CNT/SENSUS DILMA ABRE 10 PONTOS DE SERRA

PAULO MELO CORUJA NEWS

Gleisi comemora disparada de Dilma na pesquisa CNT/Sensus


Gleisi, Dilma, Lula e Osmar no comício dos 30 mil em Curitiba. (Ricardo Stuckert).
Dilma Rousseff lidera a corrida presidencial. A candidata à presidência pelo PT está dez pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (05), em uma pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Dilma registra 41,6% da preferência do eleitorado, contra 31,6% de Serra. Na pesquisa espontânea, quando não a lista com o nome dos candidatos não é apresentada aos entrevistados, Dilma também ocupa a posição dianteira, com 30,4%. Já o tucano aparece com 20,2%.
A candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann (PT), comemora o resultado. “Fico muito feliz, porque isso mostra que os eleitores querem que o País siga crescendo na economia, na área social e na Educação. Mostra também que a população quer que Dilma continue a obra de Lula no Brasil. Tenho certeza que a nossa candidata, eleita, será uma grande presidente”.

Perguntas ácidas nos debates provocam ‘faniquitos’ em Beto Richa

via blog Política em debate

Beto fora da casinha (Denis Ferreira Netto).
O candidato do PSDB ao governo, o ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa, gosta de posar de “bom moço”, diz que não apela para baixarias ou ataques, defende uma campanha de “alto nível”, e costuma atribuir eventuais críticas ao “desespero” dos adversários. Nos últimos dias, porém, o tucano tem dado demonstrações de que com o acirramento da disputa, já não consegue mais manter a pose de bonzinho, e em alguns momentos, corre o risco de perder o controle diante de questionamentos mais ácidos. Em recente debate com agricultores, por exemplo, quando questionado sobre qual teria sido sua posição como deputado na época em que era da base do governo Lerner e tentou-se vender a Copel, Richa quis saber quem tinha feito a pergunta, demonstrando irritação.
Na terça-feira, novamente, desta vez em debate com estudantes, o tucano também revelou contrariedade quando foi questionado sobre os problemas da Linha Verde, chegando a dizer que quem tinha feito a pergunta não conhecia a obra. Partindo do raciocínio utilizado pelo próprio candidato, a conclusão que se tira desses exemplos de descontrole, portanto, é de que eles seriam um sinal de “desespero” do tucano.
Richa tem um bom desempenho nos programas eleitorais da TV porque eles são gravados. No confronto direto, sem edição ou teleprompter, ele se “enrola” todo quando tem que sair do discurso decorado. E nas eleições que disputou até hoje, nunca foi seriamente confrontado.
Resta saber então como será a performance do tucano desta vez, quando terá que enfrentar uma eleição “de igual para igual” como a deste ano. Corre o risco de jogar por terra a imagem de bom moço, cultivada com base em muita propaganda e marketing.

Essa é de matar o guarda. Crianças gritam “Lula, Lula, Lula” para tucano José Serra


A farsa do carisma
por Ademir, via site Conversa Afiada
Quando você assiste a uma daquelas inserções comerciais (propaganda) de alguma obra ou benefício ‘concedido’ pelo prefeito, governador ou presidente de plantão saiba que aquilo é uma peça publicitária. Produzida por publicitários, encenada por atores e recheadas de figurantes. Minhas filhas mesmo já fizeram teste para uma dessas peças publicitárias. Tenho um amigo que já apareceu elogiando uma obra do Kassab, mesmo sendo Lulista de carteirinha. Acontece que como os atores e figurantes são contratados eles recebem para isso. Continue lendo →

Vox Populi deverá mostrar Dilma com 12 pontos à frente de Serra

via blog do Nassif

Serra perde mais terreno para Dilma.
Conversei agora com João Francisco Meira, diretor-presidente do Vox Populi. A próxima pesquisa sairá no fim de semana. Sua avaliação é que Dilma abrirá “12 pontos para cima” sobre José Serra. Desde março João Francisco vem alertando que a eleição iria acabar antes de começar.
“Se olhar com olhar que tem uma teoria explicativa por trás do processo, vai entender o que está acontecendo”, explica ele.
Há cinco fatores determinantes nessas eleições, que dificilmente serão alterados até o dia da votação:
Satisfação com a situação econômica pessoal. 78% das pessoas satisfeitas ou muito satisfeitas com a maneira como governo está governando. Quase 80% aprovam governo.Admiração pelo presidente da República. 84% Identidade partidária: 25% das pessoas são PT. Os outros todos somados dão o tamanho do PT. E metade da população não tem partido mas rejeita o PTDiferença de tempo na TV: Dilma quase 40% a mais. Portanto, domínio sobre a variável campanha. Campanha é só tempo, diz ele. Não precisa entrar em discussão sobre competência, porque tem competência dos dois lados.

Natal Pessuti, 85 anos


Pai do governador completaria hoje 85 anos.
A posse do governador Orlando Pessuti (PMDB), no último 1º de abril, foi recheada de homenagens aos pais dele, Natal e Idalina Pessuti. Se ainda estivesse vivo, Natal estaria completando hoje 85 anos de idade.
A foto acima é na entrada do Sítio Nossa Senhora das Neves, em Jardim Alegre, no Vale do Ivaí.
Natal foi vereador e vice-prefeito do município, que é divisa com Ivaiporã.
Hoje é dia de Nossa Senhora das Neves.

Osmar comemora aprovação de Forças Armadas no combate ao tráfico de drogas nas fronteiras

* Nova lei vem ao encontro das propostas do pedetista na segurança pública no Paraná
O Senado aprovou nesta quarta-feira (4), o projeto que dá poder de polícia para as Forças Armadas nas regiões de fronteiras. A proposta havia sido enviada pelo Executivo e foi votada nesta semana, em caráter de urgência, a pedido do senador Osmar Dias, e agora segue para sanção presidencial.
“A aprovação é de extrema importância para intensificar o combate ao tráfico de drogas. E o combate às drogas é a nossa principal bandeira com relação à melhoria da segurança pública no Paraná”, afirmou Osmar ressaltando que o plano de governo que desenvolveu traz propostas para agir duramente contra os traficantes por meio de ações estratégicas e operacionais, utilizando o policiamento especializado nas fronteiras, com interação entre as equipes policiais – e agora as Forças Armadas – e das receitas (estadual e federal), bem como com outros órgãos governamentais.
Após a lei ser sancionada, as Forças Armadas poderão fazer patrulhamento, revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves e prisões em flagrante, tanto nas fronteiras terrestres quanto nas águas internas e marítimas. Estas ações eram de responsabilidade exclusiva da Polícia Federal.

O pedágio está com o ‘pai’ Beto Richa. Alguém duvida?

* PMDB estuda punição para infidelidade partidária de Almeida


Marcelo Almeida discursa ao lado de Leprevost e Richa. Foto: site Ney Leprevost.
O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB), sócio-proprietário da CR Almeida, empresa que detém a exploração das principais praças de pedágio no país, não é um filho desnaturado. Pelo contrário. Na terça-feira (3) à noite, em Santa Felicidade, ele esteve ao lado do pai [do pedágio] Beto Richa (PSDB), candidato ao governo do estado.
O evento era de campanha de reeleição do deputado estadual Ney Leprevost (PP), que apoia Beto e tem uma “dobradinha” com Marcelo Almeida.
O evento testemunhado por 3 mil pessoas está registrado e ilustrado com várias fotos no site oficial do deputado Ney Leprevost.
“BetoRicha: bom dia @neyleprevost e parabéns pela festa de Sta.Felicidade confirmou sua grande liderança”, tuitou o tucano a Leprevost na manhã de ontem (quarta, 4).
Almeida teria ficado muito magoado com Osmar Dias (PDT) por causa do desfecho da escolha do vice. Ele foi preterido pelo também deputado Rocha Loures, que não tem nenhuma ligação com o pedágio.
Osmar não queria que explorassem durante a campanha a relação do vice com as concessionárias, por isso vetou o parlamentar ligado ao pedágio.
Pelo jeito, Beto Richa não se importa em ser relacionado à privatização das rodovias paranaenses. Afinal de contas, segundo o governador Orlando Pessuti (PMDB), “Beto é o pai do pedágio“.
O ex-governador Roberto Requião (PMDB), candidato ao Senado, também deu uma sabugada no candidato do PSDB ao afirmar que, se eleito, Richa implantaria 100 novas praças de pedágio no Paraná.
Além de colocar o advogado Maurício de Ferrante como coordenador de transporte e infraestrutura na campanha, o tucano agora conta com o apoio de Marcelo Almeida.
Almeida pediu voto na terça à noite a Ney Leprevost e a Beto afirmando que ambos são políticos “ficha limpa”.
A direção peemedebista enxergou a participação de Marcelo Almeida no evento com Leprevost, do PP, ao lado de Richa, como um ato de infidelidade partidária. Eles estudam punição exemplar.

Cai coordenação de Beto Richa; assume Ezequias Moreira

* Mobilização fica a cargo do ex-chefe de gabinete do tucano

Até agora, Beto Richa só tem o apoio garantido de Ezequias Moreira.
Ezequias assume coordenação de mobilização de Richa.
A coordenação de mobilização de campanha de Beto Richa, candidato ao governo estado pelo PSDB, a partir de hoje, está sob o comando de Ezequias Moreira, ex-chefe de gabinete do tucano na prefeitura de Curitiba. Moreira entrou no lugar de Michele Caputo (PSB), secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos, que entrou em desgraça por causa da ascensão de Osmar Dias (PDT) na região metropolitana de Curitiba.
O pedido para que Ezequias assumisse o controle do “barracão” teria partido do próprio Beto Richa.
A crise na campanha tucana é vista a olhos nus. O coordenador-geral de Richa, o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos, na prática, também deixou o posto para curtir férias no Caribe.

Olha aí o Requião em campanha


Requião, em campanha ao Senado, recebe militantes do Grupo Dignidade e LGTB.

Dilma amplia vantagem sobre Serra em 10 pontos porcentuais, revela pesquisa CNT/Sensus

da Agência Estado

Lula e Dilma vieram ao PR semana passada reforçar campanha de Osmar Dias.
A vantagem da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, sobre o adversário do PSDB, José Serra, passou de 2 para 10 pontos percentuais na pesquisa Sensus divulgada nesta quinta-feira, 5, pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Dilma aparece, nesta pesquisa, com 41,6% das intenções de voto contra 31,6% do candidato tucano. Marina Silva, do PV, tem 8,5%. A pesquisa foi feita entre os dias 31 de julho a 2 de agosto com 2 mil pessoas de todo o país. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.
Zé Maria, do PSTU, tem 1,9% das intenções de voto. Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, 1,7%. Os demais candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB) e Rui Costa Pimenta (PCO) aparecem com menos de 1% cada.
Na última pesquisa CNT/Sensus, divulgada há três meses, Dilma tinha 35,7%, José Serra 33,2%, e Marina Silva 7,3%. O resultado foi considerado empate técnico entre os candidatos do PT e do PSDB. 

Salamuni esclarece que faltou na Positivo, mas era uma ‘palestra’

* Candidato do PV tenta ‘tucanar’ ausência em debate


Salamuni. Foto Denis Ferreira Netto.
Paulo Salamuni, candidato ao governo do estado pelo PV, tentou ontem puxar a orelha dos dois principais que também disputam o Palácio Iguaçu — Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) — em virtude de um acordo que fizeram para realizar apenas quatro debates. Esquecendo-se que faltou ao primeiro debate na Universidade Positivo, realizado na terça-feira (3), Salamuni abriu fogo contra o tucano e o pedetista ao cobrar participação em mais confrontos.
O candidato do PV enviou nota ao blog afirmando que não é bem assim. Ele reconhece que não foi ao evento na Positivo, mas se tratava de uma “palestra”.
Acontece que o público também pôde fazer pergunta, portanto, houve debate com os estudantes do curso de Direito daquela instituição.
Clique em “continue lendo” para ler a íntegra da nota de esclarecimento de Salamuni:

Osmar valoriza o rádio na campanha


Osmar dedica tempo ao rádio.
O candidato ao governo do estado pelo PDT, Osmar Dias, tem dedicado boa parte do tempo para conceder entrevistas a programas de rádios de diversos municípios paranaenses. Esta quinta-feira (5), por exemplo, o pedetista dedica quase que exclusivamente a campanha para as rádios do estado.
Osmar disse que prefere parar tudo para conversar com os radialistas e comunicadores do Paraná porque, segundo ele, é a maneira mais direta de falar com o povo.
Além disso, a estratégia de comunicação do candidato do PDT tem como foco a valorização das emissoras de rádio na discussão de um projeto de governo.