AUMENTO DO IMPOSTO DO CIGARRO VAI FICAR PARA 2012

PAULO MELO CORUJA NEWS

Aumento do imposto do cigarro ficará para 2012, diz Fazenda

Em agosto, governo informou que medida valeria a partir de dezembro.
Adiamento foi um pedido da indústria tabagista, diz Ministério da Fazenda.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília

O Ministério da Fazenda informou nesta terça-feira (6) que o governo decidiu implementar somente no início de 2012 o aumento do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os cigarros. Até o momento, a informação era de que o tributo seria elevado em dezembro deste ano, o que aumentaria o preço do produto em cerca de 20%.
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, o adiamento atende a um pedido dos fabricantes. De acordo com ele, o setor tabagista pediu um prazo maior porque, além do aumento do IPI, o governo também está mudando o formato de tributação do setor.
"Como essa é uma mudanca importante, que implica as firmas revisarem suas decisões de produção, de investimento, de marketing, foi pedido por parte do setor que a gente colocasse essa medida em 2012, e não agora já em dezembro. Estamos vendo ainda janeiro ou fevereiro de 2012 [para começar com o novo modelo e com o aumento do IPI]. O decreto sairá nos próximos dias esclarecendo isso", declarou Barbosa a jornalistas.