FOTO DESMACARA MENTÍRA E LUPY AGORA É ACUSADO DE CRIME DE RESPÓNSSABILIDADE

PAULO MELO CORUJA NEWS

Foto desmascara mentira e Lupi agora é acusado de crime de responsabilidade

Grajaú de Fato
Foto
LUPI DISSE QUE NÃO USOU O AViÃO DO QUAL ELE DESEMBARCA, NA FOTO
O ministro Carlos Lupi (Trabalho) mentiu em depoimento à Câmara dos Deputados, na semana passada, ao dizer que não conhece o gaúcho Adair Meira, dono de três ONGs que têm contratos milionários com a pasta. A mentira em depoimento à Câmara configura crime de responsabilidade e por isso a oposição promete agir. O dono da ONG é muito ligado a Lupi, mas o ministro disse que não o conhecia e que jamais utilizara avião em viagens do gêneo. Fotografias do próprio Lupi desembarcando do avião, no aeroporto de Grajaú (MA), desmascarou de vez a mentira. Em entrevista à TV Globo, Adair estranhou: "Ele deve estar desmemoriado", e lamentou que o ministro tenha medo de afirmar que o conhece. Foi Adair quem providenciou o avião King Air pretixo PT-ONJ, no qual Carlos Lupi cumpriu agenda oficial, em dezembro de 2009. O portal www.grajaudefato.com.br divulgou fotos também do ex-secretário de Políticas Públicas de emprego do Ministério Ezequiel Nascimento saindo do avião. Ezequiel contou a revista Veja que coube a Meira, dono das ONGs que fraudaram o governo, pagar o passeio de Lupi.

Ministro ajudou a criar sete
sindicatos fantasmas no Amapá

Sete sindicatos patronais do setor industrial no Amapá foram oficializados pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, mas não existem no estado, informou o próprio governo. Os certificados saíram a pedido do deputado Bala Rocha (PDT-AP), dirigente do partido de Lupi, que afirma ter se valido da proximidade partidária com o ministro. Leia reportagem da Folha de S. Paulo aqui
Enviar por e-mail Imprimir Twitter
15/11/2011 | 09:20

Anticorrupção retoma em 35 cidades

Foto
MOVIMENTO ANTICORRUPÇÃO EM BRASÍLIA
A fim de evitar as críticas, dez grupos responsáveis pelas marchas anticorrupção que foram às ruas nos feriados de 7 de setembro e 12 de outubro decidiram unir forças nesta terça (15). Desta vez, o movimento planeja ações em 35 cidades. Além disso, os organizadores preparam, via redes sociais, um "Manifesto Nacional" para ser levado ao Congresso. A criação do manifesto é uma tentativa de encontrar propostas no entorno das quais o movimento possa se congregar para acabar com uma das principais críticas ao movimento: a falta de demandas políticas claras. Uma página foi aberta no Facebook para que as pessoas decidam quais reivindicações devem constar no documento. "Esse manifesto vai reunir várias proposições. A ideia é conseguir 1 milhão de assinaturas", conta Daniella Kalil, que organiza os protestos em Brasília. Chester Martins, do movimento carioca Todos Juntos Contra a Corrupção, afirma que ainda não há prazo para a conclusão do documento. Por isso, as passeatas focam em três bandeiras: a defesa da Lei da Ficha Limpa, a punição mais severa para crimes de corrupção e o fim do voto secreto no Congresso. “Todas as reivindicações são pertinentes, mas nós vamos ter de privilegiar as mais votadas”, afirma Chester.
Enviar por e-mail Imprimir Twitter
15/11/2011 | 08:05

Chagas: Saudades do Itamar

De vez em quando os companheiros escorregam. No fim de semana foi a vez de Rui Falcão, presidente nacional  do PT, que ao defender a permanência de Carlos Lupi no ministério do Trabalho, mesmo só até janeiro, saiu-se com monumental despautério. Disse não haver contra o ministro nenhuma denúncia comprovada. 

Sponholz

Sponholz
 

Em operação, polícia apreendeu
315 quilos de drogas na Rocinha

Marino Azevedo
Foto
POLÍCIA APREENDE 38 ARMAS NA ROCINHA
A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda (14) um balanço onde revela que na operação da Rocinha, feita na madrugada de domingo (13), foram apreendidas 38 armas, além de 315 quilos (kg) de drogas.A polícia encontrou ainda 15 fuzis, 20 pistolas, uma submetralhadora e duas espingardas. Com relação as drogas, foram 135 kg de cocaína, 120 kg de maconha e 60 kg de pasta base de cocaína. Seis pessoas foram presas.

RJ: Banco do Brasil anunciou
que vai abrir agência na Rocinha

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda (14) que vai abrir uma agência na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. Segundo informações da Agência Brasil, a unidade chegará em breve e será formada por um gerente e dez funcionários. Ela vai ser a terceira unidade do banco em comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. A Caixa Econômica Federal também informou hoje a inauguração de duas agência, uma na Rocinha e outra na comunidade do Vidigal. 
 
Fotografia é história
Subindo a rampa

General João Figueiredo sobe a rampa do Palácio do Planalto reverenciado pelos soldados do Batalhão da Guarda Presidencial e os Dragões da Independência. 1983.

Como foiA rampa externa do Palácio do Planalto não é somente peça que dá maior leveza ao traço moderno de Niemeyer. Tem também sentido simbólico, representa poder. É um lance recorrente. Mas, cobrindo a política, nunca deixo de fotografá-lo com atenção. Todos os chefes da Nação a utilizam de maneira peculiar. O presidente que deu início a essa tradição foi o criador da nova capital, Juscelino Kubitschek. Seu sucessor, Jânio Quadros, que renunciou ao mandato ainda no sétimo mês de governo, nela pôs os pés somente no dia da posse. Jango, nem isso. Os marechais Castello Branco e Costa e Silva, pouco a pisaram também. O faziam apenas quando recebiam chefes de Estado estrangeiros. O general Médici era assíduo, usando-a como cenário para celebrações militares. Nas terças feiras, subia. Nas sextas, descia. Já Tancredo não pode fazê-lo em vida. Somente morto, no caixão carregado por cadetes do Exército. José Sarney imprimiu caráter democrático, permitindo que o acesso de visitantes em grupo fosse feito pela rampa. Collor deu toque festivo. Convidava esportistas e artistas para acompanhá-lo uma vez por mês. Itamar Franco era tímido. Chegava e saia pelo elevador privativo. Fernando Henrique a franqueou para os craques da Seleção pentacampeã em 2002. Quem não se lembra das cambalhotas de Vampeta sobre o mármore branco da rampa? Já Lula, assim como Geisel, prefere esperar as vistas ilustres ao alto, no primeiro andar, à sombra. Nessa foto, Figueiredo chega para o trabalho reverenciado pela guarda de honra. No dia em que deixou a Presidência não saiu por ela. Preferiu o elevador dos fundos. Orlando Brito.

Royalties do petróleo: Rio
ameaça cortar investimentos

Foto
SECRETÁRIO MÁRCIO FÉLIX
Ao comentar sobre a gritaria do Rio de Janeiro e do Espírito Santo pelos royalties do petróleo, o secretario de Desenvolvimento do Espírito Santo, Márcio Félix, afirmou que o estado está disposto a negociar. “O que vai ter daqui pra frente é que nós aceitamos negociar”, disse em entrevista a esta coluna. Na semana passada, os cariocas realizaram uma passeata contra a aprovação do projeto de lei que trata da redistribuição dos royalties na Câmara. “Foi uma manifestação extremamente ordeira, contra ninguém - mas a favor de algo que foi difícil de se chegar”, afirmou. Segundo a assessoria da Secretaria de Fazenda do Rio, é possível que o estado corte investimentos caso não consiga o veto presidencial ao projeto que, se aprovado, retira cerca de R$ 3,3 bilhões a arrecadação do Rio. “Milagres não existem. Vai ter que cortar investimentos, ainda não foram definidos quais os investimentos, mas vai ter ser assim”, disse.

Regras do Simples Nacional vão impulsionar geração de empregos

Foto
GERENTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SEBRAE
De acordo com o gerente de políticas públicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Bruno Quick, as novas regras do Simples Nacional são fundamentais para impulsionar a geração de postos de trabalho no Brasil. Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, Quick disse que em 2010, 80% dos novos empregos foram gerados por pequenas empresas de até quatro trabalhadores, sendo essas responsáveis pela geração de 1,2 milhão de postos de trabalho, no ano passado. “São mais de 100 mil novas empresas por mês e o desafio do Sebrae é acompanhar esse crescimento dando assistência a esses novos empresários”, afirma. De acordo com ele, o dado mais importante é que 95% desses empreendedores têm incentivado a formalidade e 8,7% trabalham para se transformar em microempresas.

Partido de Merkel defende abandono de euro por países endividados

Foto
MERKEL: VIVEMOS UM TEMPO DE MUDANÇA ÉPICA
Durante a convenção que acontece em Leipzig, a União Democrata Cristã (CDU), partido da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, aprovou uma resolução exortando o governo a estabelecer normas na Europa que permitam que um país deixe voluntariamente a zona do euro sem sair da União Européia. A resolução afirma que, "se um membro (da zona do euro) for incapaz ou não quiser obedecer permanentemente às normas relacionadas à moeda comum, ele poderá voluntariamente - segundo as normas do Tratado de Lisboa para deixar a União Europeia - deixar a zona do euro sem sair da União Europeia. Ele deverá receber o mesmo status dos países-membros que não têm o euro". Durante a convenção do partido, a chanceler refutou as acusações de que abandonou as posições conservadoras de longa data do partido em questões importantes - de política social a energia nuclear e, agora, do novo salário mínimo a pacotes para a zona do euro. "Vivemos um tempo de mudança épica", disse Merkel. "Nosso compasso político não mudou. Mas o contexto está mudando constantemente."

Senadora apoia Observatório do Crack

Foto
SENADORA ANA AMÉLIA
Em discurso na tribuna do Senado nesta segunda (14), a senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou o lançamento do Observatório do Crack - o maior banco de dados sobre o avanço das drogas em todo o país, elaborado a partir dos resultados de uma pesquisa feita em dezembro de 2010 pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A senadora disse que a pesquisa revelou que 98% das cidades brasileiras enfrentam problemas relacionados ao tráfico e consumo do crack e também de outras drogas. Segundo Ana Amélia, os gestores municipais poderão consultar esse banco de dados e acompanhar a evolução do tema, as ações desenvolvidas, os investimentos realizados e os resultados obtidos. Os gestores também terão uma ferramenta de acompanhamento das ações intersetoriais desenvolvidas pelas esferas municipal, estadual e federal. “Com poucos recursos, os prefeitos brasileiros fazem do conhecimento e da troca de informações uma ferramenta para o combate às drogas. As prefeituras não possuem recursos para enfrentar o avanço do crack nos municípios. A União precisa apoiar os municípios nessa tarefa, destinando recursos e orientando ações locais, afirmou.

Cai secretário e padrinho de ONG
alvo de irregularidades no Esporte

Foto
WADSON RIBEIRO FOI O ÚNICO A SER TROCADO NA PASTA
Ao anunciar nesta segunda (14) os novos secretários do Ministério do Esporte, o ministro Aldo Rebelo decidiu manter na pasta dois dos três secretários da gestão de Silva. O único dos secretários a sair é o ex- secretário Nacional de Esporte Wadson Ribeiro, apontado nas denúncias como um dos responsáveis pelas assinaturas de convênios sob suspeita, conforme divulgado por esta coluna na última sexta (11). A incursão da Polícia Federal à ONG Instituto Cidade, de Juiz de Fora (MG), cercou o então secretário nacional de Educação, Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, braço do ex-ministro Orlando Silva. Natural da cidade, Wadson é padrinho da ONG e endossou repasses de R$ 9,5 milhões. Enquadrado pela CGU, ele segurou os documentos que a controladoria solicitou e irritou o órgão. O secretário-executivo, Waldemar Manoel Silva de Souza, e a chefe da assessoria internacional Ana Prestes, permanecem trabalhando no Ministério do Esporte, mas fora dos cargos de comando.

Coca-Cola vai investir na Índia

A Coca-Cola informou nesta segunda (14) que vai investir US$ 2 bilhões na Índia nos próximos cinco anos.  Segundo a companhia norte-americana, o investimento é destinado para aproveitar as oportunidades no mercado de bebidas não alcoólicas na Índia. A empresa e os parceiros planejam investir em marketing, distribuição, comercialização, construção da marca e aumento de produção, acrescentou a Coca-Cola. As informações são da Dow Jones.