CIRURGIÕES AMEAÇAM ROMPER COM PLANOS DE SAÚDE E SEGUROS

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

Cirurgiões ameaçam romper com planos e seguros de saúde

Valéria Auada da O Estado do Paraná
Os cirurgiões do Paraná poderão romper individualmente com os planos e seguros de saúde caso eles não parem de interferir nos trabalhos médicos ou não reajustem seus honorários. Essas medidas serão discutidas pela categoria em assembleia a ser realizada nesta quarta-feira (15), às 19h30, na Associação Médica do Paraná, em Curitiba.
Segundo o presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões no Paraná (CBC/PR), Luiz Carlos Von Bahten, há um “descaso” dos planos e seguros de saúde com os médicos. De acordo com o presidente do CBC/PR os planos e seguros de saúde estão glosando os procedimentos cirúrgicos e interferindo nas medidas terapêuticas, provocando a redução de exames médicos necessários aos pacientes.

Investidores ferroviários são atraídos por oportunidade

Já chega a 145 o número de empresas interessadas em estabelecer parcerias e sondar oportunidades de negócios na Estrada de Ferro Paraná Oeste – Ferroeste. O número foi revelado nesta quarta-feira (15), pelo presidente da companhia, Maurício Querino Theodoro, depois de mais duas reuniões de trabalho, em Curitiba, com investidores internacionais. “Isso demonstra a confiança do mercado, nacional e internacional, no governo Beto Richa”, ressaltou Theodoro.
De acordo com o presidente da Ferroeste, as empresas e instituições bancárias do Brasil e do exterior, que tem procurado estreitar relações com o governo do Paraná, com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, e com a Ferroeste, “manifestam interesse em investir na ferrovia e estabelecer parcerias em várias áreas”. Segundo ele, muitos também são fornecedores de equipamentos, vagões, locomotivas e serviços.
Os investidores, potenciais parceiros e fornecedores querem conhecer os projetos ferroviários do Estado, feitos em parceria com o governo federal e a Valec. Também realizam sondagens de investimentos futuros nos projetos de expansão da ferrovia para o Mato Grosso do Sul e o Porto de Paranaguá.

Programa de saúde para mulheres presas será levado para todo o Estado


Foto: Arnaldo Alves
Da Aen
Começa nesta sexta-feira (17) a segunda etapa do programa de prevenção do câncer e de outras doenças voltado às mulheres presas no Paraná. Detentas da Penitenciária Feminina do Paraná, em Piraquara, e da Cadeia Pública Laudemir Neves, em Foz do Iguaçu, farão exames e receberão orientações sobre a prevenção do câncer de mama. A partir de julho, a iniciativa será levada para outros municípios. O programa, que tem caráter nacional, é inédito e será implantado em todo o País a partir da experiência paranaense.
Depois de passarem por testes de sensibilidade para a tuberculose, no mês passado, as detentas da Cadeia Pública Laudemir Neves, em Foz do Iguaçu, farão agora exames clínicos preventivos e receberão orientações para prevenção do câncer de mama. Elas foram as primeiras atendidas pelo programa, que é realizado pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. As detentas da Penitenciária Feminina de Piraquara farão testes de tuberculose.

“Não vim do nada”, diz senador Sérgio Souza

No discurso de posse, Sérgio Souza afirmou que participou “efetivamente” da campanha de Gleisi Hoffmann ao tentar fugir do rótulo de “sem voto”.
André Gonçalves da Gazeta do Povo
Sérgio Souza (PMDB-PR) estreou ontem no Senado tentando evitar o rótulo de “sem voto”. Suplente de Gleisi Hoffmann (PT), que licenciou-se na última quarta-feira para assumir a Casa Civil, ele frisou no discurso de posse que participou “efetivamente” da campanha que levou a petista à vitória com 3,1 milhões de votos. Também prometeu dedicar-se a três propostas – o novo Código Florestal, a Reforma Política e a criação de mais quatro Tribunais Regionais Federais (um deles no Paraná).
“Essa história de que eu não tenho votos não é bem assim. Eu posso não ser o conhecido do Brasil, o conhecido da grande maioria da população. Mas sou conhecido pela grande maioria dos prefeitos, de vereadores, dos deputados estaduais e federais”, disse, em entrevista após a posse.
Souza também destacou que representa um grupo político com peso eleitoral – a ala do PMDB ligada ao ex-governador Orlando Pessuti. “É bastante importante frisar que eu não vim do nada.” O novo senador afirmou que participa da política “desde criança” e que no ano passado fez campanha em mais de 150 municípios para ajudar a eleger todos os candidatos da chapa peemedebista, inclusive o agora colega de Senado Roberto Requião (PMDB).

Conselho de Ética instaura processo
contra Bolsonaro


De Maria Clara Cabral da Folha Online
O Conselho de Ética da Câmara instaurou nesta quarta-feira processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). A representação, de autoria do PSOL, cita dois episódios.
A primeira denúncia é pela polêmica entrevista concedida ao programa “CQC”, da TV Band, em março passado. Ao ser questionado pela cantora Preta Gil sobre qual seria a reação dele se seu filho se apaixonasse por uma negra, o parlamentar respondeu: “Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu”.

Professor Galdino processa deputado Aciolli


O vereador Professor Galdino, do PSDB, entrou nesta terça-feira na Justiça contra o deputado estadual José Roberto Aciolli dos Santos (PV) pelos crimes de calúnia, injúria e difamação. Depois de ser declarado inocente pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Galdino processa Aciolli pelas diversas acusações e ataques feitos em seu programa 190, na rede CNT de televisão, informa a assessoria de Galdino.
“Não queremos impedir o exercício do bom jornalismo, nem impedir que se façam denúncias. A imprensa é uma aliada da sociedade e não uma adversária. O que não podemos aceitar é que se façam denúncias infundadas apenas para o aumento da audiência por meio do sensacionalismo. Hoje sou eu a vítima desse indivíduo e amanhã será quem?”, questiona Galdino, que também exige direito de resposta no programa.

Requião e Pessuti evitam até se olhar


De André Gonçalves no Conexão Brasília
Cena curiosa no corredor dos gabinetes do Senado, ontem, por volta das 18 horas. O casal Orlando e Regina Pessuti dava entrevista a mim, quando surge no horizonte Roberto Requião, acompanhado do assessor de imprensa e ex-secretário estadual de Comunicação Social, Benedito Pires.
Os ex-governadores ficam a menos de um metro um do outro. Ninguém se cumprimenta. Na verdade, todos os quatro fingem que não se conhecem.
Uma semana antes, Pessuti foi ao plenário do Senado para acompanhar o discurso de despedida de Gleisi Hoffmann da Casa. Novamente, nada de cumprimentos. Aliás, Requião evitou a presença do ex-aliado – assim que o avistou, logo deixou o plenário.
Será que um dia eles fazem as pazes? Parece bem difícil.

Gleisi se previne contra instinto selvagem dos fotógrafos


Preocupada com o risco de se transformar numa versão paranaense da Sharon Stone, Gleisi Hoffmann mudou o guarda-roupa. Foi trabalhar nesta quinta-feira com um terninho.

Itália vai recorrer contra Brasil por caso Battisti até 25 de junho


Da Folha Online
O ministro italiano das relações exteriores, Franco Frattini, afirmou hoje que até o fim do mês a Itália dará o primeiro passo para entrar na Justiça Internacional contra o Brasil por causa do caso Cesare Battisti.
Ao participar de um programa de televisão italiano, Frattini afirmou que até “até 25 de junho, será apresentada a demanda ao Comitê de Conciliação” com o Brasil, o que representa uma “prévia ao recurso no Tribunal Internacional de Haia”.
Em seu último dia de mandato, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter o ex-militante Cesare Battisti no Brasil. Na semana passada, o STF (Supremo Tribunal Federal) validou a posição de Lula e determinou a libertação de Battisti.


TJ analisa recurso do ex-deputado Carli Filho nesta quinta


Do Blog da Joice
O julgamento do recurso do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho vai ser analisado amanhã pelo Tribunal de Justiça do Paraná. O ex-parlamentar, acusado de matar duas pessoas em um acidente de trânsito em 2009, tenta evitar o Júri Popular. A defesa de Carli quer que o caso seja analisado como um delito de trânsito e não como crime doloso, quando há intenção de matar. O julgamento de um homicídio duplamente qualificado com dolo eventual, como quer a acusação, pode levar a uma pena que varia de 12 a 30 anos. Mas, se o recurso da defesa for aceito, a pena de Carli Filho pode ser menor: entre 6 e 20 anos de prisão. O julgamento do recurso começa a uma hora da tarde na primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná.

Servidores da UFPR e UTFPR declaram greve

De Karla Losse Mendes do O Estado do Paraná
Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Hospital de Clínicas (HC) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) prometem entrar em greve nas próximas horas.
A decisão da paralisação dos trabalhadores foi tomada na manhã desta quarta-feira (15). Cerca de 150 servidores compareceram à assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest).

Secretário de São José articula aproximação entre municípios e polícias

O secretário municipal de Segurança e presidente do Conselho Estadual de Secretários e Gestores Municipais, Marcelo Jugend, participou na última semana do encontro que definiu questões importantes para os municípios paranaenses.
Este primeiro encontro entre autoridades estaduais e representantes do Conselho Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança aconteceu na Secretaria Estadual de Segurança, com a presença do secretário estadual da pasta, Reinaldo de Almeida César.

Rossoni cancela licitação de Ipad para deputados


Do Blog da Joice
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni, acaba de suspender a licitação para a compra de tablets, aqueles modelos tipo o Ipad da apple, para os deputados. O edital havia sido lançado ontem (terça) com valor máximo estabelecido em R$ 135 mil. Com o total daria para comprar 54 aparelhos, já que cada um deles, o mais moderno, custa entre R$ 2 mil e R$ 2,5 mil. Ainda ontem, a Assembleia publicou um edital para a compra de computadores para a casa. Segundo a previsão divulgada no Diário Oficial, serão gastos R$ 613 mil.

Prefeitura de Colombo inaugura Farmácia Municipal Osasco


Foto: Elio de Andrade
A Prefeitura de Colombo inaugurou na tarde de hoje (15), a Farmácia Municipal Osasco. Localizada ao lado do Pronto Atendimento, tem capacidade para atender cerca de 300 pessoas diariamente, oferecendo aproximadamente 100 itens de medicamentos, entre eles, anti-hipertensivos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e tratamentos para diabéticos.

Hauly retruca Pessuti

O secretário de estado da Fazenda e deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) reagiu ao desmentido do ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) de que não teria patrocinada a farra dos precatórios e da habilitação do ICMS.
Pelo twitter disse a Pessuti:
Deputado Hauly Luiz Carlos Hauly
Desculpe @pessuti, mas mal informado não estou. E o alto custo para o Paraná foi sua generosidade na habilitação créditos do ICMS: 614,8 milhões em 2010.

Futuro dos museus paranaenses foi tema de debate no MON


Christine Vianna Baptista, coordenadora do sistema estadual de museus, Paulo Herkenhoff, crítico de arte e Sandra Fogagnoli, do planejamento cultural do MON.
A primeira etapa do seminário “Museus de arte no Paraná: a construção do futuro”, realizado no dia 14 de junho Museu Oscar Niemeyer cumpriu os objetivos previstos pelo secretário da Cultura do Paraná, Paulino Viapiana. No início do encontro, às 9h, no palco do auditório Poty Lazzarotto, Viapiana afirmou que essa reunião tinha por finalidade reunir contribuições importantes e úteis para melhorar o que se faz na cultura do Paraná. E foi exatamente esse o saldo da conversa, que transcorreu durante todo o dia.
Mais de 20 convidados, incluindo especialistas em museologia, professores universitários, artistas e responsáveis por órgãos do Estado, além do público, apresentaram propostas que, de modo amplo, têm a finalidade de auxiliar na elaboração da política estadual de museus – há 329 espaços museológicos no estado. Formação de acervo, documentação e memória, arte e educação e a interlocução do artista com o espaço expositivo foram alguns dos temas do seminário, mediado pelo crítico de arte Paulo Herkenhoff.

A transexual Rafaelly Wiest agora é petista de carteirinha




Por Thea Tavares | Publicado no Blog Lado B:
(Fotos ao lado da ministra Maria do Rosário, de Lula e do ministro da Educação fernando Haddad) A presidente do Grupo Dignidade, Rafaelly Wiest, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) de Curitiba no último dia 8 de junho. A transexual de 28 anos estreia na política partidária com dois firmes propósitos: ativar o setorial LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros – dentro do Partido no estado, um pedido especial do amigo Julian Rodrigues, coordenador nacional do movimento, e representar não só o segmento social, mas a luta contra toda e qualquer forma de preconceito nas próximas eleições municipais, rumo à Câmara de Vereadores. A notícia de sua filiação repercutiu bem em Brasília, onde colheu as boas-vindas da secretária nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, ex-deputada federal do PT gaúcho, e da senadora Marta Suplicy (PT-SP), que já antecipou seu apoio a uma futura candidatura da transexual curitibana.
Nascida no seio de uma família evangélica, mas orgulhosa de ter colhido oportunidades e apoios desde que descobriu a sexualidade na adolescência, Rafaelly encontrou na avó Maria das Neves, matriarca da família, o seu carinhoso escudo protetor e o acolhimento necessário para legar a ela uma auto-estima contagiante.

Pessuti diz que veto de Requião a Fruet é um erro

O ex-governador Orlando Pessuti em entrevista hoje (15) a Valdomiro Cantini da CBN de Cascavel disse que o veto de Roberto Requião à entrada de Gustavo Fruet no PMDB é mais um erro cometido por Roberto Requião e sua equipe de peemedebistas.
“Poder de vetar todo mundo tem, mas o que o senador fez é um erro, um equívoco”, disse Pessuti.

PMDB está fora das sabatinas a conselheiros do TCE

Caíto Quintana e Nereu Moura não concordam com a quebra das diretrizes da primeira convocação e o grande volume de candidatos sabatinados a cada reunião

O deputado Caíto Quintana, líder do PMDB, enviou ofício ao presidente da Comissão Especial criada com a finalidade de opinar no procedimento de indicação de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Élio Rusch (DEM), e ao presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), comunicando o afastamento dele e do deputado Nereu Moura da referida Comissão.
A vaga de conselheiro do TCE ficou aberta após a decisão de Valdir Rossoni de anular a convocação e eleição de Maurício Requião, em meados de 2008. Logo após o ato de Rossoni, o governador Beto Richa (PSDB) assinou documento anulando a nomeação de Maurício Requião. Em seguida foi criada a Comissão Especial para promover as sabatinas e opinar na indicação do novo conselheiro.
Caíto Quintana e Nereu Moura comunicam no ofício que a decisão pelo afastamento da Comissão é por não concordarem com a quebra das diretrizes previamente estabelecidas, quando da primeira convocação para inscrição dos candidatos.
Nesta etapa, 16 pretendentes apresentaram disposição de concorrer ao cargo aberto. Com a prorrogação da convocação, 42 candidatos se inscreveram para a eleição do novo conselheiro.
Os deputados do PMDB informam ainda que a decisão pelo afastamento ocorreu por não concordarem com o grande volume de candidatos sabatinados a cada reunião da Comissão. Só nesta quarta-feira (15), está prevista a sabatina de 16 candidatos até o meio dia. Este fato acaba inviabilizando uma análise mais criteriosa de cada candidato.