PARAGUAI ESTUDA CONSTRUÇÃO DE MURO NA DIVISA COM BNRASIL

PAULO MELO CORUJA NEWS

Sponholz

Sponholz

Crítica do jornalista ao poder público é legítima, decide ministro Celso de Mello

Foto
MINISTRO CELSO DE MELLO: GARANTIA DA LIBERDADE.
A crítica jornalística é prerrogativa do profissional de imprensa, que pode exercê-la com base na Constituição Federal. Este foi o fundamento do ministro Celso de Mello, considerado "soberbo” por vários juristas, ao acatar um Recurso Extraordinário interposto pelo advogado Enrico Caruso, de Brasíla. A decisão estabelece mesmo um novo paradigma na matéria. O ministro mencionou decisão anterior, do próprio Supremo Tribunal Federal, em um caso semelhante: “A simples reprodução, pela imprensa, de acusação de mau uso de verbas públicas, prática de nepotismo e tráfico de influência, objeto de representação devidamente formulada perante o TST por federação de sindicatos, não constitui abuso de direito”. Veja reportagem do site Consultor Jurídico, onde pode ser lida a íntegra da decisão do ministro.

Serra viaja mais que Dilma e Marina

Cristiano Couto/ Jornal Hoje em Dia
Foto
DILMA, SERRA E MARINA
A disputa eleitoral pela Presidência começou oficialmente há um mês e, até o momento o candidato José Serra (PSDB) viajou duas vezes mais do que suas principais adversárias, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV). Nos primeiros 30 dias de campanha, o tucano foi a 35 cidades. Já Dilma esteve em 15 cidades e Marina foi a 17 cidades brasileiras. As informações são do site IG.

Paraguai investiga construção de
muro na fronteira com o Brasil

A Chancelaria paraguaia informou nesta segunda (9) que ordenou a investigação de uma parte da fronteira com o Brasil, após denúncias de que autoridades brasileiras construíram um muro para impedir a passagem de seus cidadãos que pretendiam fazer compras no Paraguai. O muro teria sido construído em Pedro Juan Caballero, na divisa com Ponta Porã, por onde entram diariamente milhares de brasileiros. Comerciantes locais denunciaram que foram construídos cordões de concreto e as ruas teriam sido fechadas com correntes para impedir a passagem. O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai pediu ao embaixador do Brasil em Assunção, Eduardo dos Santos, que explicasse o ocorrido. O brasileiro, por sua vez, garantiu que o Brasil não adotará nenhuma medida que dificulte a relação bilateral.

Cabral anuncia instalação de outra UPP

Divulgação
Foto
SERGIO CABRAL
O governador do Rio e candidato à reeleição, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou que amanhã (10) será instalada mais uma Unidade de Polícia Pacificadora no Morro do Turano, na Zona Norte. Durante um almoço com representantes da Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca nesta segunda (9), ele prometeu, se for eleito, pacificar todas as comunidades com poder paralelo do tráfico até o fim de 2014. “Temos um projeto que vamos levar para o Complexo do Alemão que é a UPP. Temos investido muito lá com o presidente da República. Fizemos obras estruturantes, cinco estações de teleférico, habitações, UPAS 24 horas, colégio novo. Entretanto, sem a paz o serviço não está completo”.

Campanha de Marina recebeu nesta
segunda pela internet R$ 11.279

A campanha da candidata à Presidência, Marina Silva (PV), já arrecadou até o início da tarde desta segunda (9), R$ 11.279 doados por 127 pessoas que moram em 21 estados. Marina é a primeira entre os candidatos á Presidência a ter um sistema em que as pessoas podem doar pela rede. A primeira doação foi feita hoje de forma simbólica por Aristodemo Pinotte, de 11 anos. Marina já havia prometido ao menino que ele seria o primeiro doador da campanha após encontrá-lo no aeroporto Santos Dummont, no Rio. Na ocasião, ele disse que gostaria de contribuir com a campanha. A cantora Adriana Calcanhoto também fez hoje uma contribuição on-line.

Fotografia é história
Cartão Postal

Esplanada dos Ministérios. 8 de agosto de 2010.
Como foiTrabalhando em jornal e revista e cobrindo todo tipo de assuntos aqui no Brasil e no Exterior, a gente acaba construindo uma rede de amigos. Pois foi um desses amigos que acolhi nesse fim de semana em Brasília. Veio da Europa para fazer fotos da capital do país que sediara a próxima Copa do Mundo. Levei-o a vários lugares da cidade: a Ermida Dom Bosco, a sede da Legião da Boa Vontade, ao Palácio da Alvorada, ao Memorial JK, á Praça dos Três poderes e, enfim, deixei-o de cara com o que há de mais belo. Mas impossível fugir da Esplanada dos Ministérios. Lá, fiz questão de fazer imagem idêntica à que ele levou como um dos cartões postais da capital brasileira. É essa aí. Orlando Brito.

SP: candidatos participam de sabatina

Cacalos Garrastazu/ObritoNews
Foto
SERRA DURANTE SABATINA
Depois do primeiro debate das eleições 2010, os candidatos à Presidência José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) participam nesta segunda (9)  de sabatina no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). Porém, na ocasião eles não se confrontam diretamente. Cada um realiza uma exposição separadamente e, depois, responde a perguntas de jornalistas. A candidata Dilma Rousseff (PT) não foi ao encontro. A petista passou o dia no Rio de Janeiro (RJ), onde realizou gravações e, logo mais, dará entrevista ao vivo ao Jornal Nacional da Rede Globo.

Iraniana não será mais apedrejada,
mas pode ainda ser enforcada

Divulgação
Foto
SAKINEH ASHTIANI
O governo do Irã informou que a iraniana Sakineh Ashtiani, condenada à morte por adultério, deve ser enforcada, e não mais apedrejada, como havia sido decidido pela Justiça da República Islâmica. A nova decisão se deve ao fato de Sakineh ter sido agora condenada por assassinato. A informação foi divulgada nesta segunda (9) pela embaixada iraniana na Noruega. Segundo informou o diplomata iraniano em Oslo , Mohammad Hosseini, "o apedrejamento é muito raro no Irã. Já foi decidido que essa mulher não será apedrejada". Ele disse ainda que sua vida seria poupada apenas se a família do marido morto pedisse. "O juiz já tomou sua decisão. Agora, está nas mãos deles se ela será enforcada ou solta", explicou.

Serra faz programa eleitoral no Paraná

O candidato à Presidência José Serra (PSDB) viaja ao Paraná amanhã (10) para gravar imagens do seu Horário Eleitoral Gratuito no porto. O senador Álvaro Dias (PSDB), que divulgou a viagem de Serra, aposta que ele falará sobre a má gestão do porto paranaense. "Certamente o diagnóstico da situação portuária e suas propostas de modernização dos portos será o tema. Encontrará enorme fila de caminhões aguardando vez", disse Dias.

Temer realiza viagens pelo Brasil
com objetivo de ganhar simpatizantes

Divulgação
Foto
MICHEL TEMER
O presidente do PMDB e candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer, inaugura esta semana uma intensa agenda de viagens pelo País, com o objetivo de convocar os simpatizantes a se engajarem na campanha presidencial. Ele desembarca nesta segunda (9) em Santa Catarina, iniciando um roteiro que inclui Belo Horizonte, Mato Grosso do Sul, e na próxima semana, Maranhão e Paraíba. O roteiro prioriza Estados onde os diretórios regionais racharam em torno da disputa presidencial. Em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul, o PMDB coligou-se ao PSDB, ao DEM e ao PPS, aliados do adversário de Dilma, José Serra (PSDB) no plano nacional.

Juízes de São Paulo usam
carro oficial em excesso

Um relatório confidencial da Corregedoria Geral da Justiça Federal aponta uso excessivo de veículos oficiais por desembargadores do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, mesmo em período de férias, domingos, feriados e até no recesso da corte. "Não existe um controle de veículo, contendo percurso do veículo oficial, nome do solicitante e da autoridade atendida", constata a corregedoria. Com 261páginas, o relatório narra passo a passo a análise de documentos realizada em todas as instalações e gabinetes de magistrados do TRF3. O uso de veículos no âmbito do Judiciário é disciplinado pela Resolução 83, de 2009, editada pelo Conselho Nacional de Justiça, a quem compete o controle da atuação administrativa e financeira dos tribunais. Dada "a necessidade e conveniência de regras claras e transparentes no uso do patrimônio público por seus agentes", e diante de denúncias recebidas, o CNJ decretou: "Os veículos oficiais destinam-se exclusivamente ao serviço público do órgão a que estejam vinculados."

Mantega: 'bancos devem aproveitar cenário atual para expandir atuação'

ABr
Foto
MIN. GUIDO MANTEGA
O ministro Guido Mantega (Fazenda) voltou a afirmar que os bancos brasileiros devem aproveitar o atual cenário econômico para expandir sua presença no exterior. Ao participar em São Paulo da assinatura do memorando que visa à criação de uma holding com participação do Banco do Brasil e do Bradesco e também do Banco Espírito Santo, de Portugal, Mantega destacou que a "solidez" das instituições brasileiras. "Acho que os bancos brasileiros têm essa vocação, pois estão entre os mais sólidos, tendo demonstrado competência e capacidade e, portanto, poderão se expandir até mesmo nos Estados Unidos". Ao saudar a eventual parceria entre o Banco do Brasil, o Bradesco e o Banco Espírito Santo o ministro declarou que a atenção agora, voltada ao Continente Africano, não deve se dar em detrimento da expansão do setor bancário por outros.