CH
-
João Almeida diz que PAC é ‘fantasia’
O líder do PSDB na Câmara, João Almeida, disse nesta quinta (9) que o PAC é uma “fantasia” e uma “mentira”, após a coordenadora do PAC, Miriam Belchior, futura ministra do Planejamento, ter divulgado nesta quinta (9) um balanço do andamento do programa nos últimos quatro anos. Segundo o balanço, 38% das obras do PAC ainda não estão concluídas. “No PAC, o que questionamos é o caráter eleitoreiro que ele teve. É uma fantasia, uma mentira. O PAC foi uma montagem de programas existentes que eles botaram uma roupagem. Não são programas articulando ações de governo. É tão frágil que antes de concluir as obras do PAC 1, aí lança o PAC 2”, afirmou Almeida. As informações do G1.
-
Alencar deixa UTI e vai para um quarto
O vice-presidente da República, José Alencar, deixou a UTI Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi transferido para um quarto na noite de ontem (8). Segundo a assessoria do Hospital, ele tem passado por sessões de hemodiálise e seu quadro é estável. Alencar se recupera de uma cirurgia no intestino, realizada no último dia 27, em que parte de um tumor e parte do intestino delgado foram retirados.
-
Manifestantes protestam em prédio do Tesouro britânico contra aumento
Manifestantes que protestam contra o aumento nas taxas das universidades britânicas derrubaram a porta do Tesouro (Ministério das Finanças) nesta quinta (9) e entraram em confronto com a polícia dentro do prédio. Eles gritavam "queremos nosso dinheiro de volta" enquanto lutavam com os policiais. As informações são da Reuters.
-
ONG afirma que Sakineh foi libertada
A iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani, que havia sido condenada à morte por apedrejamento, foi libertada e deixou a prisão junto ao filho e ao advogado, informou o Comitê Internacional contra as Execuções, com sede na Alemanha. Nos últimos meses, as autoridades iranianas disseram que a condenação à morte por lapidação, por causa de um suposto adultério, foi suspensa, mas que a mulher estava sendo investigada por ter sido acusada participação no assassinato do marido. Ela corria o risco de morrer na forca. Segundo informações, Sakineh Ashtiani foi libertada nos últimos dias, porém a data da libertação não foi divulgada. As informações são da Agência Ansa.
- Fotografia é históriaMarabá, 1975
-
Na década de 1970, com a construção da Transmazônica, milhares de brasileiros migravam para a região Norte do país. Buscavam trabalho e o sonho de tornarem-se proprietários rurais, beneficiando-se das terras destinadas pelo projeto de ocupação da Amazônia. Recebiam lotes rurais e tinham de morar nas agrovilas ao longo da rodovia ou nas estradas vicinais. Nem todos, porém, obtinham sucesso como agricultor. A grande maioria não se adaptou às condições de vida na floresta. A solução mais imediata era buscar outra forma de vida nos pequenos centros urbanos. Como foi – Naquela época, os presidentes do Brasil viajavam praticamente a cada trinta dias para o Pará ou Amazonas. A ocupação da Amazônica era o grande projeto dos governos da Revolução. Eu trabalhava n’O Globo e cobria a Presidência. Portanto, assim como os colegas dos outros jornais, estava sempre por lá. É sempre muito interessante perceber os vários lados que um acontecimento oferece. Percebia-se com facilidade o processo de troca da atividade agrícola pela comercial. Via-se glebas abandonadas ao longo da rodovia e a proliferação de lojinhas e armazéns como esse da foto em Marabá. Curioso hoje reparar como uma fotografia dá referências sutis daquela babilônia de forasteiros. Tipos raciais variados e os produtos postos à venda. Somente artigos de utilidade prática. Malas, latas, canos, baldes, colchões, torneiras. Nada que fosse supérfluo. Orlando Brito.
-
AP: TRE proclamará novo resultado das eleições para deputado estadual
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Hamilton Carvalhido, determinou que a Justiça Eleitoral do Amapá exclua os nomes de Ocivaldo Serique Gato, conhecido como Gatinho (PTB), e Jorge Elson Silva Souza. (PCB) da lista dos deputados estaduais eleitos. O TSE indeferiu o registro de Ocivaldo e Jorge Elson em 6 de outubro deste ano. Ocivaldo está recorrendo contra a decisão no próprio TSE. Já o recurso de Jorge Elson está sob análise do Supremo Tribunal Federal. O pedido contra os dois foi feito pelo deputado estadual Paulo José da Silva Ramos (PR), que questionou decisão do TRE-AP de considerar Gatinho e Souza eleitos enquanto houver recurso no processo da Ficha Limpa. O plenário do TSE deve analisar recursos das duas decisões.
-
Bancada do PSDB se reúne em Brasília
A bancada federal do PSDB no Congresso Nacional se reúne desde a manhã desta quinta (9), em Brasília, para discutir, entre outros assuntos, a posição do partido em relação ao futuro governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff. Além disso, é discutida ainda a composição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, e as expectativas com relação à Mesa do Senado Federal. Participam do encontro, além dos deputados eleitos, os atuais parlamentares. Ao todo são 53 participantes que estão reunidos no Brasília Palace Hotel.
-
Lula defende fundador do WikiLeaks
O presidente Lula disse nesta quinta (9) estar espantado por "não haver nenhuma manifestação" contra a prisão de Julian Assange, do site WikiLeaks que, segundo ele, está “desembaraçando” a diplomacia americana que parecia “inatingível”.“O rapaz que estava desembaraçando a diplomacia americana foi preso e não estou vendo nenhum protesto”, disse. “Não tem nada contra a liberdade de expressão de um rapaz que estava colocando a nu um trabalho menor que alguns embaixadores fizeram”, declarou Lula ao discursar em reunião de balanço do PAC. "Em vez de culpar quem divulgou, deve se culpar quem escreveu. Então eu presto minha solidariedade ao fundador do WikiLeaks", informou Lula, criticando a imprensa por não defender o direito de livre expressão de Assange.
-
BA: Topa forma mais 291 mil alunos
O presidente Lula e o governador Jaques Wagner participam, amanhã (10), em Salvador (BA), da cerimônia de certificação de 291 mil alunos da terceira etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). A solenidade acontece a partir das 18h, na área externa da Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia. O programa já alfabetizou 751 mil baianos e outros 185.260 estão em sala de aula. A Bahia é o estado campeão de alfabetização do país. As informações são do Bahia Notícias.
-
CGU: controle preventivo é principal foco para combater corrupção, diz Hage
O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, afirmou nesta quinta (9) - Dia Internacional de Combate à Corrupção - que o principal foco da entidade para combater a corrupção é o controle preventivo. “A ênfase é na prevenção e na correção antecipada das irregularidades. Mas, quando constatamos ilícitos já consumados, temos que atuar na responsabilização dos envolvidos, pois esse é o nosso dever legal e constitucional”, afirmou, durante evento em Brasília. Como exemplo, Hage citou a análise dos investimentos da Copa do Mundo de 2014, que é feita em parceria com o Ministério Público. Ele disse que o país avançou nessa área com os mecanismos que dão transparência às contas públicas. Entre eles, a criação do Portal da Transparência, em 2004.