VOLTA A PAUTA FICHA LIMPA NO STF

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

STF deve voltar a julgar ficha limpa

Alan Marques/Folhapress
Foto
JULGAMENTO DO FICHA LIMPA
Três ações que tratam da validação da Lei da Ficha Limpa estão na pauta da sessão plenário desta quarta (30) do STF (Supremo Tribunal Federal). O julgamento da questão foi suspenso por pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa no dia 9 de novembro. Antes de o julgamento ser interrompido, o relator, ministro Luiz Fux, manifestou-se parcialmente favorável à aplicação da lei nas próximas eleições, em 2012. Barbosa deverá trazer um voto totalmente favorável à validade da legislação. Na prática, se essa parte do voto prevalecer, a decisão livra pessoas como Joaquim Roriz e Jader Barbalho da inelegibilidade. Isso porque ambos renunciaram antes da abertura do processo.

Delegados da PF defendem autonomia

 A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou nota de esclarecimento sobre as declarações do Ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) sobre a existência de “conluio”, “acumpliciamento” e “corporativismo” nas corregedorias dos órgãos públicos, durante a reunião da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), realizada na última segunda (28). Segundo a ADPF, "a Polícia Federal desempenha o seu papel de forma idônea e condena qualquer ato de tráfico de influência ou de interesses internos. Os delegados de Polícia Federal defendem maior autonomia administrativa e funcional para a totalidade da PF, e informam que esse avanço não será possível enquanto persistir a natureza de simples Departamento do Ministério da Justiça, diz a nota.

Empregadores têm até hoje para
pagar 1ª parcela do 13º salário

Os empregadores têm, no máximo, até esta quarta (30) para pagar a primeira parcela do 13º salário para seus funcionários, que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Segundo o Ministério do Trabalho, o valor que deve ser pago corresponde à metade do adicional, sem descontos. A segunda parcela do 13º tem de ser paga até 20 de dezembro, com todos os descontos.

Câmara dos Deputados gasta mais de R$ 12 mi com novos computadores

A Câmara dos Deputados irá instalar 800 computadores fixos nas bancadas de seus 16 plenários, além de adquirir 4.000 micros para renovar o estoque dos gabinetes e das dependências da Casa. Ao custo de R$ 12,2 milhões, a medida será tomada apesar de cada um dos 513 deputados já possuir quatro computadores de mesa nos gabinetes, além de um laptop com acesso à rede sem fio da Câmara. Os parlamentares, que normalmente são vistos com aparelhos próprios de última geração, também deverão ganhar tablets para uso no plenário principal. O argumento é de que precisa economizar papel, como informa a reportagem do jornal Folha de São Paulo. A ideia é instalá-los em todas as bancadas para que o sistema de votações seja acompanhado online. Hoje a votação já pode ser acompanhada em dois grandes painéis e em monitores menores.

Sponholz

Sponholz
 

TSE anula processo contra Anchieta Jr

Foto
JOSÉ ANCHIETA JR
O Tribunal Superior Eleitoral livrou da cassação o governador de Roraima, José Anchieta Júnior (PSDB). Após ter o mandato cassado em fevereiro pelo Tribunal Regional Eleitoral, ele entrou com recurso e passou a governar por meio de um liminar. O voto do relator, ministro Arnaldo Versiani, foi acompanhado pela maioria. No final, ganhou de goleada: 6x1. Versiani entendeu que o radialista acusado de conduta vedada deveria fazer parte do processo, por isso ele votou pela procedência do recurso de Anchieta e a extinção do processo. A acusação feita ao governador foi de uso indevido dos meios de comunicação e abuso do poder político e econômico.
 
Fotografia é história
Doutor Oleriano

Aureliano Chaves, nascido em 1929 e falecido em 2003. Mineiro da cidade de Três Pontas, graduou-se
engenheiro eletromecânico na Universidade de Itajubá. Foi deputado federal, ministro das Minas e Energia no governo José Sarney. Também governador de Minas Gerais e vice-presidente do general João Figueiredo, de 1979 a 1985. Físico robusto, quando jovem era praticante de boxe e luta romana.

Como foiAo rever essa foto aí, lembrei-me de uma historinha bem-humorada. Logo depois que tomou posse como vice de Figueiredo, o vigoroso Aureliano fez uma rápida viagem à sua terra natal. Os jornais não perderam a oportunidade de registrar tal momento. Trabalhando no Globo, fui a Três Pontas cobrir a visita sentimental de seu filho mais ilustre. Em torno de 20 amigos da época de escola reuniram-se para saudar o conterrâneo importante. O caminhar da vida e o passar do tempo deram destino diferente a todos. Uns formaram-se em medicina, outros
em direito, engenharia etc. Para que a festa fosse completa e ganhasse mais emoção combinaram que todos fariam discurso, o menor que fosse. Alguns demonstraram conhecimento e cultura dirigindo ao doutor Aureliano expressões rebuscadas, relembrando momentos da juventude. Até que, por ultimo, chegou a vez de um colega de estatura mirradinha, baixinho, e que não teve a sorte de melhor formação escolar. Ainda assim, compelido a dizer algumas palavras, mandou:
- Oleriano, Oleriano. Ê, Oleriano, como ocê gostava de judiar dos mais franzino, heim! Foi aplaudido por todos pela simplicidade e sinceridade de sua homenagem. Orlando Brito