PAULO MELO CORUJA NEWS
FABIO CAMPANA
Serra está arrumando
“Martelo do plebiscito
Manifestantes pedem indicação técnica para
Ladrões roubam mala com R$ 100 mil de assessor do presidente
FABIO CAMPANA
Richa vai entregar seis vezes mais casas que governo Requião
A política habitacional é uma das principais frentes do governador Beto Richa. Sua meta é entregar 110 mil casas urbanas e rurais até 2014. O número é seis vezes maior se comparado ao número de casas entregues pelo ex governador Roberto Requião (cerca de 18 mil). Ou seja, em quatro anos Richa faz muito mais do que fez Requião em oito anos.
“Temos vontade. E com vontade faremos muito para o povo paranaense. A casa própria é um sonho de todos”, afirmou Richa. o governador esteve nesta sexta-feira, 05, em Alto Paraná, Uniflor, Nova Esperança e Presidente Castelo Branco, onde o governo constrói 554 casas populares. Só em Alto Paraná, são 180 casas. “Em governos anteriores conseguíamos, no máximo, de 20 a 30 casas em quatro anos. O Beto faz mais e mais rápido”, ressaltou o prefeito Cláudio Golemba. O programa habitacional do Governo do Estado é executado pela Cohapar em parceria com a Caixa Econômica Federal e o governo
Francisco Beltrão: Richa 78%, Cantelmo 52% e Dilma, 30%
Pesquisa Radar em Francisco Beltrão mostra o governador Beto Richa com 78% de aprovação da população. O prefeito Cantelmo Neto, do PMDB, tem 52% de aprovação e a presidente Dilma Rousseff (PT), tem 30%. Em levantamentos anteriores, Dilma flutuava na casa dos 80%. Em outras duas pesquisas, em Londrina e Ponta Grossa, Richa é aprovado por 59,06% e 67,4%, respectivamente.
O deputado Ademar Traiano, líder do Governo na Assembleia Legislativa, avalia que a pesquisa mostra a opção “correta” de Richa “por um governo municipalista, voltado ao interior do Paraná”. “O trabalho do governador Beto Richa voltado aos municípios, às cidades do interior, é aprovado pela população, como demonstra a pesquisa em Francisco Beltrão e na maioria das cidades paranaenses”, disse Traiano.
Aldo Rebelo e Beto Richa em Maringá nesta sexta
De odiario.com:
O ministro Aldo Rebelo (Esporte) e o governador Beto Richa (PSDB) vêm nesta sexta-feira (5) a Maringá, almoçam juntos e seguem caminhos distintos, mas o encontro pode ir além das celebrações de 50 anos da Cocamar. O município segue na briga para ser um dos Centros de Treinamento (CTs) para a Copa do Mundo, busca recursos para a conclusão da Vila Olímpica e toda ajuda é bem-vinda.
Rebelo chega ao meio-dia e se encontra com Richa, prefeito Carlos Roberto Pupin (PP), entre outras autoridades e convidados da cooperativa. O ministro, que é deputado federal licenciado, foi convidado pela Cocamar pelo seu trabalho na aprovação do Código Florestal, com atuação em defesa aos pequenos produtores.
Inflação oficial acumula alta de 6,7% em 12 meses e estoura teto da meta
Da Folha de S.Paulo:
Apesar da desaceleração da inflação em junho, a alta acumulada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses ficou em 6,7%, acima do teto da meta do governo, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (5).
O índice ficou em 0,26% no mês passado, ante os 0,37% apurados em maio –quando o acumulado em 12 meses ficou exatamente igual ao teto da meta do governo, de 6,5%.
Em junho de 2012, o índice havia ficado em 0,08%.
Papas João Paulo 2º e João 23 vão se tornar santos, anuncia Vaticano
Do iG São Paulo:
O Vaticano confirmou nesta sexta-feira a canonização dos papas João Paulo 2º e João 23. Segundo a Santa Sé, papa Francisco , atual pontífice, aprovou um segundo milagre atribuído a João Paulo 2º. Ele liderou a Igreja Católica Romana de 1978 a 2005.
Em uma demonstração de sua autoridade papal, Francisco decidiu também tornar João 23 santo, embora o Vaticano não tenha confirmado um segundo milagre atribuído por sua intervenção. O Vaticano afirmou que Francisco tinha o poder para “dispensar” o processo normal de “santificação” e canonizar João 23 ele mesmo, por seus próprios méritos, sem um milagre.
Reni restabelece ordem no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu
O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, está muito próximo de acabar com mais uma “herança maldita” deixada pela antiga administração municipal. Mesmo sob a forte pressão de representantes do governo anterior, que tentam desestabilizar sua gestão, Reni mantém o controle da situação e adotou medidas austeras para reorganizar a Prefeitura e restabelecer, a partir das 15h desta sexta-feira (5), o atendimento pleno do Hospital Padre Germano Lauck.
“Precisamos agir com celeridade e rigor para garantir o atendimento do Hospital Municipal. A instabilidade jurídica e trabalhista que recebemos, motivaram esta onda de terror criada por pessoas que foram apeadas do poder”, afirmou Reni. No início da semana, o prefeito precisou decretar “estado de emergência” para manter o funcionamento da unidade e não deixar a população sem os atendimentos de urgência e emergência, desviados para outros hospitais.
Preparando-se para o julgamento do mensalão
Do Lauro Jardim:
Fortes emoções
Como prevenir é melhor do que remediar, o STF aproveitou o recesso para comprar um novo desfibrilador.
Como prevenir é melhor do que remediar, o STF aproveitou o recesso para comprar um novo desfibrilador.
O equipamento deverá estar pronto para o uso no início do segundo semestre do Judiciário, quando a Corte poderá mandar os mensaleiros para a cadeia após o julgamento dos embargos do mensalão.
Ministro da Previdência também usou jato da FAB para ver jogo
Da Folha de S.Paulo:
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB), também usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no fim de semana para ir ao Rio de Janeiro assistir à final da Copa das Confederações no Maracanã.
O ministro saiu de Brasília na sexta-feira às 6h com destino a Fortaleza para cumprir agenda oficial na cidade de Nova Morada (CE). O compromisso acabou pela manhã.
Em vez de retornar a Brasília, o ministro pediu que o avião, um Learjet 35, o levasse ao Rio, onde havia programado passar o fim de semana para ver o jogo da seleção brasileira contra a Espanha.
Serra está arrumando
as malas
GIBA UM
O ex-governador José Serra, que já avisou que “não vai se aposentar da vida publica” porque é contra “aposentadoria prematura”, com muita discrição, está mesmo arrumando as malas para ingressar no novo partido resultante da fusão do PPS com o PMN. No MD, presidido por seu amigo Roberto Freire, Serra acabará surpreendendo: se não for candidato a presidente da República (ele anda entusiasmado com as pesquisa onde aparece à frente de Aécio Neves), disputará o governo de São Paulo. O MD já teria pesquisas indicando que Serra venceria Geraldo Alckmin. Se a alternativa for mesmo São Paulo, abrirá palanque no estado para Eduardo Campos.
Novos investimentos
O governador Beto Richa deve anunciar nos próximos dias novos investimentos nas cidades de São José dos Pinhais e Palmeira. A conferir
Joaquim Barbosa voa para ver jogo com dinheiro público
Agência Estado
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou recursos da Corte para se deslocar ao Rio de Janeiro no final de semana de 2 de junho, quando assistiu ao jogo Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã. O STF diz que a viagem foi paga com a cota que os ministros têm direito, mas não divulgou o valor pago nem qualquer regulamento sobre o uso da cota.
O tribunal confirmou à reportagem que não havia na agenda do presidente nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã. Barbosa tem residência na cidade e acompanhou o jogo ao lado do filho Felipe no camarote do casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica. Segundo a Corte, porém, apenas o ministro viajou de Brasília com as despesas pagas pelo STF. Os voos de ida e de volta foram feitos em aviões de carreira.
Protesto perto do prédio do governador do Rio termina em confronto
Cerca de 300 manifestantes protestaram, na noite desta quinta-feira, 4, nas imediações do prédio onde mora o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), na Rua Aristides Espínola, no Leblon, zona sul. O grupo chegou a interditar a Avenida Delfim Moreira nos dois sentidos e começou a ser dispersado às 22h55 pela Tropa de Choque, com bombas de efeito moral e gás de pimenta. O Choque conseguiu liberar a avenida por volta das 23h40. Um grupo reagiu com pedras e, de acordo com a assessoria do governo, pelo menos três pessoas foram detidas até as 23h22. Algumas haviam corrido para a praia e foram presas na areia.
Os ativistas reclamaram que os policiais estavam sem identificação. Dois ônibus ficaram no meio de uma cortina de fumaça de gás lacrimogêneo e os passageiros acabaram abandonando os veículos.
Olha o deboche
Do Carlos Brickmann
Ladroeira, vá lá, mas sem deboche.
O roubo faz parte do poder; um inglês famoso, lorde Acton, dizia já em 1887 que todo poder corrompe. Rouba-se no Brasil desde quando o Brasil era colônia (D. João 6º, ao voltar para Portugal, esvaziou os cofres do país); roubou-se no mundo comunista (Erich Honneker, o último líder da Alemanha Oriental, acumulou alguns bilhões de dólares), rouba-se no mundo capitalista (Helmut Kohl, que liderou a reunificação alemã, caiu por receber dólares, digamos, não contabilizados). Rouba-se em ditaduras e democracias. Faz parte.
O que não faz parte, e que responde pelas grandes manifestações, é o deboche. Nunca por aqui alguém brigou pela corrupção dos outros. Mas quando um senador que teve de renunciar para não ser cassado vira presidente do Senado, quando ministros afastados por “malfeitos” voltam a circular no Governo, quando deputados condenados à prisão por corrupção não apenas continuam exercendo o mandato como vão para a Comissão de Constituição e Justiça, quando o Poder torna sigilosos os gastos do cartão corporativo de uma servidora que se dizia grande amiga do então presidente, aí é demais. É juntar o roubo ao escárnio. É dizer “vou tomar seu dinheiro e contar pra todo mundo que você é otário”.
Mentir faz parte do deboche. Quando o ministro da Fazenda diz que as contas batem graças a uma tal “contabilidade criativa”, está debochando. Na ditadura, acochambravam-se os índices (era a expressão da época), mas negava-se a bandalheira. Hoje a bandalheira é afirmada, enfiada na cara do cidadão.
É abuso.
“Martelo do plebiscito
é do Congresso”, diz Cardozo
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, convocou jornalistas no final da tarde desta quinta-feira (4) para esclarecer e desmentir as declarações do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), que mais cedo havia admitido que o plebiscito de reforma política proposto por Dilma Rousseff (PT) não sairá a tempo de valer para as eleições do ano que vem. “O governo não mudou de posição em nenhum momento”, afirmou o ministro. Ele disse ainda que “o governo não não pode bater o martelo sobre o plebiscito porque o martelo é do Congresso”.
Pouco antes, Temer divulgou um comunicado em que recuava de suas declarações e afinava posição com o discurso de Cardozo.
Manifestantes pedem indicação técnica para
TC do Paraná
Via Gazeta do Povo
Uma manifestação contra políticos no cargo do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) reuniu cerca de 300 pessoas nesta noite de quinta-feira (4) no centro de Curitiba. Os participantes do protesto seguiram em passeata pelo Centro Cívico e organizaram um abraço coletivo em torno da sede do Tribunal de Contas.
O ato pretende pressionar a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a homologar todas as candidaturas realizadas para a vaga em aberto para o conselho do TC-PR e condenar a indicação política, já que dois deputados (Fabio Camargo e Plauto Miró) são os mais cotados para receberem o votos dos colegas no Legislativo. Entidades como a Frente de Luta pelo Transporte em Curitiba e o Movimento Passe Livre também estão apoiando o protesto.
Requião convoca filiados para convenção municipal do PMDB
Indiferente às manobras internas, o senador Roberto Requião (PMDB/PR) considera-se presidente do diretório municipal do PMDB de Curitiba e está convocando todos os filiados do partido para a convenção municipal que acontece neste sábado (06), das 8h às 14h, no hotel Caravelle, em Curitiba.
A convenção, segundo Requião, vai eleger, pelo voto direto e secreto, os membros do diretório municipal e seus suplentes, os delegados à convenção estadual e seus suplentes, a Comissão de Ética e seus suplentes e o Conselho Fiscal.
Logo após o termino da votação e eleição dos membros do diretório, será escolhida a Executiva que comandará o partido pelos próximos dois anos.
Temer diz e desdiz sobre plebiscito em 2014
Do UOL, em Brasília:
O vice-presidente Michel Temer emitiu nota oficial na tarde desta quinta-feira (4) em que declarou que o governo mantém a intenção de que o plebiscito sobre a reforma política valha já para as eleições de 2014, ao contrário do que ele havia declarado mais cedo.
“Embora reconheça as dificuldades impostas pelo calendário, reafirmo que o governo mantém a posição de que o ideal é a realização do plebiscito em data que altere o sistema político-eleitoral já nas eleições de 2014″, disse, em nota oficial.
Ladrões roubam mala com R$ 100 mil de assessor do presidente
da Câmara
Blog de Fernando Rodrigues
A Polícia Civil do Distrito Federal investiga um roubo de R$ 100 mil em espécie que estavam na mala de um secretário parlamentar do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
A Polícia Civil do Distrito Federal investiga um roubo de R$ 100 mil em espécie que estavam na mala de um secretário parlamentar do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
O crime ocorreu no último dia 13, por volta das 13h30, e foi revelado pelo jornal Correio Braziliense nesta 5ª feira (4.jul.2013). Wellington Ferreira da Costa, 53 anos, funcionário do gabinete de Alves, trafegava pela avenida L4 Norte, próximo ao Minas Tênis Clube, em Brasília, quando assaltantes fecharam seu veículo, se identificaram como policiais civis, revistaram seu carro e levaram a mala com os R$ 100 mil.
PMDB de Curitiba continua sob intervenção
Fracassou a tentativa do Senador Roberto Requião de reverter na justiça a intervenção decretada pelo PMDB do Paraná no diretório da legenda na capital.
O Juiz CÉSAR GHIZONI, da 14ª Vara Cível de Curitiba, indeferiu a liminar pleiteada em Mandado de Segurança, com a qual o senador Roberto Requião pretendia validar uma convenção no próximo sábado (6), à revelia da direção estadual do partido.
O Juiz CÉSAR GHIZONI, da 14ª Vara Cível de Curitiba, indeferiu a liminar pleiteada em Mandado de Segurança, com a qual o senador Roberto Requião pretendia validar uma convenção no próximo sábado (6), à revelia da direção estadual do partido.
Requião já havia recorrido à direção nacional do PMDB contra a intervenção. Agora sofreu novo revés, desta vez no âmbito judicial. Sendo assim, o PMDB de Curitiba segue comandado pela Comissão Interventora que tem Stephanes Junior como presidente, Doático Santos como secretario e, membros: Orlando Pessuti, Rodrigo Rocha Loures e Maria Arlete Rosa.
No Leia Mais, trecho final do despacho judicial: