SAÚDE CONFIRMA DUAS MORTES POR GRIPE A EM CURITIBA

PAULO MELO CORUJA NEWS

Secretaria de Saúde confirma 2ª morte por gripe A em Curitiba

Mulher de 44 anos morreu em junho, mas causa foi confirmada sexta (5).
Antes dela, um bebê de seis meses havia morrido pela mesma doença.

Do G1 PR
 
Uma mulher de 44 anos foi a segunda vítima fatal da gripe A (H1N1) no ano de 2013 em Curitiba. Ela morreu no dia 27 de junho, mas a informação só foi confirmada e divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira (5). Além dela, a Secretaria também confirmou a morte de um homem de 40 anos, vítima de influenza B no dia 29 de junho.
 
A primeira morte pela gripe A havia sido confirmada no início do mês de junho. Na ocasião, um bebê de seis meses teve a morte atribuída à doença.
No caso da nova vítima, a secretaria explica que ela tinha a doença associada à um quadro grave de pneumonia. Já no caso do homem vítima da influenza B, a enfermidade foi associada com um quadro de imunodeficiência.
Tratamento
De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Moacir Ramos, os quadros gripais precisam ser tratados precocemente mesmo antes da confirmação do tipo do vírus. Entre os sintomas principais destas doenças estão febre acima de 38 graus, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor muscular, dor articular e diarreia.
A medicação indicada para o tratamento é o Oseltamivir, mais conhecido como Tamiflu, que está disponível em todas as unidades básicas de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento  24 horas, segundo a secretaria. A distribuição é gratuita mesmo que tenha sido receitado por médico particular.