A ÁRVORE DOS PROBLEMAS

janeiro 08, 2005 "A árvore dos Problemas" por Paulo Coelho O carpinteiro terminou mais um dia de trabalho. Como era fim-de-semana, resolveu convidar um amigo para beber algo em sua casa. Ao chegar, antes de entrarem, o carpinteiro parou por alguns minutos, em silêncio, diante de uma árvore que ficava no jardim. Em seguida, tocou nos seus ramos com ambas as mãos. Imediatamente, o seu rosto mudou. Entrou em casa a sorrir, foi recebido pela mulher e pelos filhos, contou histórias, e saiu para beber com o amigo na varanda. Dali podiam ver a árvore. Sem conseguir controlar a sua curiosidade, o amigo perguntou-lhe o que fizera antes. - Ah, esta é a árvore dos meus problemas - respondeu. -Sei que não posso evitar ter aborrecimentos no meu trabalho, mas estas preocupações são minhas, e não pertencem à minha mulher nem aos meus filhos. Assim, quando chego aqui penduro os meus problemas nos ramos daquela árvore. No dia seguinte, antes de sair para o trabalho, recolho-os de novo. O mais curioso, porém, é que quando saio de manhã e vou procurá-los, alguns já não estão mais ali, e outros parecem bem menos pesados do que na noite anterior.