MENSALÃO FOI ORGANIZADO POR DIRCEU, AFIRMA ACORDÃO

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Mercadante teve 'processo inflamatório'

O Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, liberou há pouco o boletim médico sobre o estado de saúde do ministro Aloizio Mercadante (Educação). Segundo o documento, a dor que o ministro sentia era na região esquerda do abdômen. O boletim, assinado pelo doutor Túlio Fonseca Chebli, diretor do HFA, informa ainda que ele foi diagnosticado com “um processo inflamatório discreto, compatível com apendagite epiplóica [inflamação de tecido que reveste o intestino], cujo tratamento é clínico, consistindo de dieta alimentar, antibiocoticoterapia e repouso". O estado geral do ministro é considerado “muito bom”, mas ainda não há previsão de alta. 

Mensalão foi organizado por José
Dirceu, afirma resumo da decisão

O resumo da decisão final da Ação Penal 470, o processo do mensalão, divulgado nesta sexta-feira (19), traz a denúncia do esquema e reafirma que as atividades foram organizadas pelo então ministro da Casa Civil, José Dirceu. Diz o texto: “a organização e o controle das atividades criminosas foram exercidos pelo então Ministro-Chefe da Casa Civil, responsável pela articulação política e pelas relações do Governo com os parlamentares”. Ainda de acordo com o documento, publicado pelo Supremo Tribunal Federal no Diário da Justiça Eletrônico, os três publicitários — Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz  — “ofereceram a estrutura empresarial por eles controlada para servir de central de distribuição de dinheiro aos parlamentares corrompidos”. O acórdão, com a sentença antes do julgamento dos recursos, será publicado na próxima segunda-feira (22), e contará com os votos em separado de cada um dos ministros.
 

Mercandante está internado em Brasília

FotoMIN. ALOIZIO MERCADANTE
O ministro Aloízio Mercandante (Educação) foi internado ontem (18) no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Ele sentiu fortes dores no corpo enquanto trabalhava e decidiu procurar um médico. Segundo o hospital, Mercadante agora passa por uma bateria de exames. Sem dar muitos detalhes, o HFA prometeu divulgar um boletim sobre o estado de saúde do ministro em breve.
Enviar por e-mail Imprimir Twitter
19/04/2013 | 14:40

PF abre inquérito para apurar fraude
no Minha Casa, Minha Vida na Caixa

A Polícia Federal informou nesta sexta-feira (19) que abriu inquérito para investigar um servidor da Caixa Econômica Federal, que teve R$ 164 mil em espécie roubados de sua residência, em Ceilândia – cidade satélite do Distrito Federal. Os ladrões foram encontrados no mesmo dia do assalto com o dinheiro furtado e a “vítima” informou à polícia que o montante era um "extra" que ele recebia para agilizar os processos do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo a PF, a investigação tem como objetivo saber se o homem agia sozinho e se sua renda é compatível com a movimentação financeira.
 

Governo pretende mudar licença ambiental para pescadores, diz ministro

FotoMINISTRO MARCELO CRIVELLA
O ministro Marcelo Crivella (Pesca e Aquicultura) anunciou nesta sexta-feira (19) que o Brasil pretende modificar a licença ambiental para pescadores, com o objetivo de explorar melhor o potencial das águas dos rios e do mar. Após afirmar que o país "caminha para uma reforma aquária menos complexa do que a reforma agrária", Crivella informou que já foi determinada à Casa Civil a elaboração de um projeto especial para a pesca nas águas da União. Segundo o ministro, governos estaduais também pretendem estimular a exploração nas proximidades de grandes barragens, açudes, rios e reservatórios de hidrelétricas. A ideia do ministro Crivella é chegar a 20 milhões de toneladas anuais em todo o país. “O Brasil produz atualmente 500 mil toneladas de peixes, muito menos que seus vizinhos, como o Peru e o Equador. Em Honduras, na América Central, um único empresário produz 1 milhão de toneladas por ano” comparou.
 

Joaquim será escoltado por mais de
50 do Bope em visita a presídio no RN

FotoMIN. JOAQUIM BARBOSA
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, será escoltado nesta sexta-feira (19) por mais de 50 homens do Bope durante sua visita à Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Trata-se da maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. “Ele deve ir ao Pavilhão 1 ou ao 2, que são os mais próximos do setor administrativo”, contou Dinorá Simas, diretor da unidade. O efetivo que fará guarda do ministro foi confirmada pelo próprio comandante do Bope, tenente-coronel Marcus Vinícius. A visita do ministro tem como objetivo avaliar os resultados obtidos no mutirão carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do RN.
 
Faltam 30 dias
para inauguração do
Estádio Nacional Mané Garrincha
Orlando Brito
Foto 
ASPECTO DO ANEL INFERIOR: COMO UM ANFITEATRO

 

Leão: Receita recebeu metade das declarações esperadas para este ano

FotoPRAZO TERMINA DIA 30
A Receita Federal recebeu mais de 12 milhões de declarações de Imposto de Renda. O prazo para entrega da declaração termina dia 30 de abril e a Receita considera o ritmo de envios satisfatório. Entretanto, o órgão reitera que os contribuintes não devem deixar para os últimos dias, pois o sistema pode sofrer interrupção devido ao grande número de acessos. São esperadas cerca de 26 milhões de declarações em 2013.
 

Dias cobra postura mais dura do
governo sobre torcedores presos

FotoSEN. ALVARO DIAS
O senador Alvaro Dias cobrou nesta quinta-feira (18) uma atitude mais rigorosa do governo com relação aos torcedores do Corinthians que permanecem presos na Bolívia. Eles são acusados de causar a morte do garoto Kevin Espada durante um jogo Copa Libertadores da América, quando apontaram um sinalizador para a torcida contrária. Segundo Dias, a prisão dos torcedores é “irregular, ilegal e injusta”, já que cinco deles nem ao menos estavam no estádio no momento da morte de Kavin. “Não há dúvida de que isso afeta as relações diplomáticas e fere um pouco a nossa soberania. Isso, sem dúvida nenhuma, se constitui em humilhação para o Brasil. É um desrespeito!”, afirmou.
 

Dilma fala de 'apoio' da Unasul à paz

A presidenta Dilma Roussef reforçou, na manhã desta sexta-feira (19), em Caracas, capital da Venezuela, o papel da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) como referência de "apoio para a paz" na Venezuela, que vive dias de incerteza desde a contestação, pela oposição, do resultado da eleição presidencial de domingo (14). Ela comentou uma nota emitida pela Unasul na madrugada passada, pedindo respeito à decisão das urnas. "A nota reitera os compromissos da Unasul com os processos democráticos, ao mesmo tempo que determina o posicionamento da Unasul como centro de apoio para a estabilidade, a paz e todos os processos que constituam legalmente a sustentação democrática", disse, reforçando que a Unasul "repudia as violências, as mortes, os feridos e também acrescenta um posicionamento no sentido de que haverá uma comissão da Unasul para acompanhar as investigações sobre direitos humanos". Dilma acompanhará a cerimônia de posse de Nicolás Maduro, marcada para as 13h no horário de Caracas (14h30, em Brasília).
 

Reunião do G20 tenta resolver
impasse nas economias europeias

Os ministros de Economia dos países do G20, grupo das maiores economias do mundo, estão reunidos em Washington para debater metas específicas com relação aos níveis de endividamento dos países. O principal tema trata das ações de austeridade tomadas por governos europeus nos últimos dois anos para segurar o crescimento das dívidas. Apesar do impasse, especialistas consideram que a redução de gastos e empréstimos era imprescindível para tranqüilizar as economias europeias. Os ministros estão concentrados em resolver a evasão de capital e a redução dos investimentos privados, mas os Estados Unidos se opõem a qualquer meta de atrelar dívida e PIB.
 

Índios insistem em encontro com Dilma

ABr
FotoÍNDIOS FAZEM MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO PLANALTO
O protesto dos indígenas em frente à entrada principal do Palácio do Planalto nesta quinta-feira (18) terminou sem negociação. O grupo reivindicava uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff para tratar de questões indígenas. O secretário nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, Paulo Maldo, propôs um encontro com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República e com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) na manhã desta sexta-feira (19). Porém, o encontro foi rejeitado pelos manifestantes, representados por uma das coordenadoras do movimento, Sonia Guajajara. "Não aceitamos reunião com ministro Gilberto Carvalho. Já nos reunimos com ele várias vezes e nunca tivemos retorno. O movimento quer que a Dilma marque uma reunião conosco para tratar da defesa dos povos indígenas. A segurança foi reforçada na entrada principal do Palácio do Planalto com um grupo de policiais do Exército, já que os índios alegam que voltarão para retomar o protesto e reforçar o pedido de encontro com a presidenta Dilma.
 

STF publica resumo da decisão
final do mensalão na internet

O Supremo Tribunal Federal publicou na edição desta sexta-feira (19) do Diário da Justiça Eletrônico o resumo da decisão final do processo do mensalão. O documento com a decisão dos magistrados conta com 16 páginas, que serão anexadas às outras milhares geradas durante todos estes anos do processo. O acórdão, com a sentença antes do julgamento dos recursos, será publicado na próxima segunda-feira (22), e contará com os votos em separado de cada um dos ministros.