PROFISSIONAIS DA SAÚDE FAZEM PROTESTO EM CURITIBA

PAULO MELO CORUJA NEWS







Profissionais da saúde fazem protesto 







no Centro de Curitiba





Grupo se concentrou na Boca Maldita às 10h30 desta quarta-feira (3). 
Eles são contra o projeto federal de trazer profissionais estrangeiros.

Do G1 PR
 
Centenas de profissionais da saúde, entre médicos e estudantes, se concentraram por volta das 10h30 desta quarta-feira (3), em Curitiba, para protestar contra o projeto do governo federal de trazer profissionais estrangeiros para atuar, temporariamente, no Sistema Único de Saúde (SUS) sem exigir a revalidação dos diplomas. Às 12h, a Polícia Militar (PM) não tinha contabilizado o número de manifestantes.
A passeata foi pacífica e começou na Boca Maldita, no Centro. Depois, os manifestantes seguiram para a Praça Santos Andrade. A manifestação também é realizada em vários estados brasileiros. Na capital, os profissionais também exigem uma carreira pública e que 10% do Orçamento da União seja aplicado na saúde.
Para o presidente do Conselho Regional de Medicina no Paraná, Alexandre Bley, o governo quer desviar o foco da realidade. "Eles estão colocando na classe médica a culpa por tudo que está acontecendo na saúde pública dessa país. Então, esse ato é axatamente para chamar a atenção e levar essa discussão para dentro da sociedade", afirma o presidente do Conselho Regional de Medicina no Paraná, Alexandre Bley.
Ele aponta também que as condições de trabalho estão entre os principais problemas. "O que nós precisamos é de uma reestruturação na saúde desse país com um plano de valorização dos profissionais. Hoje nós não podemos aceitar mais o discurso de que faltam profissionais e através desse discurso, de uma forma ideológica, querer trazer uma série de profissionais de outros países sem que ocorra um processo de análise da suficiência técnica e também da suficiência da língua portuguesa", acrescenta.
Outros protestos da categoria em Pato Branco, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Maringá também estão previstos para esta quarta-feira.