DILMA, A SOLITÁRIA

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

Dilma, a solitária


Qual náufraga perdida numa ilhota, ela lança garrafas sobre as ondas e não acha destinatário
Por Eugênio Bucci
A solidão do poder, tratando-se de Dilma Rousseff, é um presídio. Ou, pior, é uma cela incomunicável. A presidente da República já não consegue fazer contato com seus auxiliares, com os parlamentares, com os partidos, com as centrais sindicais, com as ruas – e, principalmente, com a nação. Disciplinada, ela insiste. Marca reuniões com um grupo restrito de ministros, consulta-se eventualmente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, amiúde, segue as orientações dos profissionais de marketing a seu serviço. E nada dá certo. Como se fosse uma náufraga, perdida numa ilhota em alto-mar, a chefe do Estado brasileiro lança garrafas sobre as ondas, e suas mensagens não encontram o destinatário. Raramente, vão bater no destinatário errado. Sem respostas positivas, ela não vislumbra o que a espera. Sua solidão é sólida como a rocha e enigmática feito a esfinge.

Feliciano contra a Globo


Marco Feliciano está enciumado com a receptividade que o papa Francisco vem recebendo no Brasil. Agora resolveu comparar-se ao pontífice. Diz Feliciano:
- O papa é político, eu também. Assim como eu, o papa condena casamento de pessoas do mesmo sexo, a descriminalização das drogas e o aborto. Mas, no caso dele, a mídia aplaude. Por que o papa é tratado como popstar, ovacionado, e eu, tão atacado?
Em seguida, o deputado pastor mirou na Rede Globo:
- Onde estava a TV Globo, que não mostrou as manifestações contrárias ao papa, o beijaço e etc? Isso é discriminação religiosa contra mim, contra o pastor Silas Malafia e outros.
A Globo, ao contrário do que diz o nobre deputado, cobriu o beijaço.
Por Lauro Jardim

Polícia prende suspeito
de matar e violentar adolescente

Policiais civis que investigam o assassinato de Tayná Adriane da Silva, 14 anos, prenderam o suspeito de ter estuprado e matado outra adolescente. Gabriele Fidelis de Lima, 15 anos, foi assassinada em 9 de março, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Everton Aguinaldo da Silva Marques, 26 anos, foi preso quinta-feira (25) em Ilhota (SC), com apoio de policiais de Santa Catarina. A equipe, coordenada pelos delegados Guilherme Rangel e Rafael Vianna, investigava se Silva Marques tinha relação com a morte de Tayná, o que não foi confirmado por exame de DNA, realizado pela Polícia Científica do Paraná.
As investigações relacionadas ao caso Tayná, encontrada morta em 28 de junho, também em Colombo, continuam.

Pedro Guerra incentiva turismo rural no Paraná


O deputado federal Pedro Guerra (PSD) é um dos principais incentivadores do fortalecimento do turismo rural no Estado. Enquanto estava na superintendência da EcoParaná, Pedro Guerra e a equipe da empresa vinculada a secretaria do Turismo visualizaram uma ampla ação de desenvolvimento do setor e a batizaram de “Viva Paraná Rural”.
Depois de alguns acertos, o “Viva Paraná Rural” foi lançado nesta semana pelo governador Beto Richa, pelo secretário do Turismo Jackson Pitombo e pelo atual superintendente da EcoParaná Juliano Borghetti, durante a abertura da Feira de Sabores do Paraná que ocorre até domingo no Expo Barigui.
” O Paraná possui inúmeras riquezas que podem ser aproveitadas e desenvolvidas como atividades turísticas gerando renda e emprego no campo e agregando valor a nossa produção”, afirmou Pedro Guerra durante a cerimônia.

O tempo passa,
o tempo voa

Quando Lula e Sérgio Cabral se achavam nas alturas das pesquisas de opinião pública, em 2010, foram flagrados neste vídeo em que menosprezam um garoto que foi fazer uma queixa sobre o centro esportivo de seu bairro que não funcionava. Agora, quando Lula se esconde da mídia e Sérgio Cabral amarga enorme rejeição no Ibope e uma campanha pela sua deposição do cargo de governador, o distinto público relembra do fato que se tornou emblemático da soberba de autoridades que depois não sabem explicar porque desabam seus índices de aprovação.

Garrafa com manuscritos antigos encontrada na Praça Tiradentes


Via Gazeta do Povo
Uma pequena garrafa com papéis e possivelmente um pedaço de metal foi encontrada embaixo da escultura de Tiradentes, na praça de mesmo nome, no Centro de Curitiba, durante a retirada da obra de arte para restauração. O pequeno objeto está tampado com uma espécie de rolha e aparenta estar no local há décadas. A entidade responsável pela restauração e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vão abrir e revelar ao público o conteúdo do objeto na próxima quarta-feira (31).
O objeto foi encontrado durante a retirada do monumento para o transporte até o local onde ela passará por reparos. A obra feita pelo escultor João Turin (1878-1949) foi inaugurada em 1938. O fato de há 75 anos a estátua compor a paisagem curitibana gera expectativa sobre o conteúdo da garrafa. Ainda não há detalhes sobre desde quando o objeto está no local, se foi ele foi colocado por alguém lá depois da inauguração ou se é algo pensado pelo próprio escultor.

O povo quer resultados, diz Richa sobre IBOPE


Sentimentos diversos puderam ser observados nos palácios pelo Brasil afora após a divulgação da pesquisa CNI/IBOPE, que mediu os índices de popularidade e confiança da presidente Dilma e dos governadores dos onze maiores estados do país.
Beto Richa, que esteve entre os avaliados, comemorou. A aprovação de 41% coloca o paranaense na segunda posição entre os governadores. Já 52% dos paranaenses aprovam o modo como o tucano governa o estado.

João Arruda reivindica curso de Medicina para o Norte e Norte Pioneiro do Paraná


O deputado federal João Arruda reivindicou, em ofício encaminhado na última semana ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante, a implantação do Curso de Medicina nas áreas de abrangência das associações dos municípios do Norte e Norte Pioneiro do Paraná (Amunop e Amunorpi). A iniciativa é também por sugestão do deputado estadual Hermas Brandão.
Entre os destaques para levar a formação superior nestas regiões, segundo o deputado, está o fato das mesmas reunirem mais de 40 municípios que abrigam uma população superior a 540 mil habitantes e não possuírem “nenhuma estrutura de cursos superiores na área de medicina e com agravante de possuir o menor IDH (Índices de Desenvolvimento Humano) do Estado”, frisou João Arruda.

Donato Gulin comanda manifestação na Câmara


Por Fernando Tupan
Proprietários de empresas de transporte público de Curitiba estiveram na Câmara Municipal de Curitiba para acompanharem o depoimento da deputada distrital de Brasília, Celina Leão (PSD) e darem apoio ao representante da Setransp, o advogado Sacha Reck. Em vários momentos do depoimento de Celina, o grupo se manifestou. No comando dos manifestantes estava o ex-vereador e ex-presidente da casa legislativa, Donato Gulin.
Gulin interrompeu a fala da distrital com vaias ou gritos de que haveria desvio de foco na CPI da Urbs, ao ouvir as considerações da deputada. Ele chegou a dar uma dura no presidente da comissão, Jorge Bernardi (PDT). Bernardi preferiu não entrar em confronto e procurou acalmar o chamado homem forte dos transportes da capital paranaense. Após a fala final de Celina, Bernardi afirmou que os parlamentares vão analisar todas as conexões para saber se ocorreram irregularidades na licitação de Curitiba.

Policiais presos por tortura no Caso Tayná começam a prestar depoimento

De Elizangela Jubanski e Bruno Henrique, Banda B:
Os 15 policiais e guardas militares que estão presos por suspeita de tortura contra as acusados de matar a garota Tayná Adriane da Silva, 14 anos, começaram a ser ouvidos na manhã desta sexta-feira (26). Eles estão presos há uma semana sob a acusação de terem torturados os suspeitos para confessarem o crime contra a garota.
Três investigadores da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, que estão detidos na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), em Curitiba, foram às 10 horas levados ao Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) para prestar depoimento.

Assim não vale

Irregularidades em licitação são levantadas na CPI da Urbs

Anderson Tozato / Divulgação / Câmara de Vereadores de Curitiba / Deputada do Distrito Federal, Celina Leão, acusou o advogado Sacha Reck de assessorar tanto governo quanto empresários em Brasília
Deputada do Distrito Federal, Celina Leão, acusou o advogado Sacha Reck de assessorar tanto governo quanto empresários em Brasília (Anderson Tozato/Divulgação/Câmara de Vereadores de Curitiba).
Da Gazeta do Povo:
Deputada Celina Leão, do Distrito Federal, falou durante sessão e apontou para a possibilidade de escritório de advocacia de Curitiba estar envolvido em fraudes na licitação de Brasília. Comissão deve investigar se o mesmo ocorreu no ParanáPossíveis irregularidades na licitação das empresas de transporte coletivo de Curitiba foram levantadas na reunião da CPI da Urbs, na Câmara Municipal nesta quinta-feira (25). A deputada distrital Celina Leão (PSD-DF) participou do encontro a convite do vereador Chico do Uberaba (PMN). Ela falou, na reunião, sobre fraudes na licitação do transporte de Brasília e apontou que pode haver envolvimento de um escritório de advocacia paranaense.

Dilma tem popularidade de apenas 24% no Sul

De Ricardo Brito, Daiene Cardoso e Laís Alegretti, Estadão:
A pesquisa CNI/Ibope registrou que a popularidade da presidente Dilma Rousseff é maior nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do país. No Nordeste, ela registra 43% dos entrevistados que consideram seu governo bom ou ótimo e, no Norte e Centro-Oeste, 35%.
A avaliação nacional aponta que a presidente tem 31% de classificação ótima ou boa. A região Sudeste do País foi a que Dilma teve o pior resultado: 24% dos entrevistados afirmaram que a gestão é boa ou ótima. No Sul, o indicador, também abaixo da média nacional, é de 28%.

Agosto de Henrique


Perguntas à mesa
Do Lauro Jardim:
A CPI da Petrobras tão propalada por peemedebistas da Câmara permanecerá em suspenso por pelo menos mais um mês.
A pedido do correligionário Henrique Eduardo Alves, Leonardo Quintão, autor do requerimento de investigação, deu prazo até agosto para Graça Foster responder a perguntas enviadas à cúpula da empresa, no mês passado (Leia mais em: Questionário de Graça).
A lista de bombardeios tem 25 itens sobre o nebuloso caso da refinaria de Pasadena, desinvestimentos e pré-sal. Como era de se esperar, sobrou até para Eike Batista. Uma das perguntas enviadas à companhia, a respeito da retração nos investimentos é:
- Por que o primeiro negócio da Petrobras foi a venda dos campos Atlanta e Oliva na Bacia de campos parra a OGX, de Eike Batista?