YATIPU ALTERAÇÕES ANTES DAS ELEIÇÕES..

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Servidores da Receita confirmam nome
de investigada por violação fiscal de EJ

Foto
A INTENÇÃO ERA USAR DADOS FISCAIS DE ‘EJ’ (FOTO) CONTRA O PSDB, NA CAMPANHA.
Funcionários da delegacia da Receita Federal em Santo André (SP) confirmaram que a analista Antonia Aparecida Rodrigues dos Santos Neves Silva está sob investigação da corregedoria da Receita Federal por suposta participação na quebra de sigilo do ex-ministro de FHC Eduardo Jorge Caldas Pereira. A informação – revelada com na coluna Claudio Humberto desta quarta-feira – foi confirmada esta tarde pelos sites do jornal O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, que, no entanto, não cita quem publicou a notícia em primeira mão. Informações do Imposto de Renda de Eduardo Jorge seriam usadas para abastecer um dossiê produzido por um grupo de inteligência do PT para atingir a candidatura do tucano José Serra à Presidência da República. A candidata do PT, Dilma Rousseff, nega que ela ou sua coordenação tenham dado alguma ordem para produzir um dossiê. Antonia está em férias desde o dia 12 de julho, por 30 dias. Ela foi titular da agência da Receita Federal de Mauá.
Para ex-ministro, PT está por trás de tudo - O ex-ministro de FHC e vice-presidente-executivo do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, acha que a analista tributária Antonia Aparecida Silva, não agiu sozinha. “Não tenho dúvida de que o documento (com dados vazados) publicado na imprensa teve origem no comitê de campanha do PT. Agora, vazaram meu Imposto de Renda de cinco anos, então quero que essa investigação seja feita a fundo, já que outras pessoas também podem ter tido acesso aos dados de outros anos”. Ele disse também que não adianta só revelar quem acessou, “mas por qual motivo essa pessoa fez isso.”

EUA: Obama assina reforma na regulamentação do sistema financeiro

Divulgação
Foto
BARACK OBAMA
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou a lei que estabelece reforma na regulamentação do sistema financeiro do país, após um ano de trabalho para formular uma resposta legislativa à crise financeira de 2008. Segundo Obama a lei é um grande passo na correção de problemas que contribuíram para a última crise. "Por anos, nosso setor financeiro foi governado por regras antiquadas e pouco fiscalizadas, que permitiram a alguns participantes assumir riscos que colocaram em perigo toda a economia", afirmou. Obama disse ainda que a nova lei protegerá os consumidores e trará transparência a pontos obscuros dos mercados financeiros, como o mercado de balcão de derivativos.

Cabral não participará de debates

Divulgação
Foto
SÉRGIO CABRAL
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) candidato à reeleição disse nesta quarta (21) que não participará dos debates nos meios de comunicação. "A população nos conhece. Há uma avaliação nesta eleição se este governo merece continuar ou não, afirmou. Cabral disse que se coloca á disposição para entrevistas. Na ocasião, o governador rebateu ainda as críticas de seu adversário, o deputado federal Fernando Gabeira (PV) que havia criticado a operação da PM, que terminou com a morte do menino Wesley de Andrade, de 11 anos, que estava na sala de aula quando foi atingido por um tiro no peito. “O candidato parece mais na linha do quanto pior, melhor, e o Rio vive um momento maravilhoso, que é exatamente o oposto desta postura. Há problemas? Há. Mas a agenda do Rio é muito positiva”,  disse Cabral.

Palestinos: acampamento acabou

Atualizado às 18:03  Nesta quarta (21) a administração do Lago Sul, onde fica a embaixada da Palestina, em Brasília, retirou um grupo de refugiados que estava acampado em frente ao local, há 45 dias pedindo ajuda para deixar o país. Acolhidos pelo Brasil em 2007, os refugiados, ao serem abordados por policiais militares, afirmaram que só iriam se retirar se "levassem um tiro na cabeça". Porém, após negociação, os refugiados decidiram ir para um prédio na Samambaia, oferecido por um líder palestino, onde residem pessoas na mesma situação. Estiveram no local durante as negociações, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Trabalhoras, as Polícias Civil, Militar e Federal e o Corpo de Bombeiros.

Canditado diz ter parte em universidade que não existe

O candidato a deputado federal, Selmo Santos (DEM), responsável pelo sexto maior patrimônio entre os mais de 5.700 candidatos, declarou à Justiça Eleitoral possuir participação de R$ 80 milhões em uma universidade que não existe. Apesar de se declarar milionário, o endereço oficial de sua candidatura é uma casa simples. De acordo com informações de vizinhos do candidato, ele mora no local com a mãe. O advogado de Selmo, André Luiz Stival, confirma a informação. Em março, Selmo foi condenado a um ano e dois meses de prisão, em regime semiaberto, por estelionato.

Governo quer votar alteração do
tratado de Itaipu antes das eleições

ABr
Foto
DEPUTADO CÂNDIDO VACAREZZA
Segundo o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza, é possível aprovar os ajustes do tratado de Itaipu antes das eleições, durante o esforço concentrado, na primeira semana de agosto. No Senado, o deputado acredita que o acordo será aprovado no início de setembro. Para cumprir o cronograma, será feito pedido de urgência parlamentar. "Tínhamos feito o acordo de que faríamos audiência pública e depois votaríamos no plenário. A oposição não cumpriu o acordo, com o pedido de criação de uma comissão especial, e agora vamos pedir urgência na Câmara", informou.

PT alega 'danos morais' contra Indio

O PT pretende entrar nesta quarta (21) na Justiça do Distrito Federal com uma ação por danos morais contra o PSDB e o deputado Indio da Costa (DEM), vice na chapa do candidato à Presidência, José Serra (PSDB). O PT pede indenização por difamação. Indio afirmou que o PT tem ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e com o narcotráfico. Devido as declarações, o PT entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal por crime contra honra e na Justiça Eleitoral com um pedido de resposta no site do PSDB.

Fotografia é história
Luta Democrática

Em abril de 1984 o Brasil era presidido pelo general João Figueiredo. Nas ruas, o movimento Diretas-Já promovia comícios, caminhadas e vigílias exigindo eleições com a participação do povo para a Presidência da República.
 
Como foiLembrei-me dessa foto aí que fiz durante a passeata pelo centro de São Paulo antes do grande comício no Vale do Anhangabaú, uma das maiores manifestações democráticas que o país já viveu em sua história. Olhando-a agora, a curiosidade fica para os nomes que aparecem à frente da marcha carregando a faixa do Diretas: Leonel Brizolla, Mário Covas, Ullysses Guimarães e dona Mora, Tancredo Neves, Franco Montoro e dona Lucy. Todos já falecidos. E ainda Fernando Henrique Cardoso – o último no canto direito – que viria a ser eleito em 1994 e reeleito em 1998 e hoje reside na capital paulista. Orlando Brito.