FLÁVIO DINO ASSUME EMBRATUR NA QUARTA

PAULO MELO CORUJA NEWS

Flávio Dino assume Embratur na quarta

Foto FLÁVIO DINO
A posse do novo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, será na quarta (29), às 10h, no Ministério do Turismo. Sua nomeação somente foi possível após a presidenta Dilma pedir ao vice Michel Temer para convencer o senador José Sarney a retirar o veto. Dino é o principal adversário político da família Sarney no Maranhão, mas aceitou ser subordinado ao ministro Pedro Novais, que é ligado ao clã adversário. Conforme esta coluna já noticiou, o ex-deputado Flávio Dino (PCdoB) se demitiu do Instituto do Direito Público, faculdade do ministro Gilmar Mendes, onde tinha belo salário, hotel de luxo e carro com motorista. Dino tem 43 anos, é advogado, professor e ex-deputado federal. Juiz federal por 12 anos, exerceu os cargos de secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil e assessor da presidência do Supremo Tribunal Federal.

Clima tenso no Pará: madeireiros invadem assentamento de Dorothy

Divulgação Foto ÁREA DESMATADA NO ASSENTAMENTO
Cerca de 10 capangas do madeireiro José Avelino Siqueira, o "Junior da Semente", invadiram na noite deste sábado com motos e um caminhão o assentamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança, popularmente conhecido como "Assentamento Dorothy Stang", onde a freira foi assassinada há seis anos, a 55km de Anapu (PA). Com ameaças aos assentados e armado, o bando recuperou toda a madeira ilegal extraída do local e apreendida pela Polícia Federal. A PF e a Polícia Civil do Pará foram acionadas por Jane Dwyer, a sucessora de Dorothy no assentamento. O Assentamento Esperança, com 30 mil hectares de mata virgem e que faz divisa com a reserva dos Caiapós, vinha sendo invadido e desmatado pelo madeireiro desde janeiro de 2009. Ano passado, uma operação da PF flagrou a exploração e apreendeu a madeira. Os assentados fecharam a entrada do local com guaritas, construídas pelo Ibama, mas inacabadas. Sem proteção constante da PM e da PF, o clima é tenso neste domingo na região, porque o grupo ameaçou voltar ao local se denunciado. Nos últimos meses, cinco trabalhadores rurais já morreram no estado vítimas de pistoleiros na briga por terras. Jane Dwyer disse à coluna que já acionou a Força Nacional, a PF e a Polícia Civil, mas nenhuma medida foi tomada ainda pelas corporações. 

Graziano eleito diretor-geral da FAO

Foto JOSÉ GRAZIANO
José Graziano da Silva foi eleito, com 92 votos, para o cargo de diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A informação foi divulgada há pouco pelo Ministério das Relações Exteriores, em nota. Ela representa o Brasil na FAO desde o governo Lula. Sua eleição é a primeira vitória expressiva da diplomacia brasileira, que nos últimos anos, quando o Itamaraty foi chefiado pelo ex-chanceler Celso Amorim, colecionou derrotas em organismos internacionais. Seis candidatos disputaram o cargo: Franz Fischler (Áustria), Indroyono Soesilo (Indonésia), Mohammad Saeid Noori Naeini (Irã), Abdul Latif Rashid (Iraque). A 37ª conferência da FAO, que se realiza em Roma, teve a participação de 179 países.

Paulo Renato será sepultado amanhã

Foto PAULO RENATO SOUZA
O corpo do ex-ministro da Educação no governo FHC Paulo Renato Souza será sepultado nesta segunda-feira (27), em São Paulo. Ele morreu, aos 65 anos, vítima de enfarte fulminante, no final da noite deste sábado, em São Roque, interior paulista. Segundo sua assessoria, ele enfrentava problemas cardíacos e passava o feriadão de Corpus Christi com familiares em um hotel da cidade. Ele foi encaminhado ao Hospital Unimed, no Jardim Lourdes, quando começou a passar mal, mas já teria chegado morto. O velório está sendo realizado na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp). O enterro deve ocorrer apenas amanhã para que as filhas de Paulo Renato - uma mora nos EUA e a outra no México - possam chegar a tempo. Economista, Paulo Renato foi ministro da Educação de janeiro de 1995 a dezembro de 2002. 

Acorda, Dilma! Eles enlouqueceram

Em 1968 a União Soviética levava às últimas consequências sua tentativa de conter reações no mundo comunista. Invadira a Tchecoslováquia com tanques, canhões e soldados para ninguém botar defeito. A última resistência restringiu-se à Universidade de Praga, onde os estudantes rebelados e já derrotados escreveram no muro da reitoria: “Acorda, Lenin: eles enlouqueceram.

Falta ainda FHC reconhecer Leonardo

Foto MIRIAN DUTRA
Dois exames de DNA, realizados em São Paulo e Nova York, indicam que Thomás Dutra Schmidt, 19, não seria filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, apesar da acentuada semelhança física dos dois. A informação é da coluna Radar, da revista Veja. Tomás era dado como filho de FHC com a jornalista Miriam Dutra, da Rede Globo. Ela foi retirada do Brasil quando FHC, ministro do governo Itamar Franco, decidiu disputar a presidência da República e contou tudo a d. Ruth Cardoso, temendo que ela soubesse de sua relação extraconjugal por meio da imprensa. Para tolerar a situação e seguir com o casamento, o que ele considerava essencial para seu projeto político, d. Ruth impôs a condição de não ser "humilhada publicamente" com a divulgação do caso. Nessa época, FHC articulou com amigos bem posicionados na Rede Globo a retirada de Mirian Dutra do País. Ela acabou despachada para Lisboa com Tomás e Isadora, filha dela em outro relacionamento, e depois para Barcelona. Foram os primeiros exilados brasileiros pós-ditadura. Atualmente mãe e filha residem em Madri e o filho em Washington, onde cursa Ciência Política. A jornalista e os filhos nunca mais voltaram a morar no Brasil. Ao contrário do que se informa agora, FHC somente começou a ajudar na manutenção de Tomás quando ele já era adolescente, mas nunca diretamente e sim por meio de amigos como o ex-sócio Jovelino Mineiro. Além de Tomás, é atribuída a FHC também a paternidade de Leonardo, que seria fruto do seu relacionamento com sua ex-empregada doméstica em Brasília, hoje copeira no Senado.
Fotografia é história
Oxente-music

Com o cenário apropriado para a autêntica música regional, o Parque do Povo, em Campina Grande, é considerado a capital do forró brasileiro. É o destaque das festas juninas da Paraíba. Milhares de turistas vão apreciar não somente os ritmos do forró, mas também as comidas típicas dessa época do ano. O clima de alegria se estende também a Pernambuco, Bahia, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Piauí. Como foi Definitivamente o calendário nordestino de eventos ganhou atrações que agradam em cheio aos turistas. Caruaru e Campina Grande disputam o título de promover o Maior São João do Mundo porque ambas recebem cada vez mais visitantes de São Paulo, Rio, Minas e demais estados, e até de outros países. Vão se divertir com a fantasia das quadrilhas e a delícia da gastronomia regional. Mas, sobretudo, com a música contagiante. O sucesso musical, aliás, não é somente dos cantores de renome que lá fazem shows. Mas principalmente dos pequenos trios de estilo pé-de-serra. Eles produzem o som que um DJ da moda não demorou a chamar de oxente-music. Foi justamente essa simplicidade que eu quis captar em uma das vezes que lá estive. Orlando Brito.

Sponholz

Sponholz

Hackers invadem site de senador

O site pessoal do senador Magno Malta (PR-ES) foi invadido neste sábado por hackers ainda não identificados. Durante algumas horas, o site exibiu mensagens de ofensas ao parlamentar, inclusive sobre o fato de ele ser contra a lei anti-homofobia (PL 122) que tramita no Congresso. A equipe webdesigner do site ( www.magnomalta.com.br ) já retirou do ar as ofensas, mas Malta imprimiu a página "hackeada" e vai na manhã deste domingo à Polícia Federal em Brasília pedir investigação junto ao departamento de crimes cibernéticos. Além do site do senador, o portal da Universidade de Brasília também foi violado, onde se anunciou "cerveja grátis" para todos os alunos.

Mais de 145 voos foram cancelados

Do total dos 1263 voos programados, entre domésticos e internacionais, até as 13h deste sábado, 146 foram cancelados. Os atrasos chegaram a 48. O Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi o mais prejudicado, com 21 atrasos e três cancelamentos somente nos voos domésticos. Guarulhos teve 21 cancelamentos e 12 atrasos. A LAN, que havia cancelado os voos para Buenos Aires, informou que já restabeleceu as operações para o aeroporto Ezeiza. Os cancelamentos haviam se dado pela volta das cinzas do vulcão Puyehue ao espaço aéreo argentino.

OAB/PR prestigiará posse de diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado

Foto PRESIDENTE DA OAB/PR, JOSÉ LÚCIO GLOMB
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, designou o presidente da Seccional da OAB do Paraná, José Lúcio Glomb, para representar o órgão na cerimônia de posse do juiz federal Friedmann Wendpap no cargo de diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado. A solenidade será realizada na próxima terça (28), a partir das 17 horas na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Curitiba. O convite para que a OAB se faça presente foi feito pela presidenta eleita do TRF-4, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler.

Aeroportos, supermercados e shoppings poderão ter posto do Procon

Foto DEP. WELITON PRADO
A Câmara analisa o Projeto de Lei do deputado Weliton Prado (PT-MG), que torna obrigatória a instalação de uma unidade do Serviço de Proteção ao Consumidor em cada aeroporto, shopping center, supermercado de grande porte e centro comercial com 65 lojas ou mais. Esses estabelecimentos deverão ceder a sala ao Procon. O deputado lembra que o Código de Defesa do Consumidor diz que é direito básico do consumidor o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos. Para Prado, se o consumidor contar com um órgão próximo para solucionar eventuais problemas, haverá diminuição de conflitos levados ao Judiciário. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Doenças crônicas não transmissíveis serão tema de reunião da ONU

Doenças crônicas não transmissíveis como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares serão tema de reunião da Organização das Nações Unidas, agendada para setembro deste ano em Nova York. Em 2010, o órgão já havia recomendado que os países membros incluíssem o tema entre as prioridades em discussão na Assembleia Geral de 2011. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que 63% das mortes registradas em todo o mundo são em decorrência dessas enfermidades. No Brasil, o índice chega a 67% do total de óbitos. Em maio deste ano, em reunião realizada durante a 64ª Assembleia Mundial da Saúde, ministros da Saúde dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se posicionaram em favor de que o combate às doenças crônicas seja feito em conjunto com o enfrentamento das desigualdades sociais.