PPS SAI A CAÇA DE INFÍÉIS

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

PPS acelera “caça aos infiéis” de 2010


Do Bem Paraná
O Diretório do PPS do Paraná enviou ontem 379 notificações aos diretórios municipais, coordenadores e dirigentes envolvendo acusações de infidelidade partidária nas eleições de 2010. Eles têm prazo de 15 dias para apresentar defesa junto à coordenação eleitoral e Conselho de Ética estadual do partido. Segundo o secretário-geral Rubico Camargo, o prazo estipulado é improrrogável e todos os notificados deverão apresentar suas justificativas de forma simplificada e “com a agilidade necessária para nos reestruturarmos em todo o Estado com bases mais consistentes, do ponto de vista da fidelidade partidária, para as eleições municipais de 2012”.
Foram enviadas 141 notificações aos presidentes de diretórios municipais para justificarem porque o PPS fez menos de 30% de votos para deputado em 2010, comparando com a soma dos votos de vereadores, em 2008; 28 notificações aos coordenadores regionais do partido para emitirem relatório sobre os fatos descritos nos municípios de sua jurisdição; 48 notificações aos presidentes dos diretórios para explicarem a diferença de 50%, ou mais, na votação entre o deputado estadual e federal no município.

Ambev pode abrir mais uma fábrica no Paraná


Ponta Grossa poderá ganhar uma unidade da Ambev. Representantes da fábrica de bebidas iniciaram conversas com o governo estadual para viabilizar a construção e expandir sua capacidade de produção no Paraná.
Em novembro, Beto Richa teve um encontro com representantes da indústria que pediram a redução do ICMS cobrado (29%), que hoje é maior que o de Santa Catarina e de São Paulo. Na ocasião, o governador garantiu que fará o que for possível para atrair mais empresas, emprego e renda. A Ambev informou que não existe nenhuma definição até o momento sobre a cidade em que poderá vir se instalar. A indústria possui 33 fábricas no país, sendo duas no Paraná. Uma em Curitiba para a produção de cerveja e outra de refrigerante em Almirante Tamandaré.
Se optar por se instalar em Ponta Grossa, a Ambev ficará no mesmo município em que a fabricante de latas de alumínio Crown está iniciando suas operações. A expectativa é de que em abril já estejam sendo produzidas anualmente 2 bilhões de latas.

Ricardo Barros propõe força-tarefa para ampliar comércio exterior


Acelerando o ritmo das reuniões, o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros propôs, nesta quinta-feira (6), em encontro com diversas federações, a criação de uma força-tarefa para ampliação do comércio exterior e a internacionalização do Estado.
O grupo, na ideia de Ricardo, utilizará a estrutura de cada entidade para melhorar a participação do Paraná em feiras, eventos, missões e também na recepção de empresários e investidores interessados em se estabelecer no estado. “Vamos unir os esforços das federações e instituições para criar um sistema com o objetivo maior de otimizar as missões, feiras e eventos e, especialmente, a recepção de delegações estrangeiras”, reforça.

Monica Rischbieter
no Teatro Guaíra


Monica Rischbieter é a nova superintendente do Teatro Guaíra. Substitui Marisa Villela e terá, entre outros encargos, o da reforma completa das instalações do teatro.
Mônica é produtora cultural, diretora de cinema, foi diretora do teatro Guaíra e secretária de Cultura. O currículo é bem mais extenso, mas esses indicadores são suficientes para demonstrar sua capacidade e talento.

Pacto nacional sobre segurança pública sai na próxima semana

A partir da próxima semana começará uma rodada de reuniões com governadores de cada estado para definir as linhas gerais de um novo pacto nacional sobre a segurança pública, segundo declaração do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.
As ideias recolhidas nesta primeira etapa serão apresentadas na reunião que a presidente Dilma Rousseff terá com os governadores para tratar de segurança pública em fevereiro.
Cardozo iniciará o périplo pelo Rio de Janeiro, onde estão sendo implantadas as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e outras experiências consideradas bem-sucedidas.

Acabou a festa

O decreto 31 do governador Beto Richa determina o levantamento de todos os gastos com pessoal e custeio do Estado no prazo de 10 dias.
Entre os dados solicitados para todos os órgãos chama a atenção o levantamento sobre as chamadas vantagens e ganhos salariais que muitos servidores receberam sem estar ocupando qualquer função que justifique o recebimento.
Segundo especialistas o uso deste artifício para melhorar os salários foi prática comum no governo anterior.
Os beneficiados estão em pânico com o levantamento e o anunciado corte de despesas.
É o fim da festa de vantagens e ganhos especiais.

Terceirização foi marca do governo PMDB-PT
no Paraná

Chama a atenção dos novos ocupantes do governo estadual o número de empresas e trabalhadores terceirizados no governo do Estado. O motivo é porque os ocupantes do governo anterior do PMDB e PT atacavam duramente a era neoliberal tucana, tida como responsável pela destruição do estado, e a construção do estado mínimo com o uso da terceirização de mão de obra e as privatizações.
Ou os que falavam não sabiam o que estava acontecendo por incompetência, ou por má fé escondiam a verdade.
Afinal, o que tem de trabalhador terceirizado na máquina publica do Paraná não é brincadeira.

Morreu Rose Zanardo, dirigente do PT no Paraná


Foto: Joka Madruka
A dirigente do PT no Estado, Rose Zanardo, faleceu nesta madrugada (06). Rose era advogada e participou por 13 anos do Diretório Estadual do PT. Durantes mais de seis anos, atuou como Executiva do Partido.
Rose Zanardo ocupou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e foi procuradora geral do município de Sarandi, no interior Paraná. Esteve à frente das lutas pelos direitos das mulheres e foi uma das grandes colaboradoras da criação do Plano de Governo para as Mulheres da presidente Dilma Rousseff.
Rose enfrentava um câncer desde abril do ano passado. O sepultamento será às 19 horas desta quinta-feira (06) no Cemitério Municipal de Mandaguaçú.

Richa anuncia investimentos no
Porto de Paranaguá


O governador Beto Richa vai se reunir com representantes sindicais e trabalhadores portuários nesta sexta-feira (7), às 10 horas, no auditório Emir Roth do Palácio Taguaré, sede da Administração Portuária, em Paranaguá. Na ocasião, Richa anunciará investimentos no Porto.
Após a reunião no Porto, o governador visitará o Hospital Regional de Paranaguá e a base da Operação Verão, em Matinhos. Também nesta sexta-feira, Beto Richa e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, abrirão oficialmente, às 19 horas, a feira Sabores do Paraná, que expõe produtos da agroindústria familiar paranaense, em Matinhos.

Abertas inscrições para profissionais da educação

Estão abertas as inscrições das vagas temporárias para a Secretaria de Estado da Educação. Serão selecionados 30 mil profissionais. As vagas são para professores de todas as disciplinas das matrizes curriculares, pedagogos, técnicos administrativos e de serviços gerais.
As inscrições seguem até a próxima quarta-feira, dia 12. A seleção será feita pelo Processo de Seleção Simplificado, como anunciou nesta terça-feira (05) o secretário de educação e vice-governador Flávio Arns.
O resultado está previsto para sair dia 17 deste mês. A intenção é de que não faltem professores nas salas de aula a partir de 8 de fevereiro – quando  inicia o ano letivo para cerca de 1,8 milhão de estudantes.

Gleisi avalia como “natural” medidas tomadas por Beto


Em entrevista concedida hoje (6) a Denise Mello da Rádio Banda B, a senadora Glesi Hoffmann avaliou como natural as medidas tomadas pelo governador Beto Richa (PSDB) neste início de mandato (moratória, exoneração de comissionados, redução de despesas…) e não quis comentar as nomeações que Richa tem feito. “Não me cabe avaliar nenhuma nomeação até porque não sabemos ainda o resultado dessas nomeações para o Paraná”, afirmou.

Secretaria da Família prepara programa
Família Paranaense



Foto: Rogério Machado

A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, deu início à composição das equipes de trabalho da secretaria na capital e interior. “Nossa primeira grande iniciativa será a implantação do Programa Família Paranaense, nos mesmos moldes que criamos o Família Curitibana, na capital”, afirma Fernanda. “As bases do programa já estão sendo discutidas com diretores das áreas de Educação, Abastecimento de Saúde, e logo teremos um levantamento completo do número de pessoas que poderão ser beneficiadas”, explica.

TCE começa o ano com dinheiro em caixa


O presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Hermas Brandão, garante que seu sucessor, conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães, não terá problemas com dinheiro em sua gestão.
Hermas Brandão divulgou balanço informando que deixa a presidência da corte com R$ 59,8 milhões em caixa. Guimarães assume o comando do Tribunal na próxima quinta-feira.

Fetaep encaminhou propostas para Beto Richa

A reunião entre o governador Beto Richa (PSDB) com o MST e a Fetraf – Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – junto com a senadora Gleisi Hoffmann (PT) deixou o movimento sindical que o apoiou um pouco preocupado.
É que existem divergências profundas entre o pessoal da Fetaep – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná – o MST e Fetraf, pois são entidades independentes do sistema confederativo comandados pela Contag.
Por isso, encaminharam também à equipe de transição e ao governador Beto Richa (PSDB) suas propostas, que pretendem expor pessoalmente em audiência com o governador tão logo o período pós-posse se acalme.
Leia a proposta na íntegra

Gleisi: “O salário mínimo não pode ficar a mercê de interesses políticos”


A senadora eleita Gleisi Hoffmann (PT) que está em Brasília desde a posse da presidente Dilma Roussef preparando e organizando sua equipe de trabalho, está acompanhando de perto as movimentações políticas sobre a formação do Governo Federal.
Para ela, colocar o Salário Mínimo como barganha para nomeações de cargos é lamentável e temerário. “O salário mínimo tem uma regra clara estabelecida para seu reajuste: inflação mais variação do PIB. Isso garantiu, durante o governo do presidente Lula, um aumento real do salário mínimo de quase 60%. Assim deve continuar. O salário mínimo não pode ficar a mercê de interesses políticos”, afirmou.
Gleisi também avalia que estão subestimando a presidente Dilma. “Acho que as pessoas não conhecem a Dilma. Ela não é mulher de ceder a chantagens ou de decidir por pressão. Considera as relações políticas, mas não faz delas a motivação para suas ações”, complementa a senadora.

Jorge Luiz de Paula Martins será coordenador do Procon-PR


Foto: Julio Covello
O governador Beto Richa nomeou nesta quarta-feira (5) Jorge Luiz de Paula Martins novo coordenador do Procon-PR. Formado em Direito e Administração de Empresas, Martins foi diretor-geral do Ministério do Trabalho, em Brasília, e subdelegado regional do Ministério do Trabalho em Ponta Grossa. Como executivo, trabalhou em empresas das áreas de aerolevantamento e informática.

BC solta medida para baixar posição vendida dos bancos no câmbio

Bancos terão compulsório de 60% sobre o que exceder US$ 3 bi vendidos.
Analistas avaliavam que posição vendida dos bancos estimula dólar baixo.

Alexandro Martello Do G1
O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (6) uma medida para tentar baixar a posição vendida dos bancos no mercado de câmbio, que alcançou a marca de US$ 16,8 bilhões no mês de dezembro.
Quando a posição dos bancos no mercado de câmbio está vendida é porque houve mais fechamentos de câmbio para vendas, que podem ter várias finalidades, como importações, transferências para o exterior, ou para o turismo, entre outros.

Lily Marinho morreu nesta quarta-feira aos
89 anos



Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo, estava internada desde o dia 13 de dezembro, com infecção respiratória

Dona Lily morreu às 20h05 de quarta-feira (5), aos 89 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, também Zona Sul, desde o dia 13 de dezembro, com infecção respiratória. Duas semanas atrás, Dona Lily havia sido transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da clínica.
O velório reve início às 9h desta quinta-feira (6), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio. O enterro será às 12h no mesmo local, segundo informaçãoes da Central Globo de Comunicação (CGCOM).

Senado abre sindicância para apurar nova “farra de passagens”


O primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), ordenou no último dia 22 de dezembro a instalação de uma sindicância interna no Senado para apurar irregularidades envolvendo a emissão de passagens aéreas para senadores.
A portaria número 61 de 2010 autoriza, “nos termos da Lei nº 8.112/90, a instauração de sindicância, com vistas a investigar as impropriedades apontadas no relatório de auditoria, relativo à prestação de serviços de emissão de bilhetes e ordens de passagens aéreas domésticas e internacionais e serviços afins”.
As suspeitas que levaram à abertura da investigação no Senado são semelhantes às do escândalo da farra das passagens descoberto na Câmara dos Deputados no começo de 2009.

Ardisson Ackel assume
a Junta Comercial do Paraná


O empresário e advogado Ardisson Naim Ackel assumirá a presidência da Junta Comercial do Paraná. Sua nomeação para o cargo será oficializada nos próximos dias pelo governador Beto Richa, depois de cumpridas as formalidades legais para o ato.
Nascido em Curitiba, Ardisson Ackel tem 67 anos e é graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Easp/Fundação Getúlio Vargas.
Ardisson Ackel foi presidente da Associação Comercial do Paraná de 1996 a 1998 e presidiu a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Paraná (Faciap) duas vezes, de 1998 a 2002 e de 2006 a 2010. Também foi vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). É presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Curitiba.