FRENTE FRIA PROVOCA VENTOS DE ATÉ 115 KM/H E CHUVA NO INTERIOR DO PARANÁ

PAULO MELO CORUJA NEWS

Frente fria provoca ventos de até 115 km/h e chuva no interior do Paraná

Chuva começou por volta das 16h desta segunda-feira, em Guarapuava.
Corpo de Bombeiros registrou mais de 20 destelhamentos na cidade.

Do G1 PR, em Guarapuava

Em Guarapuava, ventos chegaram a 77km/h na tarde desta segunda-feira (21). (Foto: Catiana Calixto/G1 PR)Em Guarapuava, ventos chegaram a 77km/h na tarde desta segunda-feira (21). (Foto: Catiana Calixto/G1 PR)
Chuvas intensas marcam a primeira semana do horário de verão em todo o Paraná. A frente fria que avança pelo sul do Brasil nesta segunda-feira (21) provoca temporais com ventos fortes e granizo em cidades da região central do estado. Em Guarapuava, a chuva começou a cair por volta das 16h e os ventos chegaram a 77 km/h. No distrito de Entre Rios, a 18 quilômetros do perímetro urbano de Guarapuava, os ventos atingiram 115 km/h, segundo o Instituto Meteorológico Simepar.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Guarapuava, até as 17h20, mais de 20 destelhamentos foram atendidos pela equipe na cidade, mas afirmam que os números podem aumentar. De acordo com os bombeiros, a maioria dos destelhamentos ocorreram nos bairros Xarquinho e Morro Alto.
No município de Laranjeiras do Sul, também na região central, a equipe do Corpo de Bombeiros afirmou que houve destelhamentos de casas e duas torres de comunicação cairam, uma delas caiu sobre parte do telhado de uma residência, mas ninguém se feriu.
Pedras de gelo que cairam em Irati, no Paraná, tinham o tamanho de ovos de galinha. (Foto: Danile Maira / Vc no G1)Pedras de gelo que cairam em Irati, no Paraná, tinham o
tamanho de ovos de galinha. (Foto: Danile Miara / Vc no G1)
Também foram registrados destelhamentos no município de Pinhão, a 53 quilômetros de Guarapuava. Em Irati, também na região central, a chuva começou a cair por volta das 17h e a queda de granizo na cidade também já foi confirmada.
A internauta e moradora da cidade contou ao G1 que as pedras de gelo do tamanho de ovos de galinha prejudicou a lataria de vários carros, inclusive o dela. "Eu precisei deixar o carro na rua, as pedras eram tão grandes que amassaram todo o capô", afirmou. Segundo ela, a chuva durou cerca de cinco minutos na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, as equipes estão nas ruas para verificar os estragos.
Até o fechamento da reportagem, não houve vítimas em nenhuma das cidades da região central do Paraná.
A forte chuva também já atingiu o oeste e sudoeste do estado na tarde desta segunda-feira. Nas outras regiões também deve chover isoladamente nos períodos de maior aquecimento, de acordo com o Simepar.
Previsão para o estado
Segundo a Somar Meteorologia, a semana será marcada por chuvas intensas em todo o estado. Mesmo com tempo instável, as temperaturas máximas podem passar dos 30ºC em várias regiões do interior. Em Londrina, na região norte, a máxima deve chegar aos 35ºC na quinta-feira (24). Já em Palmas, na região sul, as temperaturas mais elevadas devem oscilar entre 24ºC e 25ºC.