O QUE REPRESENTOU APOIO DE MALUF A HADDAD

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Chagas: A grande farsa

Depois, ficam indignados quando a gente escreve ser tudo uma farsa. Mas é. O atual Congresso, para não falar nos anteriores, nada fez até agora para viabilizar a reforma política. Limitou-se a bancar o falso esquartejador, anunciando que iria por partes, mas nada de importante virou lei, quer dizer, nem limitação do número de partidos, nem financiamento público de campanhas, nem voto distrital, muito menos fim da reeleição.  

Pesquisa vai avaliar impacto do apoio
de Maluf à pré-candidatura de Haddad

FotoPESQUISA SERÁ REALIZADA PELO DATAFOLHA
O Datafolha realizará uma nova pesquisa para avaliar a intenção de votos para a prefeitura de São Paulo. O foco principal será o impacto do apoio que o prefeito Paulo Maluf (PPB) deu ao pré-candidato petista Fernando Haddad e que motivou a desistência da deputada federal Luíza Erundina (PSB) de concorrer como vice-prefeita ao seu lado. Nada menos que 11 questões que os pesquisadores levarão às ruas estão ligadas ao fato. A pesquisa vai medir a influência no voto que os apoios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Erundina e Maluf podem exercer. A pergunta 5 é explícita nesse sentido: "o apoio de (um dos três citados) a um candidato a prefeito nas eleições deste ano poderia levar você a escolher esse candidato ou seria indiferente para você?", diz o questionário. Na sequência, os pesquisadores vão procurar saber o grau de conhecimento sobre qual candidato Lula, Erundina e Maluf (nessa ordem) estão apoiando.
 

Novo presidente paraguaio revela
interesse em se aproximar do Brasil

Jorge Adorno/Reuters
FotoPRESIDENTE FEDERICO FRANCO
O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, revelou neste sábado (23) a intenção de se aproximar das nações vizinhas para que seu governo seja reconhecido. Em relação ao Brasil, ele prometeu respeitar os contratos relativos à usina hidrelétrica binacional de Itaipu e disse que dará tratamento preferencial aos brasileiros que vivem no Paraguai. "A monumental Itaipu é a mostra mais clara de amizada entre nossos povos. Vamos cumprir todos os compromissos internacionais. Assumiremos dúvidas e trataremos de ainda mais os laços de união entre os povos latino-americanos, em particular entre Brasil e Paraguai", disse. E emendou, sobre a questão dos brasileiros que vivem na nação vizinha. "Paraguai e Brasil devem ter uma relação harmônica. Os cidadãos brasileiros radicados no país, como sempre, terão trato preferencial", disse. Questionado sobre a possibilidade de o Brasil aplicar sanções comerciais ao Paraguai, Franco mostrou tranquilidade. "Não há por que forçar uma situação. Os mais afetados seriam os próprios empresários brasileiros", completou.
 

Nime

Foto
Sombrinhas
26 x 34 cm
OST – Ass. CIE
 

Soninha apoiaria Serra no 2º turno

FotoEX-MINISTRO JOSÉ SERRA
A candidata Soninha Francine - lançada pelo PPS para concorrer à Prefeitura de São Paulo -, disse neste sábado (23) que apoiará o candidato do PSDB, José Serra, em um eventual segundo turno, caso ela não participe. "A minha primeira opção sou eu. A segunda é o candidato para quem eu fiz campanha para a Presidência", declarou. Soninha já teve passagens pelo PT, foi subprefeita da Lapa na gestão de Gilberto Kassab (PSD) e coordenadora da campanha na internet de José Serra (PSDB) à Presidência em 2010.
 

Novo governo é formado na Síria

FotoEX-MINISTRO SÍRIO RIAD HIJAD
Mais de um mês e meio após as legislativas serem boicotadas pela oposição, um novo governo dirigido pelo ex-ministro Riad Hijab (Agricultura) é formado neste sábado (23), na Síria, conforme anunciou a televisão estatal. O presidente Bashar al-Assad promulgou um decreto sobre a composição do novo governo, no qual os ministros das Relações Exteriores, Walid Mualem, e do Interior, Mohammed Ibrahim al-Shar, conservam seus cargos. O anúncio do novo governo ocorre um dia após dezenas de milhares de pessoas protestarem contra o presidente Assad.
 
Fotografia é história
Chico, imagem rara
Foto

Encontrar as chamadas celebridades no calçadão de Ipanema e Leblon quando se caminha por lá é tão certo quanto a constatação de que o sábado antecede o domingo. Você está sempre cruzando com um atleta de renome, uma atriz famosa, um político ou empresário ilustre etc. Embora seja certeza encontrar alguém muito conhecido, é sempre imprevisível qual será. É claro que existem as figurinhas carimbadas que se valem do belo cenário carioca para mostrar-se. Evidentemente não é caso de Chico Buarque de Hollanda, nascido no Rio em 19 de junho de 1944. Pois foi o que aconteceu comigo há coisa de três anos, quando me deparei com o grande ídolo da música em seu footing matinal, de calção, tênis e sem camisa. Orlando Brito
 

Paes será candidato à prefeitura do Rio

FotoPREFEITO EDUARDO PAES
Em convenção realizada neste sábado (23), o PMDB define o prefeito Eduardo Paes como candidato à prefeitura do Rio de Janeiro. Paes começa a campanha precisando acabar com a resistência do PT, partido que indicou o seu candidato a vice, o vereador Adilson Pires. A decisão petista de apoiar o prefeito partiu da direção nacional em um acordo costurado pelo presidente nacional da sigla, Rui Falcão, e pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), o que desagradou o grupo ligado ao deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) e fundadores do partido no Rio que defendiam uma candidatura própria. A candidatura de Paes contará também com o apoio do PSD, do prefeito Gilberto Kassab e com o PRB do ministro Marcelo Crivella (Pesca).
 

Soninha será pré-candidata à
Prefeitura de São Paulo pelo PPS

FotoEX-VEREADORA SONINHA FRANCINE
O Partido Popular Socialista (PPS) lançou neste sábado (23) a candidatura da ex-vereadora Soninha Francine à prefeitura de São Paulo. Segundo informações da legenda, a chapa "Um Sinal Verde para São Paulo", que tem como vice Lucas Albano (PMN), será lançada em evento sem distribuição de propaganda em papel e as faixas de propaganda serão feitas com material reciclável. No total, as duas siglas (PPS e PMN) lançam uma chapa com 110 candidatos a vereador.
 
 

Apoio do PCdoB à candidatura de
Haddad será anunciado na segunda

FotoEX-MINISTRO FERNANDO HADDAD
O PCdoB irá anunciar na próxima segunda (25) apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT) para Prefeitura de São Paulo. A aliança, no entanto, não deverá ser acompanhada do anúncio do vice. Na última sexta (22), Haddad reagiu às declarações do advogado Luiz Flávio Borges D'Urso (PTB), de que foi convidado para ser vice na chapa petista e que o convite foi reforçado pelo deputado Paulo Maluf (PP), novo aliado do PT. "Quem decide vice é o candidato. Quando eu convidar alguém, eu anuncio. Vice é uma coisa muito pessoal”, declarou. O PCdoB retarda a entrada na chapa de olho na vaga. O presidente nacional do partido, Renato Rabelo, no entanto, já avisou ao PMDB que não tem como não ceder aos apelos do ex-presidente Lula para ingressar na campanha de Haddad. A equipe de Gabriel Chalita (PMDB) já dá a aliança como perdida.
 

Deputado tentou tirar vantagem
em licitações dos Correios na Bahia

FotoDEPUTADO JOÃO CARLOS BACELAR
O deputado da Bahia, João Carlos Bacelar (PR), é acusado de querer se beneficiar com licitações dos Correios no estado. Em conversas gravadas por sua ex-mulher, Isabela Suarez, o parlamentar desejava comprar agências da estatal e, para isso, contaria com a ajuda do então diretor da empresa no estado, Jackson Jaques, que havia sido indicado por ele para o cargo. A tarefa de Jaques seria informar as agências mais lucrativas para Bacelar investir: “O superintendente do Correio era indicação do João. Na época, o Correio de fato licitou algumas agências para serem compradas. Como a superintendência era indicação dele, o cara chegaria e facilitaria, apresentaria ‘essas são as que rendem mais, então entre na licitação nessas e nessas aqui’, relatou Isabela. Segundo os Correios, entre 2009 e este ano foram licitadas 83 agências na Bahia, metade delas em Salvador. A empresa não confirmou, no entanto, se o então diretor era indicado por Bacelar e evitou comentar as declarações de Isabela Suarez. Informação do jornal O Globo.
 

Chagas: O saldo da Rio+20

Sobrou o quê, da Rio+20? Respondem os ranzinzas que não sobrou nada, já que o multilateralismo saiu pelo ralo, desprezado pelas nações mais ricas e até pela China, Rússia e Índia. O documento final e básico da conferência foi lamentável, destacando-se mais pelas omissões e pelo que não enfrentou. Vale atentar para o reverso da medalha. Se ficou claro que os países mais desenvolvidos dão de ombros para as preocupações da maioria, negando-se até a examinar o financiamento de atividades ecologicamente corretas, também parece óbvio estarem isolados do resto do mundo. 

Sponholz

Sponholz