COMEÇAM OS DEBATES..CAITO AO VIVO NO TWITER

PAULO MELO CORUJA NEWS

Caíto Quintana realiza debate ao vivo no Twitter

* Vale a pena entender o funcionamento da rede social

Caíto promove debate no Twitter.
O deputado estadual Caito Quintana (PMDB), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, resolveu inovar no contato com os paranaenses. Nesta quarta-feira (21), a partir das 22 horas, Caito (@deputadocaito) realizará um debate (bate-papo) ao vivo em vídeo para seus seguidores no Twitter.
A partir das 19h30 de amanhã o link (@deputadocaito) estará à disposição dos tuiteiros.
Quem vai disputar as eleições deste ano, vale a pena prestar atenção no funcionamento desta importante rede social.

Lula cria 14ª universidade e sanciona Estatuto da Igualdade Racial

via G1, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (20), sem vetos, o projeto de lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial, que tem por objetivo promover políticas públicas de igualdade de oportunidades e combate à discriminação.
Durante a cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, o governo também anunciou a criação da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), a 14ª instituição federal criada na gestão de Lula.
O Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado no Senado no dia 16 de junho. Na votação, os senadores retiraram do texto os pontos que previam a criação de cotas para negros em diferentes atividades, como universidades, empresas e candidaturas políticas. No caso das empresas, a cota se daria por meio de incentivos fiscais.

Osmar Dias garante que não privatiza a Sanepar; já a posição de Beto Richa ninguém sabe ao certo

* Núcleo duro do lernismo comanda a campanha do tucano
Ontem à noite foi inaugurado o comitê Sanecom, o comitê do saneamento, coordenado por Hudson Calefe, novo presidente da estatal de água e esgoto.
Osmar Dias, candidato da coligação A União, tem reiterado que não permitirá que se fale em privatizações. E mais. Se ganhar as eleições, ressalta, quem ousar levantar essa bandeira neoliberal será sumariamente demitido.
O candidato anti-privatização também vem enfatizando a defesa de empresas públicas como a Copel.
É claro que sobra caneladas para o adversário, o tucano Beto Richa, cujo DNA carrega o deseja de privatizar tudo.
Além disso, o núcleo duro do lernismo – adeptos do ex-governador Jaime Lerner (DEM) – tomou conta da campanha do tucano.
Pouco antes de garantir que defenderia a Sanepar, na inauguração do comitê dos trabalhadores, Osmar deu uma sabugada em Richa:
“Ele traiu o Paraná quando votou pela privatização do Banestado, deixou pedagiar as rodovias e tentou vender a Copel”, fuzilou.

Eleitorado do país chega a 135 milhões em 2010

da Folha.com
Em 2010, o eleitorado cresceu 8,5% em relação a 2006, ano das últimas eleições gerais. Ao todo, estão aptos a votar no dia 3 de outubro 135.804.433 eleitores em todo o país.
Em 2006, esse número somava pouco mais de 125 milhões. Dois anos depois, quando os brasileiros votaram nas eleições municipais, já havia crescido 4%.
Essa evolução inclui os eleitores de 16 e 17 anos, que nas eleições deste ano representam 1,7% do eleitorado –2.391.352 no total.
Assim como nas eleições gerais de 2006 e 2002, as mulheres continuam a compor a maioria do eleitorado brasileiro em 2010, correspondendo a 51,8%, ou 70.373.971 eleitoras. Já o eleitorado masculino representa 48%, somando 65.282.009.
Em 2006, o eleitorado feminino correspondia a 51,5% (64.882.283) e o masculino somava 48,3% (60.853.563).
Em geral, a maioria do eleitorado está concentrada na faixa etária de 25 a 34 anos, com 32.790.487 eleitores (24,1%). Em seguida estão os eleitores que têm entre 45 a 59 anos, com 30.753.427 (22,6%).
Paraná é o sexto maior colégio eleitoral
O Estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país e concentra 22,3% dos eleitores, sendo 30.301.398 no total. Minas Gerais ocupa o segundo lugar, com 10,6%, somando 14.522.090 eleitores.
Em seguida, aparecem Rio de Janeiro, com 11.589.763 (8,5%); Bahia, com 9.550.898 (7%); e Rio Grande do Sul, com 8.112.236 (5,9%).
O Paraná registrou 7.601.553 eleitores. A Região Metropolitana de Curitiba puxou o crescimento do eleitorado paranaense; entre 1990 e 2010 aumento foi de 48,68%.
Do total, 200.392 eleitores vão votar no exterior, apenas para os cargos de presidente e vice-presidente da República. Os números de eleitores por Estado podem ser alterados em razão do voto em trânsito.

Osmar é o 1º a ter a candidatura aprovada pelo TRE. Presságio?

'Companheiro' Osmar segura a bandeira do PT na Festa da Tainha.O TRE do Paraná deferiu na tarde desta terça-feira (20) o registro de candidatura ao governo do Paraná de Osmar Dias, Rodrigo Rocha Loures e da coligação majoritária da aliança A União faz um novo Amanhã, seguindo o voto do relator, juiz eleitoral, Auracyr Azevedo de Moura Cordeiro.

Beto Richa cancela carreata desta quarta em Maringá

* Tucano realiza caminhada pela avenida principal
Beto Richa desiste de carreatas.
Beto Richa, candidato da coligação Novo Paraná, parece que perdeu o gosto pelas carreatas que fazia pelo interior do estado. Ontem, o candidato a governador pelo PSDB havia cancelado uma carreata em Cascavel e outra em Guarapuava.
Amanhã, quarta-feira (21), Beto estará em Maringá. O tucano também faria uma carreata na Cidade Canção, mas recuou ainda hoje.
Richa mandou avisar que realizará somente uma caminhada pela avenida principal, a Brasil, na parte da manhã. Após o almoço, o galalau conversa com a imprensa.
Há dez dias, o tucano foi à Festa da Tainha em Paranaguá. Nada demais. A curiosidade ficou por conta da inovação. Richa levou a própria plateia em dois ônibus fretados na capital.
A pergunta que não quer calar: Beto Richa levará a própria claque para o tour pelo Norte do Paraná?

Requião e Pessuti “brincam” de esconde-esconde na campanha de Osmar

* Governador também havia faltado à inaguração de comitê

Requião faltou ontem à noite à reunião dos funcionários da Sanepar.
É mole ou quer mais? Primeiro, o Paraná presenciou cenas de pugilato no aeroporto de Campo Mourão, no começo do mês, entre o ex-governador Roberto Requião (PMDB) e o presidente do PPS, Rubens Maguila Bueno.
Agora, os paranaenses assistem a um verdadeiro esconde-esconde protagonizado pelo atual governador Orlando Pessuti (PMDB) e pelo ex.
Veja, caro leitor, não se trata de encrenca de meninos. Os envolvidos são quase todos sessentões ou setentões.
Se Requião vai a certo evento, necessariamente, Pessuti não vai.
Quer exemplo concreto? Ontem à noite, por volta das 20 horas, Requião foi à inauguração de comitê dos trabalhadores. Pessuti não foi.
Às 21h30, no entanto, Pessuti compareceu ao encontro dos funcionários da Sanepar num restaurante de Santa Felicidade. Requião preferiu outros ares.
A brincadeira de esconde-esconde na campanha de Osmar Dias (PDT) é até divertida, mas pode transformar-se numa tragédia.
Ninguém precisa lamber ninguém e muito menos é obrigado a gostar de outrem. A questão é outra. Há um projeto político em disputa.
Ou ajusta-se para esse momento ou dá-se chance ao azar.

Maria Teresa Dias quer conquistar movimento de bairros para as campanhas de Osmar e Dilma

* Mulher do candidato pedetista programa evento no dia 23

Maria Teresa Dias disputa a região metropolitana de Curitiba.
Depois de estimular a organização do comitê dos trabalhadores em apoio às candidaturas de Osmar Dias (PDT) e Dilma Rousseff (PT), Maria Teresa, a mulher do pedetista, parte agora para a conquista dos bairros da capital e da região metropolitana. Outrora afinadíssimos com a prefeitura, os movimentos de bairro resolveram dar o grito de independência na próxima sexta-feira (23).
Pela primeira vez, as Federações FEMOTIBA, UNIÃO GERAL E FAMORMEC realizarão um megaevento com todas as lideranças comunitárias de Curitiba e região metropolitana em apoio às candidaturas de Dilma (presidente), Osmar e Rocha Loures (governador e vice), Gleisi Hoffmann e Roberto Requião (senadores) .
Na oportunidade serão discutidas propostas para o Movimento Social e estratégias de campanha.

Apoio a Osmar poderá render expulsão no PPS

Marcos Isfer (PPS).
O presidente estadual em exercício do PPS do Paraná, Marcos Isfer, está tendo dificuldades para segurar a boiada no pasto de Beto Richa (PSDB). O dirigente do partido do voto limpo distribuiu um comunicado nesta terça-feira (20) informando que vai defenestrar os infiéis que pular a cerca.
Ou seja, os diretórios municipais que não abraçarem o candidato tucano na disputa pelo Palácio Iguaçu serão substituídos após as eleições de outubro.
O PPS enfrenta problemas sérios, pois os limpinhos estão preferindo fazer campanha para Osmar Dias (PDT) a apoiar Beto Richa.
“Não vamos admitir apoios a candidatos de outra coligação. É a maneira que temos de fortalecer o PPS. O que vale é o interesse coletivo, não o individual. No PPS exigimos atitudes transparentes dos candidatos e dos filiados. É um alerta aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, afirma Isfer.

Orlando Pessuti faz balanço de 100 dias no governo

Em abril, governador Pessuti tomou posse em concorrida cerimônia.
O governador Orlando Pessuti (PMDB) fez um balanço dos 100 dias de governo na manhã desta terça-feira (20), durante a Escola de Governo. Correligionários do peemedebista acreditam que o nome dele ficará indelével na história paranaense pela maneira de governar, por privilegiar o diálogo e pelo carisma empregado na aproximação das lideranças em torno do bem comum, a busca pelo melhor para o Paraná.
Nestes 100 dias, completados no dia 10 de julho, diversas ações foram realizadas, dentre as quais uma que é considerada de fundamental para o Paraná: o fim da multa do Banestado.

Pessuti garante R$ 72,8 milhões para investir no Aeroporto Afonso Pena

via Agência Estadual de Notícias
Governador Pessuti esteve ontem, em Brasília, com o presidente Lula.
O Paraná terá R$ 72,8 milhões para investir no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com vistas à Copa de 2014. Esse foi o saldo do encontro do governador Orlando Pessuti com o presidente Luis Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (19), em Brasília. Os recursos serão utilizados para melhoras do terminal de passageiros e viário, instalação de equipamentos e construção da terceira pista no aeroporto. “Esta é uma ação importante para que possamos atender a todas exigências da Fifa e garantir que as obras de infraestrutura e viárias, previstas para Curitiba e região metropolitana, sejam realizadas”, afirmou Pessuti. No encontro, que reuniu prefeitos e governadores das 12 cidades-sede do campeonato mundial, o presidente Lula assinou o Pac dos Aeroportos e o termo de ajuste de conduta com os Estados e municípios, para assegurar que as obras estejam concluídas até dezembro de 2012.
O governador lembrou ainda que algumas das obras já foram inauguradas, como o heliponto do Hospital do Trabalhador, e que outras estão em fase final de conclusão, como a trincheira no cruzamento da Avenida das Torres – Rui Barbosa, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). “Tenho certeza que a Copa será sediada e isto vai trazer benefícios para o Estado e para toda a população paranaense”, afirmou o governador.

Por falta de público, Richa cancela carreata em Cascavel

Em Cascavel, Beto disse que tem 'aquilo' roxo.
Beto Richa, candidato da coligação Novo Paraná, cancelou uma carreata que aconteceria ontem em Cascavel. Segundo o blog do Maleski, de Cascavel, a desculpa como sempre recaiu sobre os fatores “climáticos”.
“Clima político – quente, ciumento e tempestuoso entre aliados”, anotou, com ironia, o blogueiro cascavelense.
Daqui a pouco, às 11h30, o tucano promete conceder uma entrevista coletiva no aeroporto de Toledo.

Ricardo Barros luta na Justiça para manter candidatura ao Senado

por Elisabete Castro, via O Estado do Paraná
Barros: impugnação.
Entre as candidaturas majoritárias, o MPE também não emitiu parecer sobre o pedido de registro do deputado federal Ricardo Barros (PP), candidato ao Senado pela coligação Novo Paraná. A candidatura de Barros recebeu uma notícia de inelegibilidade. O advogado de Barros, Horácio Monteschio, pediu vistas à impugnação da candidatura. Os autos foram retirados na quinta-feira passada e ainda não foram devolvidos. Por essa razão, segundo a assessoria do TRE, o MPE não emitiu parecer.
Desde ontem, o TRE está realizando sessões diárias para analisar as questões eleitorais. Até o dia 5 de agosto, todos os pedidos de registro devem ter uma resposta da Justiça Eleitoral estadual. Em caso de negativa do registro, os candidatos podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mesmo que o caso não tenha sido julgado até a data da eleição, o candidato pode concorrer normalmente. O prazo para julgamento das candidaturas no TSE vence no dia 19 de agosto.
Porém, por causa das amplas possibilidades de recursos, muitos processos somente são concluídos após o final das eleições. Como ocorreu na eleição de 2008, quando o deputado estadual Antonio Belinati teve o registro de sua candidatura a prefeito de Londrina cassada pelo TRE, recorreu ao TSE e a pendência somente foi resolvida no início do ano seguinte, com a realização de uma nova eleição.

TRE começa hoje a julgar os registros dos candidatos

* Candidatura de Richa ainda sem registro conclusivo
TRE corre contra o tempo.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começa hoje a julgar os pedidos de registros dos candidatos às eleições de 2010. Vinte e dois candidatos tiveram suas candidaturas impugnadas. Os pareceres do Ministério Público Eleitoral foram encaminhados no final de semana ao TRE, que decidirá sobre cada um dos sete candidatos a governador, sete candidatos a vice-governador, doze candidatos a senador, 24 candidatos a suplente de senador, 289 candidatos a deputado federal e 583 candidatos a deputado estadual.
O Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável ao registro de candidatura de Osmar Dias (PDT), da coligação A união faz um novo Amanhã ao governo do Paraná. Já o candidato ao governo pela coligação Novo Paraná, Beto Richa (PSDB), ainda não tem parecer conclusivo porque o MPE pediu mais documentos dos partidos que apóiam o tucano.
De acordo com a assessoria do candidato tucano, as procurações emitidas por dirigentes de dois partidos da coligação aos advogados que assinaram os pedidos de registro foram extraviadas. A assessoria do TRE informou que basta à coligação apresentar os documentos para que o Procurador Regional Eleitoral, Néviton Guedes, formule o parecer.
por Elizabete Castro, via O Estado do Paraná

A charge do dia: Tonto, o vice, desgosta Serra

Charge de Pelicano, no Bom Dia (SP).