BERLUSCONY DEIXA O GOVERNO YTALIANO

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Sponholz

Sponholz
 Itália: Silvio Berlusconi deixa o cargo
Filippo Monteforte / AFP Photo
FotoBERLUSCONI DEIXA O CARGO DE PRIMEIRO-MINISTRO DA ITÁLIA
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, renunciou ao cargo neste sábado (12). A carta foi entregue ao presidente Giorgio Napolitano às 18h47 e a confirmação foi anunciada pelo palácio presidencial do Quirinal. A aprovação do pacote de medidas de austeridade foi o que possibilitou a saída do premiê. Desta forma, será criado um governo de emergência. O primeiro-ministro já havia dito no início da semana que deixaria o cargo depois da aprovação do pacote econômico, já que ele não tinha mais o apoio da maioria. Em reunião hoje no Gabinete, reunido com os outros ministros do país, o primeiro-ministro confirmou a decisão. "Foi algo que me doeu profundamente", disse. De novo, Lupi joga culpa em assessor e até no PDT pelo uso indevido de avião
FotoLUPI, O VIAJANTE: NOSSOS LEITORES JÁ SABIAM
O ministro Carlos Lupi (Trabalho) voltou a culpar outras pessoas pela própria irregularidade. Neste sábado (12), ele disse que a responsabilidade pela escolha do avião que usou em viagem ao Maranhão é exclusiva do PDT e de seu antigo assessor. Conforme foi revelado por esta coluna e confirmado na revista Veja desta semana, Lupi utilizou um avião do empresário Adair Meira, que controla uma rede de ONGs, inclusive a Fundação Pró-Cerrado, que firmou contrato milionário com a pasta. Em nota, o ministro disse que apenas cumpriu "agendas oficiais e partidárias" durante viagem ao Maranhão nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2009. Segundo ele, "os deslocamentos realizados dentro do estado do Maranhão para agendas, parte em veículos de filiados, e parte em aviões de pequeno porte, tipo Sêneca, foram de responsabilidade do Diretório Regional do PDT do Maranhão, do ex-governador Jackson Lago e do Deputado Federal Weverton Rocha". O ministro afirma que não sabia que "seu ex-assessor Ezequiel Nascimento, então Secretário de Políticas Públicas de Emprego do ministério, tenha solicitado avião particular para que ele o acompanhasse nesta  
  Tribunal de Contas encontra
falhas em sistema usado pelo Dnit
O TCU analisou o Sistema de Acompanhamento de Contratos (Siac), do Dnit, e encontrou falhas. O Siac é usado para gerenciar contratos e medições de obras. O relatório da auditoria mostra que não há regulamentação para o sistema, onde existem contas de usuários ativas de forma indevida. Além disso, o TCU afirma que não existe política de controle de acesso dos usuários do Siac e que há indícios de inconsistências nos valores dos contratos e respectivos itens de serviço cadastrados. Informações da Agência Brasil.

Projeto permite cancelamento
de contratos pela internet

Beto Oliveira
DEP. ROSA DE FREITAS
O Projeto de Lei 1593/11, da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), estabelece para o consumidor o direito de cancelar sua adesão a contrato de fornecimento de produtos ou serviços pela internet de forma imediata. A proposta abrange os contratos de planos de saúde, cartões de crédito, TV a cabo e telefonia. Segundo o texto, o fornecedor deve arcar com o ônus de oferecer os procedimentos de segurança que garantam a correta identificação das partes. Além disso, ele estabelece o prazo de 120 dias, contados da sua publicação, para a lei entrar em vigor. Informações da Agência Câmara.

Itália aprova medidas e Berlusconi
deve pedir demissão ainda hoje

Reuters
FotoPARLAMENTO DA ITÁLIA APROVA MEDIDAS DE AUSTERIDADE
O Parlamento italiano aprovou neste sábado (12) o pacote de medidas de austeridade. Desta forma, a expectativa é que o primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi, deixe o governo, já que prometeu pedir demissão assim que o pacote econômico fosse aprovado. Ele deve entregar uma carta que oficializa sua saída ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, ainda hoje (12). O ex-comissário europeu Mario Monti é o favorito para substituir Berlusconi.
Fotografia é história
Alceu Valença
Foto

Alceu Valença em sua casa. Rua de São Bento, 182, um dos endereços mais famosos de Olinda.
Como foiNa primeira vez que vi Alceu Valença ele era somente um dos tantos jovens que abraçaram a profissão de jornalista na década de 1970. Ele trabalhava como correspondente do Jornal do Brasil em Recife e algumas vezes estivemos na mesma cobertura. Fotógrafo do Globo, eu viaja praticamente uma vez a cada dois meses para o Nordeste, inclusive Pernambuco, cobrindo visitas presidenciais. Trocou o jornalismo pela música. Só vim revê-lo dois ou três anos depois, quando já despontava como artista de sucesso. Em 1975 vi Alceu ganhar prêmio com a música “Vou Danado Pra Catende” em um festival de MPB promovido pela tevê Globo. Construiu um repertório admirável, mesclando ritmos e estilos de autores essenciais. De Luiz Gonzaga a Elvis Presley, de Jackson do Pandeiro a Ray Charles. Do baião ao rock, do frevo ao blues. Em 1995, trabalhando na Editora Abril, fui a Olinda para uma matéria sobre o carnaval. E, claro, nosso entrevistado principal era Alceu Valença, já consolidado cantor e compositor. Recebeu-nos em sua casa e fez questão de mostrar a simplicidade do casarão de três portas e dois andares. No térreo, sala para receber amigos e fãs. No piso superior, o quarto de dormir. De dormir não, de não dormir. Pois lá é onde ele passa a maior parte da noite e do dia trabalhando nos arranjos de novas canções, pesquisando, compondo, tocando violão. O que chama a atenção é mesmo a simplicidade. Nada de equipamentos modernos. Além de um grande armário e uma poltrona confortável, somente a cama de madeira envolta por um grande mosquiteiro. Para chegar à sacada bastam dois passos. Aliás, é da sacada que Alceu Valença leva milhares de foliões ao delírio no frenético carnaval de Olinda. Orlando Brito.

Câmara: base e oposição divergem
sobre votação em 2º turno da DRU

Na Câmara, cinco medidas provisórias (MPs) trancam a pauta de votações do Plenário, que realizará sessões de votação na quarta (16) e na quinta (17). Desta forma, a Casa quer analisar as propostas para realizar a votação, em segundo turno, da prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2015. A PEC foi aprovada em primeiro turno na última quarta (9). O governo pretende finalizar sua tramitação até a o dia 22 deste mês, porém, a oposição já declarou que vai obstruir as sessões da próxima semana por discordar da prorrogação. A DRU permite que o Executivo use, com liberdade, 20% dos recursos vinculados pela Constituição.

sobre emissões de gases do efeito estufa

A Comissão do Senado, que trata das Mudanças Climáticas, vai realizar na próxima quarta (16) uma audiência pública para discutir a redução das emissões de gases do efeito estufa provocadas por desmatamento e degradação florestal (REDD). Segundo o Ipam, o objetivo do REDD é incluir na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal. Nesse sentido, os países em desenvolvimento que conseguissem promover a redução das suas emissões nacionais oriundas de desmatamento receberiam compensação financeira internacional. A reunião vai contar com representantes do Ministério do Meio Ambiente e da ONG Amigos da Terra Amazônia Brasileira, além de representantes do Ipam. Informações da Agência Senado.
 
  Deputado defende partilha de
royalties a partir de novos contratos
FotoDEP. JUTAHY JR.
O deputado federal Jutahy Jr. (PSDB-BA) negou neste sábado (12) que seja contra a divisão igualitária dos royalties do petróleo entre os estados e municípios brasileiros. Segundo ele, essa partilha tem de ser feita a partir de novos contratos e não por uma divisão imediata dos royalties já a partir de contratos estabelecidos, como prevê o atual projeto, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). “Hoje só existe 6% da produção de petróleo descoberta. Os novos contratos são infinitamente maiores do que os atuais. Se você mexer nos contratos anteriores, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo [principais beneficiados com a lei de partilha atual], entram no STF e ganham, pois os contratos já estão estabelecidos”, afirmou. Informações do Bahia Notícias.
  

Liga Árabe anuncia supensão da Síria

A Liga Árabe informou neste sábado (12) que vai suspender a Síria e solicitou a retirada dos embaixadores árabes de Damasco. A notícia foi dada pelo ministro das Relações Exteriores e primeiro-ministro do Qatar, Hamad ben Jassem al-Thani. Além disso, a Liga Árabe pediu ainda sanções contra o regime de Damasco e pretende tratar de transição com a oposição da Síria. "cheguem a um acordo em torno de um projeto único para a gestão da próxima transição na Síria", disse Hamad. Isso porque o país se negou a aplicar o plano anticrise dos Estados árabes.
 

Brasil é o 31º mais bem visto do mundo

A consultoria em marcas FutureBrand realizou um estudo para saber como cada país é visto no exterior. São, ao todo, 113 países pesquisados e, segundo o documento, o Brasil está na 31ª posição, ficando também com o título de país que mais cresceu no ranking. O estudo considera a qualidade de vida, a facilidade de se fazer negócios, turismo e cultura para avaliar a “marca” do lugar. O Canadá aparece em primeiro lugar, seguido da Suíça e Nova Zelândia. Informações da BBC Brasil.
Foto