BRASILEIROS RETIRADOS DA ANTARTIDA APÓS INCÊNDIO DEVEM CHEGAR HOJE AO BRASIL

PAULO MELO CORUJA NEWS

Brasileiros retirados base na Antártida após
incêndio devem chegar neste domingo ao Brasil

Estação foi parcialmente destruída pelo fogo; dois militares brasileiros morreram
Do R7
O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que foi a Punta Arenas, no Chile, resgatar os brasileiros que estavam no incêndio da Estação Antárctica Comandante Ferraz, deve chegar ao Rio de Janeiro neste domingo (26), de acordo com o Ministério da Defesa.
Leia mais notícias do R7

A aeronave partiu neste sábado (25) para resgatar os brasileiros, que deixaram a estação brasileira, seguiram para base chilena Eduardo Frei, também na Antártida, e foram transferidos por um avião da Argentina até Punta Arenas, cidade no extremo-sul do Chile.

Foram encontrados na tarde deste sábado os corpos dos dois militares brasileiros que estavam desaparecidos após o incêndio.


 
A informação foi confirmada por uma nota do Ministério da Defesa, que informa que o ministro Celso Amorim ficou sabendo que os corpos foram encontrados pelo almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto. Morreram no incêndio o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos. A Força Naval, diz a nota, enviará uma equipe de peritos para confirmar oficialmente a identidade dos corpos. Um terceiro integrante da estação brasileira, o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros ficou ferido e foi transferido para a base do Chile.

Mais de 40 pessoas estavam na estação no momento do incidente, entre militares, pesquisadores e colaboradores também foram transferidos para a base chilena.

Reconstrução
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesse sábado, por meio de nota oficial da Presidência da República, que o governo brasileiro vai reconstruir a Estação Antárctica Comandante Ferraz, base na Antártida parcialmente destruída por um incêndio que deixou dos militares mortos e um ferido.

De acordo com a nota, “a presidente presidenta reafirma a importância do programa de pesquisas desenvolvido na Estação e elogia a abnegação e o desprendimento dos brasileiros que lá trabalham.” “A presidente manifesta, ainda, a firme disposição do país de reconstruir a estação”, completa o comunicado.

A presidente afirmou também que recebeu com “grande consternação” a notícia do incêndio, manifestou solidariedade às famílias do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do sargento Roberto Lopes dos Santos, mortos no acidente, e destacou o “heroísmo dos militares no combate ao incêndio”.

Dilma disse ainda que pediu ao ministro Celso Amorim (Defesa), que adote “todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança dos cientistas, militares e visitantes que se encontravam na base”.

Em conversa telefônica, ela agradeceu o presidente do Chile, Sebastián Piñera, no apoio ao socorro e resgate dos brasileiros que estavam na base brasileira e foram transferidos à base chilena Eduardo Frei. A presidente agradeceu também o apoio dos governos da Argentina e da Polônia.
Veja onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz