SARKOZI QUER SUSPENSÃO DE RELAÇÕES ECONÔMICAS ENTRE EUROPA E LÍBIA

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Sarkozy quer suspensão de relações econômicas entre Europa e Líbia

Foto PRESIDENTE DA FRANÇA, NICOLAS SARKOZY
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu que a União Europeia corte seus laços econômicos com a Líbia, após a repressão violenta dos protestos contra o governo do líder líbio Muamar Kadafi. Segundo Sarkozy, a comunidade internacional não pode continuar apenas como espectadora da grande violação dos direitos humanos. Ele afirma que sanções urgentes contra a Líbia mostrariam que os causadores da violência no país serão responsabilizados. Informações da BBC Brasil.

Sponholz

Sponholz

Líbia: tripulação salta de caça se recusando a bombardear cidade

Um caça da Força Aérea da Líbia sofreu um acidente perto da cidade de Benghazi após sua tripulação saltar de paraquedas, recusando-se a bombardear a cidade, informou o jornal líbio Quryna, citando como fonte, um coronel da base aérea próxima a Benghazi.

BA: TJ corta creche de servidores

O Tribunal de Justiça da Bahia decidiu romper o convênio firmado há 26 anos com a creche-escola Santo Antonio. A decisão se deu após orientação do Conselho Nacional de Justiça, que considerou irregular a parceria. Este ano, havia cerca de 150 filhos de servidores do TJ matriculados, que agora terão de buscar outra instituição para estudar. Segundo os servidores, com o ano letivo em andamento, será difícil achar vagas em outras escolas. Os pais que se sentiram prejudicados com a decisão estão reunidos na entrada do TJ, na manhã desta quarta (23), à espera de uma audiência com a presidenta do tribunal, Telma Britto.

Senado vota projeto do mínimo hoje

O Senado vai votar nesta quarta (23) o projeto de lei que fixa o salário mínimo em R$ 545. Foi aprovada ontem urgência para a votação da proposta. O texto vai ser analisado diretamente pelo plenário da Casa, sem a necessidade de passar pela Comissão de Constituição e Justiça o que atrasaria a análise do projeto. A ordem da presidenta Dilma Rousseff é votar o projeto sem mudanças no texto aprovado pela Câmara para poder sancioná-lo no final de fevereiro. O governo quer fazer vigorar o novo valor do salário mínimo em março.

Collor preside Relações Exteriores

Foto SEN. FERNANDO COLLOR
O senador Fernando Collor (PTB-AL) foi eleito na manhã desta quarta (23) presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. A vice-presidência ficou com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A reunião para eleição foi presidida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). A CRE é integrada por 19 senadores e igual número de suplentes.
Fotografia é história
O presidente e o ministro

1993. Palácio do Planalto. O presidente Itamar Franco recebe seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso. Como foiFernando Henrique conheceu Itamar quando ambos foram senadores. O primeiro por São Paulo, o segundo por Minas Gerais. Ao ocupar a presidência da República no lugar de Collor – que renunciou para fugir do processo de impeachment – Itamar convidou FHC para chefiar o Itamaraty. Mas depois de dez meses, FHC assumiu do Ministério da Fazenda. Tinha sucessivos encontros com Itamar para tratar do Plano Real. Muita gente apostava que, na eleição presidencial de 1994 o candidato seria o próprio Itamar. Mas este acabou cumprindo a promessa de não disputar à sua própria sucessão e apoiou Cardoso, que ficou oito anos do PlanaltoOrlando Brito

DF: Policiais Civis fazem paralisação

Os Policiais Civis do Distrito Federal vão parar por 72 horas. A decisão foi tomada em Assembleia Geral da categoria na tarde de ontem, e a paralisação começou nesta quarta (23) às 8h, e termina no próximo sábado, porém, se nada for resolvido até lá, pode culminar em greve também na semana de Carnaval. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal, Ciro de Freitas, os agentes esperam a reestruturação da carreira, aguardada há dois anos,  e a publicação de um decreto presidencial que altere os critérios de progressão funcional dos policiais. Segundo ele, com as mudanças, o profissional será incentivado a permanecer na categoria. Uma nova Assembleia, que acontece no próximo dia 3 de março,   decidirá sobre a paralisação durante o Carnaval, se nada for resolvido. Informações do Jornal de Brasília.

A perseguição ao funcionalismo

Nos tempos modernos, a moda começou com Jânio Quadros. Depois, contagiou  Ernesto Geisel, Fernando Collor, Fernando Henrique e agora aguarda na ante-sala de Dilma Rousseff, sem saber se será convidada a entrar ou a escafeder-se. Fala-se da perseguição aos funcionários públicos, há muito injustamente considerados exploradores, sanguessugas, inoperantes e supérfluos. 

Sponholz

Sponholz

Austrália: embaixada do Brasil promove capoeiristas em festival multicultural

Foto O GRUPO DE CAPOEIRA É INTEGRADO INCLUSIVE POR AUSTRALIANOS
O estande do Brasil no recente Festival Multicultural de Camberra, na Austrália, patrocinado pela Embaixada do Brasil, além de distribuir material informativo sobre o País, organizou a apresentação de grupo local de capoeira, integrado, em sua maior parte, por australianos, inclusive crianças, que treinaram sob a orientação de mestres brasileiros que deixaram seguidores na Austrália. À frente de tudo esteve o embaixador do Brasil, Rubem Correa Barbosa. O grupo de vinte pessoas se apresentou com a camisa da seleção brasileira e atraiu público numeroso.

Marta indignada com revista a escrivã

Foto SENADORA MARTA SUPLICY
Ao comentar uma matéria divulgada no Jornal da Band de sexta (25) em que uma ex-escrivã é submetida a revista íntima por parte de policiais do sexo masculino em São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) manifestou sua indignação. "As imagens, para quem pode ver, não deixaram dúvidas da truculência e do abuso da autoridade policial. A escrivã, acusada de receber propina, foi revistada por policiais homens que lhe tiraram as peças íntimas, alegando que precisavam confirmar a prova incontestável do delito", explicou a senadora. "Foi um horror ver aquilo", disse, acrescentando que fatos desse tipo ocorrem diariamente em várias delegacias, cadeias e presídios Brasil afora.