CORINTHIANS BATE O GRÊMIO E QUEBRA JEJUM DE VITÓRIAS

PAULO MELO CORUJA NEWS
8 ° Corinthians 2 x 0 Grêmio 7 °
Gols: Alexandre Pato , Emerson
10ª RODADA
Timão encerra jejum em casa, bate Grêmio e sonha com arrancada
Corinthians faz 2 a 0 e volta a sorrir no Pacaembu. Tricolor perde Zé Roberto e vai preocupado para clássico
  •  
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    35 do 2ºT

    Quando o Grêmio mais pressionava, o Corinthians marcou o segundo, com Paulo André, e matou o jogo.
  • deu certo
    Corinthians

    Tite apostou na equipe que vinha tropeçando nos últimos jogos e viu um desempenho bem melhor. Desta vez,. Sheik e Pato fizeram os gols.
  • preocupação
    Zé Roberto

    O capitão gremista saiu lesionado no primeiro tempo e é dúvida para o Gre-Nal. Em campo, o Grêmio sentiu muita falta de seu articulador.
A CRÔNICA
por Diego Ribeiro
 
O Pacaembu não estava lotado, nada perto daquele clima contagiante encontrado em jogos decisivos. Mesmo assim, o Corinthians ouviu o apoio das arquibancadas, incendiou-se e voltou a se impor dentro de sua casa na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Já eram três jogos sem ganhar, sem sequer fazer um gol dentro de casa. Do outro lado, o Tricolor gaúcho passa a pensar no Gre-Nal com maior preocupação.
A vitória leva o Corinthians aos 14 pontos, já sonhando com uma arrancada e a caça aos líderes. A noite foi bastante produtiva para o time e seu ataque. Os gols foram de Emerson e Paulo André. Com oito gols na competição, o Timão não tem mais o pior ataque (o posto agora é do Náutico, com sete).
 
O Grêmio permanece com 15 pontos e perde a chance de encostar nos primeiros colocados. O ataque formado por Kleber e Barcos não jogou bem, mas a equipe de Renato Gaúcho levou perigo no início do segundo tempo. A notícia mais grave é a possível perda de Zé Roberto para o clássico de domingo – ele saiu lesionado aos 19 minutos de jogo.
O Corinthians volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Criciúma, às 16h (horário de Brasília), em Santa Catarina. Na mesma data e horário, o Grêmio tem um clássico decisivo em sua Arena, contra o Internacional.
Danilo jogo Corinthians contra o Grêmio  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Danilo cabeceia, observado por Pará (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Timão interessado; Grêmio sem maestro
Tite parecia saber exatamente o que queria ao dar uma última chance ao quarteto de ataque formado por Danilo, Romarinho, Guerrero e Emerson. Com tanta gente boa no banco, casos de Renato Augusto, Douglas e Alexandre Pato, todo mundo entrou mais ligado na missão de tirar do Corinthians o incômodo posto de pior ataque do Brasileirão.
A marcação implacável e adiantada, com os atacantes quase na mesma linha dos zagueiros, não era vista há muito tempo. E com o Timão, essa tática costuma dar certo. Os erros causados pela pressão deram origem às chances de gols – com Emerson, com Guerrero, até com Ralf. Nada que ainda levasse perigo ao goleiro Dida.
Barcos Corinthians e Cruzeiro (Foto: Marcos Ribolli)Barcos se enrola com a bola, diante de Guilherme
e Igor  (Foto: Marcos Ribolli)
Com Kleber e Barcos no ataque, o Grêmio de Renato Gaúcho sabia agredir e dar trabalho à defesa corintiana, melhor do campeonato. O problema é que o principal jogador da equipe saiu machucado logo aos 19 minutos: sem Zé Roberto, o Tricolor perdeu força no meio-campo e cedeu terreno ao Corinthians. O garoto Guilherme Biteco foi o substituto do capitão gremista.
Com mais campo para jogar, o Timão abusou das triangulações, mostrando os movimentos quase automáticos que levaram a equipe de Tite aos grandes títulos dos últimos anos. Na jogada típica, saiu o gol. Aos 33, Romarinho rolou para Guerrero, que chutou e viu Dida rebater. Emerson pegou a sobra e não desperdiçou: 1 a 0.
O gol encerrou um jejum de mais de 300 minutos do Corinthians no Pacaembu – contando apenas jogos do Campeonato Brasileiro. Foram três partidas inteiras sem balançar as redes, contra Portuguesa, Atlético-MG e São Paulo. A torcida, claro, foi para o intervalo mais aliviada.
Emerson Sheik gol Corinthians x Grêmio (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Emerson Sheik é abraçado pelos colegas após gol  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Paulo André encerra pressão tricolor
O Timão continuou bem, mas o segundo tempo foi mais aberto, já que o Grêmio entrou com uma proposta ofensiva em busca do empate. O esboço de pressão até deu certo, com vários sustos em uma noite insegura do goleiro Cássio – ele fez a torcida prender a respiração em algumas saídas para cortar cruzamentos na área. Uma delas resultou em bola no travessão de Riveros. Em compensação, fez boa defesa em chute de Alex Telles.
Pelo lado alvinegro, só os contra-ataques levaram perigo. E Guerrero, em fase nada boa, perdeu gols que não perderia em dezembro passado, época do Mundial de Clubes. Tite tentou mudar o panorama com as entradas de Renato Augusto e Alexandre Pato, mas as jogadas ofensivas foram cada vez mais raras.
Renato Gaúcho lançou o chileno Vargas no lugar de Biteco, mas nem o maior poder no ataque foi capaz de levar o Grêmio ao empate. Aos 35, uma cobrança de escanteio confusa decidiu o jogo: Paulo André cabeceou, a bola bateu num gremista, relou em Alexandre Pato e entrou - o gol, porém, foi mesmo creditado ao zagueiro. A vitória por 2 a 0 encerrou a pressão gremista e fez o Corinthians encontrar maior tranquilidade para a sequência da competição.
Paulo Andre Corinthians e Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)Paulo André cabeceou, Pato tocou, mas o juiz deu gol para o zagueiro (Foto: Marcos Ribolli)

estatísticas
COR
GRE
faltas cometidas
  • 19
  • 13
passes errados
  • 38
  • 42
finalizações | 12 - 6
assistências realizadas
  • 1
  • 0
defesas difíceis
  • 0
  • 1
gols da partida | 2 - 0
impedimentos marcados
  • 4
  • 1
roubadas de bola
18
10

480 comentários