena, em 1975.  
Yamani resolveu conhecer de perto as potencialidades energéticas do Brasil, incluindo o Pró-Álcool. Veio a bordo do boieng privado, no qual as refeições eram servidas em talheres de ouro. Para recebê-lo em Brasília o governo do general Figueiredo estendeu tapete vermelho e destacou dois diplomatas de primeiro time para acompanhá-lo na Amazônia, Foz do Iguaçu, Rio e São Paulo, os embaixadores João Augusto de Médicis e Roberto Abdenur. No Itamaraty, condecorou-o com a medalha de Rio Branco.
Desse tempo para cá, muita coisa mudou. Com a morte do rei Faissal, o sheik Yamani foi demitido pelo príncipe Khaled. Mudou-se para Londres, onde fundou o Centro de Estudos de Energia Global. Existe nova crise no valor do barril de óleo, mas o Brasil transformou-se no segundo maior produtor de etanol do mundo e é menos dependente da gasolina estrangeira. Orlando Brito.
 

Maia se reúne com petistas nesta terça

FotoDEP. MARCO MAIA
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) se reunirá nesta terça (10) com ministros, deputados e senadores petistas para discutir a estratégia das candidaturas da sigla nas eleições municipais deste ano. O encontro será em um jantar às 20h30, na residência oficial da Presidência da Câmara, em Brasília. O presidente nacional do partido, Rui Falcão, estará presente. Além de Falcão, a presidenta Dilma Rousseff também foi convidada para o evento. 
 

OEA deve apresentar seu relatório
sobre o Paraguai nesta terça-feira

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, vai apresentar na terça-feira (10) seu relatório sobre sua visita ao Paraguai. No documento consta a situação do país após o impeachment relâmpago do então presidente Fernando Lugo e  será entregue a integrantes da instituição. No país, Insulza se reuniu com o atual presidente Federico Franco, com ministros de Estado, representantes do Congresso Nacional, ministros de cortes de Justiça e com o próprio Lugo. Ao que tudo indica, a ação conjunta da OEA não realizará represálias a destituição de Lugo, porém, há divergências entre os integrantes da organização. Também estiveram no país representantes dos Estados Unidos, do Canadá, do México, de Honduras e do Haiti. 

Senado deve votar projeto de cotas
nas federais nesta segunda-feira

O Senado deve votar nesta segunda-feira (9) o projeto de lei que reserva 50% das vagas em universidades federais para alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Caso seja aprovada, a matéria segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com o texto, as vagas destinadas aos cotistas serão preenchidas segundo a proporção de negros, pardos e índios na população de cada estado onde funciona a instituição de ensino. Os dados étnicos estarão baseados no censo de 2010 do IBGE. O resto das vagas reservadas será distribuído entre os demais alunos que fizeram o ensino médio em escola pública. Ainda segundo o projeto, pelo menos metade das vagas reservadas – ou seja, 25% do total – deverão ser ocupadas por estudantes de estabelecimentos públicos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.
 
  

Sarney reúne integrantes da Mesa

FotoSENADOR JOSÉ SARNEY
O presidente José Sarney se reunirá amanhã (10) com os integrantes da Mesa do Senado quando deverá ser aprovado um calendário de votações para o período eleitoral, que será realizado nos dias 7 e 28 de outubro. Alguns senadores deverão se ausentar da Casa para disputar o pleito ou para participar das campanhas de seus correligionários. Na ocasião, Sarney deverá apresentar sua ideia de que o Senado cumpra períodos de esforço concentrado para votações. Sua proposta é que se realizem duas semanas de votações em agosto e uma semana em setembro, ficando a definição sobre o mês de outubro na dependência do curso das eleições. Deverão ser examinados também na reunião requerimentos de informações e matéria concernente à administração do Senado.
 

Luiz Henrique apresenta hoje seu relatório para a MP do Código Florestal

FotoSENADOR LUIZ HENRIQUE ALVES
Relator da Medida Provisória que modifica o Código Florestal, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) alterou o texto enviado pela presidenta Dilma Rousseff, que vetou partes da matéria e a reenviou ao Congresso para ser novamente avaliada pelos parlamentares. No parecer do senador, que será apresentado nesta segunda-feira (9), ele estabeleceu um limite para o reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente (APPs) em beira de rios de até dez metros de largura aos imóveis de 4 a 10 módulos fiscais. Com essa mudança, os médios produtores rurais podem ganhar regras mais brandas para a preservação de margens de rios. A proposta de Dilma determinava que, nessa situação, os proprietários teriam que recuperar 20 m da floresta desmatada. O texto do senador mantém esse número, desde que ele não corresponda a uma área que ultrapasse 25% do tamanho total da fazenda.