DILMA CONFIRMA DUAS EDIÇÕES DO ENEM PARA 2013

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN


(Foto: Roberto Stuckert / Presidência)

Novo ataque de abelhas é registrado em Colombo

Outro ataque de abelhas foi registrado nesta tarde na Grande Curitiba. Desta vez, as vítimas foram algumas crianças que brincavam no jardim de uma casa no bairro Alto Maracanã, em Colombo. Apesar do susto, elas foram levadas para dentro do imóvel antes de serem picadas. Dois cachorros que ficaram do lado de fora acabaram feridos. Na semana passada, um ataque parecido matou um idoso de 76 anos e deixou cerca de dez outras pessoas feridas em Almirante Tamandaré. Nesse caso, os insetos estavam alojados em um poste. De acordo com os bombeiros, uma das formas de prevenir acidentes mais graves é não bater nas abelhas, se afastar do local e pedir ajuda.

Diretoria do Coritiba envia carta de protesto ao Paraná Clube

A diretoria do Coritiba Foot Ball Club enviou hoje uma carta de protesto ao presidente do Paraná Clube. O motivo foi uma nota oficial colocada no site do tricolor falando sobre o aluguel do estádio ao Clube Atlético Paranaense. No documento, o Paraná afirma que o Furacão solicitou o estádio Durival de Britto e Silva apenas para o Campeonato Paranaense, já que para o Campeonato Brasileiro o Atlético teria, supostamente, acertado com o Coritiba para jogar no Couto Pereira. A diretoria do alviverde encaminhou uma nota de repúdio dizendo a nota do tricolor foi “absurda e totalmente desprovida de ética”. Além disso, o documento fala que esta foi uma “atitude pequena e desprovida de bom senso e que viria a afetar o ótimo relacionamento que o Paraná e o Coritiba sempre tiveram”. Nesta quarta-feira uma ação proposta pelo Coritiba vai ser julgada na justiça. O objetivo do alviverde é impedir que a Federação Paranaense de Futebol “force”, de alguma forma, o empréstimo do Couto Pereira ao Atlético Paranaense. A diretoria do Coxa já disse que se perder a ação, vai recorrer para que o rubro negro seja impedido de jogar no estádio alviverde. As notas divulgadas tanto pelo Paraná quanto pelo Coritiba estão nos sites oficiais dos respectivos clubes.

Polícia prende assassino que pode ser de Raquel Genofre

O assassino de uma criança de sete anos que foi encontrada morta no último sábado, em Santa Izabel do Oeste, na região sudoeste, pode estar ligado com o caso da menina Raquel Genofre, achada morta em uma mala na rodoferroviária de Curitiba, em 2008. O corpo da vítima também foi encontrado em uma mala, mas na casa do assassino. De acordo com o delegado Mateus Loiola, a criança foi abusada sexualmente e em seguida morta.
A polícia chegou até o assassino após uma denúncia e ele confessou o crime. Como as características são semelhantes ao caso de Raquel Genofre, o assassino vai fazer um exame de DNA para saber se há alguma relação com o outro crime.
Pelo menos 200 moradores do município fizeram uma manifestação em frente à delegacia para pedir mais apoio da polícia.

Funcionários do setor de Raio-X do HC vão entrar em greve

Os funcionários do setor de Raio-X do Hospital de Clínicas do Paraná vão cruzar os braços a partir de quarta-feira. A greve, por tempo indeterminado, vai diminuir em 70% o número de atendimentos. De acordo com a diretora do sindicato da categoria, Carla Cobalkine, os técnicos não estão ganhando o adicional de insalubridade a que tem direito.
Estes adicionais correspondem a 40% do salário pago atualmente, e variam de servidor para servidor.
Alguns ganham um tipo de benefício, outros ganham outro tipo, mas nenhum está nivelado.
Por outro lado, o que ocorreu foi um problema no despacho da justiça. A diretora geral do HC, Eda Amarante, diz que os radiologistas já ganharam o processo.
A direção do Hospital de Clínicas tenta negociar a suspensão da greve com o sindicato, já que não há motivos para a paralisação. A ação que obriga o Governo Federal a pagar estes adicionais já está ganha, e deve entrar em vigor em breve.

Município de Barboza Ferraz decreta situação de emergência

O município de Barboza Ferraz, região noroeste do Paraná, decretou hoje situação de emergência por causa das chuvas. 12 pontes foram destruídas e 14 famílias estão desalojadas por causa do temporal que atinge a região desde a semana passada. Segundo a prefeitura de Barboza Ferraz, os prejuízos ultrapassam a dois milhões de reais.

Casos de queimaduras por águas-vivas triplicam no PR

O número de pessoas queimadas por água-viva triplicou neste fim de semana nas praias do Paraná. Só nesta temporada já foram registrados pouco mais de seis mil e seiscentos casos. Na semana passada o índice já era alto, com duas mil vítimas, principalmente em Matinhos e Guaratuba. No mesmo período de 2011, apenas 541 pessoas foram queimadas. Segundo a chefe do departamento de Vigilância Ambiental da Secretária de Saúde, Ivana Belmonte, o motivo do crescimento dos casos ainda é desconhecido. Ela afirma que as praias com mais números de ataques de águas-vivas estão sendo sinalizadas e dependendo do caso, interditadas. A orientação dos bombeiros é que ao ser queimado por uma água-viva o banhista saia da água e busque atendimento médico.

FAS recebe 7 denúncias de drogas por dia

A cada dia, o serviço de resgate social da prefeitura recebe sete denúncias de pessoas usando drogas nas ruas de Curitiba. Os números divulgados pela FAS apontam que dos três mil moradores de rua da capital, 70% consome álcool ou algum tipo de entorpecente. Os dados do órgão mostram que o uso de bebidas alcoólicas é predominante na população acima dos cinqüenta anos. Já os jovens costumam apresentar o que a coordenadora da FAS, Luciana Kussman, chama de dependência cruzada. O crack figura como o mais utilizado entre os jovens.
De janeiro a novembro do ano passado, a FAS recebeu mais de duas mil e quatrocentas denúncias de pessoas que se drogavam nas ruas de Curitiba. Segundo informações do resgate social, o centro da cidade é a região que concentra o maior número de viciados. Eles permanecem ali por causa do intenso movimento e da proximidade com bairros onde existe a oferta da droga.
A maioria dos jovens resgatados pelo serviço social não apresenta resistência a ir para os abrigos, mas não permanece no local. Segundo Luciana, a taxa de retorno à vida nas ruas é de 50%.
Desde 2010 a prefeitura de Curitiba conta com o programa “consultório de rua”, que leva profissionais como psicólogos e educadores até os viciados moradores de rua. No ano passado, o serviço realizou 800 atendimentos.

Jovem morre afogado no noroeste do PR

Um jovem de 24 anos morreu afogado em São João do Caiuá, região noroeste do estado, neste domingo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele nadava em uma prainha, local que é banhado pelo Rio Paranapanema. Outros banhistas tentaram socorrer o rapaz, mas ele não resistiu.

Reajuste dos policiais militares começa a ser discutido

A proposta inicial que dá parâmetros para discutir o reajuste dos policiais militares do Paraná foi apresentada hoje pelos integrantes do Fórum de Entidades Representativas da PM do Estado. Eles não mostraram valores concretos de aumento, mas avaliam que a proposta vai dar base para se chegar ao reajuste que deve ser incluído na emenda 29, que trata do subsídio dos policiais. A proposta considera que os PMS estão com a remuneração defasada desde 1998. Por isso eles pedem aplicação do chamado escalonamento vertical para aproximar o menor do maior vencimento da corporação, de acordo com o integrante do Fórum, Cabo Bento Elizeu Aleixo.
Os policiais também pedem adequação de jornada de trabalho e que os vencimentos sejam compatíveis com as profissões que exigem curso superior para o ingresso. O coronel da PM, Cesar Alberto de Souza, disse que as manifestações feitas nos últimos dias sobre a emenda 29 não afetaram o trabalho da polícia. Na semana passada interferências musicais também entraram na freqüência de rádio da PM.
A emenda 29 deve ser concretizada até o começo de março. A informação foi dada em primeira mão durante entrevista exclusiva a Joice Hasselmann nesta manhã, pelo secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César.

TC aumenta valor das multas administrativas

O Tribunal de Contas do Paraná aumentou em 4,11% o valor das multas administrativas cobradas pelo órgão. As sanções valem para quem, por exemplo, faz mau uso do dinheiro público, deixa de prestar contas, ou ignora comunicações oficiais. Quem pode tomar essas multas são os gestores de prefeituras, câmaras e demais entidades públicas do Estado. O reajuste foi estipulado por conta da evolução do Fator de Conversão e Atualização (FCA), que é usado para corrigir os valores dos créditos do Tesouro Estadual.

16 caixas eletrônicos foram atacados neste ano na Grande Curitiba

Dezesseis caixas eletrônicos foram alvos da gangue da dinamite e do maçarico neste ano em Curitiba e na região metropolitana. O último caso foi registrado ontem em uma agência em Campina Grande do Sul, mas a ação foi frustrada. Os assaltantes não conseguiram explodir o cofre e nada foi roubado. Na última quinta-feira, a polícia anunciou uma força-tarefa para prevenir esses ataques. A delegacia de Furtos e Roubos, o Bope e o Cope fazem um patrulhamento aos estabelecimentos próximos a caixas eletrônicos. De acordo com o delegado Guilherme Rangel, as investigações estão avançadas e já se sabe que mais de uma quadrilha está envolvida nesses ataques.
Uma das preocupações da polícia é a ousadia dos criminosos que agora arrombam os caixas eletrônicos e fazem reféns.
De acordo com a Confederação Nacional dos Vigilantes, no ano passado vinte e nove caixas eletrônicos foram atacados na capital paranaense.

Polícia investiga chacina no norte do PR

A polícia do Paraná investiga uma chacina no norte do Estado. Quatro pessoas da mesma família foram mortas a facadas e a tiros na madrugada de hoje, em um sítio na zona rural de Ibiporã. Um jovem e uma criança de dois anos escaparam com vida. Segundo a Polícia Militar, o suspeito de cometer o crime é o ex-marido de uma das vítimas. O casal havia se separado na última semana e, desde então, ela receberia ameaças de morte. Além da mulher, morreram os pais dela, de 60 e 61 anos, e a filha, de 13 anos. O irmão da mulher conseguiu fugir sem ferimentos e acionou a polícia. A criança de 2 anos, filha do casal separado, foi encontrada no colo da mãe. O suspeito já foi identificado e permanece foragido.

Começam as obras da passarela subterrânea do Parque Barigui

Começaram hoje as obras da passarela subterrânea do Parque Barigui. O canteiro de obras para essa etapa da revitalização do parque está instalado e a previsão é que a passarela fique pronta em junho. Com a nova passagem, por baixo da avenida Cândido Hartmann, frequentadores e atletas poderão fazer a conexão direta entre os dois lados do Parque Barigui, sem precisar cruzar a rua.
A terceira pista de corrida, outra novidade do parque, está sendo construída. Cerca de 1.000 metros de nova pista foi feito ao lado da sede da Guarda Municipal. “O Barigui é um das áreas de lazer mais movimentadas da cidade, e essas obras ampliam e melhoram significativamente o uso desse espaço público”, destaca o prefeito Luciano Ducci.
A passarela em concreto será feita aproveitando a construção de um lago para contenção de cheias. A passarela ficará 70 centímetros acima do lago, terá 6 metros de largura por 2,80 metros de comprimento entre os dois lados do parque. A caminhada ou corrida poderá ser feita de forma contínua pela galeria subterrânea, sem parar para atravessar a rua.

Caso Tigre: Secretário diz que Paraná não errou

Pela primeira vez, o secretário de segurança pública Reinaldo de Almeida César falou sobre o caso envolvendo os policiais do grupo Tigre, em Gravataí, no Rio Grande do Sul. O secretário defendeu a atuação do Grupo Tigre e disse que os paranaenses deveriam sentir orgulho do grupo. Segundo ele, os policiais paranaenses foram a Gravataí, na Grande Porto Alegre, com autorização da Delegacia Geral e da Secretaria Estadual de Segurança. O secretário afirmou que o artigo 250 do código de processo penal diz que nada impede que numa situação de risco, uma força policial faça investigações fora do Estado. “Como era uma situação de emergência, os policiais estavam fazendo uma mera verificação do local, numa ação de reconhecimento. Eles iriam procurar as autoridades policiais gaúchas na manhã seguinte” – explicou ele. “Eles, então, foram abordados por uma pessoa de moto. Era um policial militar à paisana, que depois um laudo mostrou que ele estava embriagado.”
Almeida César afirmou que grupo tigre atuou com base legal: não houve nenhum erro da polícia do Paraná.

Spaipa envia nota de esclarecimento sobre estacionamento irregular

Depois da publicação da foto que mostra uma infração de trânsito cometida por um carro da empresa Spaipa publicada neste blog, a assessoria de imprensa da empresa encaminhou uma nota de esclarecimento ao meu e-mail.
Segue a nota abaixo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Spaipa tem por princípio o respeito a comunidade e a todas as normas e leis vigentes, orientando e treinando continuamente seus colaboradores.
Assim que tivemos conhecimento desta imagem publicada em seu blog, tomamos providências internas para apurar a ocorrência e reforçar a educação continuada dos nossos colaboradores, a fim de evitar que outras situações como esta ocorram.
Da Assessoria de Comunicação da Spaipa

No dia 18 de janeiro, publiquei aqui no blog uma foto encaminhada pelo ouvinte ouvinte Renato Kiche que mostra um veículo da empresa Spaipa estacionado de forma irregular em uma vaga de idoso.

Você também pode virar um repórter. Se vir qualquer infração cometida na cidade ou mesmo fora de Curitiba, fotografe ou filme e envie para mim.

Duas pessoas são baleadas em assalto à ônibus no norte do PR

Um motorista e um passageiro de ônibus foram baleados durante uma tentativa de assalto nesta madrugada na PR-444, no norte do estado. De acordo com a polícia, quatro homens armados pararam o veículo, dispararam dois tiros e em seguida entraram no ônibus. Quando perceberam que só havia romeiros no veículo, os assaltantes desistiram do assalto e fugiram. Os passageiros voltavam de Aparecida, em São Paulo. Os dois feridos estão internados no Hospital Metropolitano de Sarandi. Até agora, ninguém foi preso.

Recomposição deve vir até 2014

O secretário informou que o projeto de regulamentação da emenda 29 também vai tentar corrigir as distorções salariais dos policiais paranaenses, eliminando o fosso que existe entre os cargos da base e os de comando.
Mas ele afirmou que “é impossível o governo acolher qualquer pretensão salarial apenas no ano de 2012. Vamos trabalhar para buscar a recomposição ao longo dos anos de 2012, 2013 e 2014.”
Reinaldo de Almeida Cesar disse ainda que a simples implantação do subsídio não seria um passo difícil. “Podemos trocar seis por meia dúzia. Substituir as gratificações pelo subsídio, cumprindo a emenda, mas o governador não quer fazer isso. Estamos fazendo um esforço enorme para que possamos ter a melhor recomposição salarial possível” – afirmou ele.

Dois novos batalhões na RMC

O Secretário Reinaldo de Almeida Cesar anunciou também a ativação de dois novos batalhões da Polícia Militar na Grande Curitiba, um no município de Colombo e outro na Cidade Industrial de Curitiba. As duas novas estruturas serão montadas com a contratação de policiais a partir de novos concursos para a PM.
Os dois batalhões devem ser ativados ainda no primeiro semestre deste ano.
De acordo com o secretário, a implantação dessas unidades é necessária em um estado com uma extensão e uma população tão grandes.
A instalação dos novos batalhões faz parte de um conjunto de projetos e programas que serão implantados na área da segurança pública este ano, que terão um investimento de cerca de R$ 500 milhões.

Secretário anuncia implantação da Emenda 29

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, anunciou em primeira mão, durante entrevista exclusiva a Joice Hasselmann nesta manhã, que o governo do Estado vai implantar dentro de 60 dias, a emenda 29, que trata do subsídio para a polícia. Segundo ele, o prazo deve ser concretizado até o final de fevereiro, início de março.
Essa é uma reivindicação antiga da polícia paranaense e, no último sábado, a corporação fez uma manifestação no centro da cidade para pedir providências ao governo. O secretário explicou ainda que serão corrigidas as distorções de políticas salariais mais antigas.
Almeida César mandou um recado para que a corporação não faça mais protestos.
O secretário anunciou também a reativação de dois batalhões, um em Colombo e outro na CIC, ainda este ano.

Secretário de segurança pública vai falar sobre a Emenda 29

Em instantes, eu converso com o secretário estadual de segurança pública, Reinaldo de Almeida César, ao vivo no BandNews Curitiba Edição da Manhã.
Um dos assuntos abordados será a respeito de quando entrará em vigor a Emenda 29.
Você pode participar aqui pelo blog e mandar suas perguntas para o secretário.

No Dnocs, irregularidades chegam a R$ 24 milhões

Do O Globo
As irregularidades que foram averiguadas em obras de irrigação no Ceará e que derrubaram um diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) nos últimos dias já registram um sobrepreço de quase R$ 24 milhões. O valor foi calculado por um grupo de trabalho do Ministério da Integração Nacional criado para responder aos questionamentos feitos pela Controladoria Geral da União (CGU). Inicialmente, uma auditoria da CGU havia identificado um preço maior (sobrepreço) de R$ 5,9 milhões na compra de tubos de ferro para o projeto de irrigação no Tabuleiro de Russas, a 160 quilômetros de Fortaleza, mas a cifra é ainda maior.
Segundo o próprio diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto, as irregularidades não ficaram restritas aos tubos.
— Ao apurar o sobrepreço original, considerando o valor global do contrato, verificou-se que a diferença era muito maior do que o detectado pela CGU, que apenas analisou o item tubo de ferro fundido. O sobrepreço total fica em torno de R$ 23,7 milhões — disse Fernandes Neto.

PP discute contrato do Ministério das Cidades antes de licitação

Da Folha de São Paulo
Integrantes da cúpula do PP negociaram com uma empresa de informática sua participação num projeto milionário do Ministério das Cidades antes que fosse aberta licitação pública para sua contratação.
O assunto foi tratado em reuniões no apartamento do deputado João Pizzolatti (SC), ex-líder do PP na Câmara e aliado do ministro Mário Negromonte, único representante do partido no primeiro escalão do governo.
O próprio ministro participou de um dos encontros, que permitiram que a empresa, a Poliedro Informática, se aproximasse da equipe de Negromonte e discutisse o assunto com o governo antes de outros interessados. Após os encontros, o dono da Poliedro e um lobista foram recebidos no ministério por dois homens de confiança de Negromonte em 9 de agosto.

Governo federal já tem 22 mil cargos de confiança

O Globo
Mesmo vitoriosa na elaboração do Orçamento da União de 2012, quando impediu reajustes para o Judiciário e outras categorias de servidores, a presidente Dilma Rousseff vai arcar este ano com uma folha de pessoal e encargos sociais acima de R$ 203 bilhões, além de contar com mais funcionários em cargos de confiança. Antes mesmo de fechar o primeiro ano de seu governo, em outubro, os chamados DAS (cargos de Direção e Assessoramento Superior) já somavam 22 mil, uma barreira que nunca havia sido alcançada. Desde o segundo ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, as funções comissionadas no Executivo federal só crescem.
O governo se defende: diz que hoje mais de 70% dos DAS são ocupados por servidores públicos de carreira, que as nomeações políticas são minoria e que há um esforço de “profissionalização” do serviço público. Os cargos de confiança com livre provimento, ou seja, de pessoas de fora do serviço público, são os DAS-6, categoria mais alta, e costumam ser ocupados por indicações políticas. Eles têm remuneração média de R$ 21,7 mil e, em 2011, somaram 217 vagas, contra 209 de 2010.