ÔNIBUS DE TURISMO É ASSALTADO NO NOROESTE DO ESTADO

PAULO MELO CORUJA NEWS

Os 150 assessores jurídicos que vão trabalhar na Defensoria Pública do Paraná tomam posse nessa segunda-feira. Os advogados foram escolhidos por um processo seletivo e num primeiro momento vão realizar levantamento detalhado sobre a situação de cada um dos mais de 30 mil presos em cadeias e penitenciárias do Estado. Cada assessor vai analisar cerca de 300 detidos. Os dados farão parte do Sistema Integrado de Informações da Secretaria de Segurança Pública, do Tribunal de Justiça do Paraná e da Secretaria de Justiça.
 

Ônibus com trabalhadores de Peabiru é assaltado no noroeste do PR

Um ônibus com trabalhadores de um colégio de Peabiru foi assaltado ontem, de madrugada, na PR-567, no noroeste do estado. De acordo com a polícia, o motorista reduziu a velocidade para passar por um trevo quando quatro bandidos atravessaram o veículo. Eles obrigaram o condutor a seguir para uma estrada rural, e lá levaram várias jóias, aparelhos celulares e dinheiro. O ônibus estava com 20 passageiros, e ía de Peabiru para Salto Del Guairá, no Paraguai.
 

Francischini diz que Lupi mentiu e quer ouvir mais testemunhas

O deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) declarou hoje (12) em Curitiba, que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, mentiu ao Congresso Nacional e ao povo brasileiro, e cometeu um dos mais graves crimes de um homem público: o perjúrio, além de improbidade administrativa.
Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, Lupi, inquirido por Francischini, negou que conhecia o ongueiro Adair Meira, e que havia pego carona em um avião de aluguel que estava a seu serviço.
Reportagem da revista VEJA, desta semana, mostra que , em dezembro de 2009, o ministro cumpriu agenda oficial usando um avião privado, alugado por Adair Meira, dono de uma rede de ONGs. Meira integrava a comitiva oficial e, pouco depois, ganhou contratos do ministério na região visitada com a aeronave.
Na semana passada, por iniciativa do deputado paranaense, as denúncias que envolvem o ministério do Trabalho, levaram o ministro a prestar esclarecimentos ao Congresso, onde afirmou desconhecer Adair e não ter “relação nenhuma com o – como é o nome? – seu Adair”.
Também desta semana, reportagem da revista Isto É, apresenta declarações do sindicalista João Carlos Cortez, que revelam o envolvimento de assessores direto do ministro Carlos Lupi, com a cobrança de propina para a regularização de entidades sindicais. Segundo Cortez, seu sindicato teria que repassar à conta bancária da Força Sindical (central ligada ao PDT), um total de 60% de toda sua arrecadação sindical.
Francischini apresentará requerimento de audiência pública para que prestem esclarecimentos ao Congresso, os senhores Adair Meira, Ezequiel Nascimento, João Carlos Cortez, Eudes Carneiro, Luciano Martins Lourenço, Luiz Claudino da Silva, dentre outros.
  

Chuva de granizo danifica 70 casas em Guarapuava neste sábado

Da Gazeta do Povo
Uma forte chuva de granizo atingiu o município de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, na tarde deste sábado (12). Aproximadamente 70 casas foram danificadas – 50 na área urbana e 20 na zona rural, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O levantamento é parcial. Equipes da Defesa Civil ainda contabilizavam os estragos em Guarapuava na noite deste sábado, por volta das 19 horas. Lonas estavam sendo distribuídas na cidade.
O Corpo de Bombeiros informou que os estragos foram maiores na zona rural e que algumas plantações foram afetadas. O granizo foi registrado por volta das 14 horas e durou cerca de 15 minutos. Não havia informações sobre o número de pessoas desabrigadas e desalojadas.
Ainda chovia em Guarapuava, por volta das 19 horas, e havia registro de alagamento no bairro Xarquinho.
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil informou que não havia registro de ocorrências por causa da chuva em outras cidades do Paraná.
 

Sem apoio da maioria, Berlusconi renuncia na Itália


Do G1
O primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi abandonou o cargo neste sábado (12) às 18h47 pelo horário de Brasília, após entregar a carta de renúncia ao presidente Giorgio Napolitano. A confirmação foi anunciada pela equipe do palácio presidencial do Quirinal.
O Parlamento italiano havia aprovado o pacote econômico de medidas de austeridade que abriu caminho para a saída do político italiano do governo e para a formação de um governo de emergência.
Berlusconi disse no início da semana confirmou que deixaria o cargo de premiê após ficar claro que não possuía mais o apoio da maioria. Em reunião hoje no Gabinete, reunido com os outros ministros do país, o premiê confirmou a decisão.  

Richa anuncia criação de Secretaria do Esporte


Da Agência de Notícias
O governador Beto Richa afirmou que irá enviar à Assembleia Legislativa mensagem para a criação da Secretaria Estadual de Esporte. A atual secretaria funciona em caráter especial e, a intenção do governador é que o órgão seja permanente, com orçamento próprio e equipe melhor estruturada. O anúncio foi feito na cerimônia que deu início à fase final dos 54.º Jogos Abertos do Paraná (Japs), em Toledo, Oeste do Estado, na noite de sexta-feira (11).
Richa disse que o esporte terá investimentos vigorosos durante o governo e elogiou a atuação do secretário Evandro Rogério Roman. “Vamos ter uma equipe que garantirá maior estrutura de trabalho e mais investimento no esporte paranaense”, explicou o governador. “O atual secretário e sua equipe estão garantindo estrutura para a prática esportiva no Estado, que possam incentivar esse hábito na população”, disse Richa, que garantiu praticar esporte sempre que sua agenda permite.   


Sindicaista diz que equipe de Lupi lhe cobrou propina


Do Josias de Souza
Depois de passar uma semana negando a cobrança de propinas de até 10% de ONGs, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) ganhou matéria prima para novas explicações.
A equipe de Lupi é acusada de extorquir também os sindicatos, num esquema que desvia verbas recolhidas de trabalhadores para as arcas da Força Sindical.
Chama-se João Carlos Cortez (na foto) o autor da nova denúncia. Ele falou ao repórter Claudio Dantas Sequeira.
Cortez preside o Sindrest (Sindicato de Trabalhadores em Bares e Restaurantes da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira).
Falou diante de um gravador. O resultado da conversa foi às paginas da última edição da revista IstoÉ. 12

Rio se prepara para tomar a Rocinha, histórico reduto do tráfico na Zona Sul


Do O Globo
RIO – A incerteza é atualmente o principal sentimento de quem vive na Rocinha, a maior favela da Zona Sul do Rio. A um dia da ocupação, moradores desconhecem a hora exata do início da operação, comerciantes se perguntam se poderão permanecer abertos e funcionários torcem para serem liberados durante a invasão . A maioria quer estar dentro de casa quando os militares avançarem no interior da favela. Quase ninguém arrisca um palpite sobre a iminência ou não de haver confronto entre policiais e traficantes.
A rotina aparenta estar inalterada por lá. Durante a madrugada e o início da manhã deste sábado, bares e lanchonetes permaneceram abertos e cheios, com o vai e vem de pessoas tipicamente intenso na comunidade. Festas com música também vêm ocorrendo, segundo policiais do Batalhão de Choque que fazem blitzes em todos os acessos da favela desde a noite da última terça-feira. No entanto, uma perturbação que não está aparente vem à tona nas conversa com moradores.
Uma mulher que preferiu não se identificar disse estar preocupada com a filha, que trabalha no domingo. Ela gostaria que toda a família permanecesse em casa, sem circular pela comunidade, no dia marcado para a ocupação:
- Hoje, quando ela chegar em casa, vamos sentar e conversar. Se estiver pegando, minha filha não vai poder ir trabalhar. Um emprego não vale mais do que a vida da gente – disse a piauiense, que mora há mais de 26 anos na Rocinha. – Eu queria que fosse tranquilo, mas eu não sei de nada. Na verdade, ninguém sabe e as pessoas evitam comentar também.
O medo de se identificar mostra como os moradores ainda temem o bando que controla a favela. O funcionário de um estande do camelódromo da Rocinha disse que, nos 11 anos que mora na comunidade, aprendeu que por ali é preciso estar atento a tudo. 

Lagos de três parques de Curitiba vão passar por obras de desassoreamento

Lagos de três parques de Curitiba vão passar por obras de desassoreamento. Os trabalhos serão no Parque Barigui, no Tingui e São Lourenço. O Prefeito de Curitiba Luciano Ducci assinou ontem a ordem de serviço e a limpeza que deve começar nos próximos dias. Serão investidos quase 10 milhões de reais no projeto. A verba é do Ministério da Integração Nacional. A secretária municipal do meio ambiente Marilza Dias afirma que essas obras vão evitar enchentes nos parques, como tem ocorrido nos últimos meses.   

Governo negocia com ONGs novas regra$ de convívio

Do Josias de Souza
A relação entre governo e ONGs tornou-se um ritual esquisito –espécie de sacrifício em que o bolso do contribuinte é ofertado aos ‘deuses’ da dita sociedade civil.
Manchetes em riste, a imprensa expõe irregularidades em série. Turismo, Esporte, Agricutura…
Em meio às labaredas, o governo convidou representantes dos piromaníacos para um seminário sobre prevenção de incêndios.


Há mais de 700 magistrados sob investigação no país

Do Josias de Souza
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) levou à web a relação dos processos abertos nos Tribunais de Justica contra juízes e desembargadores.
Revelou-se uma realidade desalentadora: encontram-se sob investigação em todo país mais 700 magistrados. O número deve ser maior.
Por quê? Inaugurado nesta sexta (11), o banco de dados do CNJ ainda não recebeu todas as informações disponíveis nos tribunais estaduais. 


Convênio suspeito beneficiou empresas de filiados do PDT

Da Folha
Uma ONG de Santa Catarina, presidida por um pedetista, usou verbas do Ministério do Trabalho para beneficiar empresas de filiados ao PDT, informa reportagem de Breno Costa e Fernando Mello, publicada na Folha deste sábado.
Muitos dos serviços não foram prestados ou foram pagos em duplicidade, segundo um relatório inédito da CGU (Controladoria-Geral da União) obtido pela Folha 


Correspondências ainda chegam atrasadas em Curitiba


Mesmo depois do fim da greve dos funcionários dos Correios há um mês, as correspondências ainda chegam atrasadas em muitas residências de Curitiba. O problema tem sido encontrado em vários pontos da cidade e relatado por muitos dos nossos ouvintes. Em média, a correspondência chega uma semana depois e em alguns casos até mesmo no dia do vencimento de uma fatura. A funcionária pública Gloria Váneli Silva mora no bairro Cic e reclama que quem fica com o prejuízo é o consumidor. Um dos diretores do sindicato dos trabalhadores dos Correios no Paraná, Luiz Souza, confirma o problema e explica que o motivo é o mesmo reivindicado durante a greve: a falta de trabalhadores. 


Montadora chinesa quer construir fábrica em Ponta Grossa

A montadora chinesa de caminhões Sinotruk confirmou o interesse em construir uma fábrica em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O projeto da nova planta foi apresentado ontem ao secretário da indústria, Ricardo Barros, e ao ministro do desenvolvimento Fernando Pimentel. Ainda não há um prazo para o começo das obras.
 

Fiscais sanitários suspendem greve até o mês que vem

Os cerca de 600 fiscais sanitários que estavam em greve no Paraná suspenderam a paralisação até o começo do mês que vem. A decisão foi tomada em reunião na Assembleia Legislativa do Paraná entre os servidores, o presidente da Casa, Valdir Rossoni, deputados e o secretário Norberto Ortigara. Com a trégua, a fiscalização da campanha de vacinação contra a febre aftosa também deve ser normalizada. A greve foi anunciada em um momento de risco, um mês depois de surgirem focos da doença no Paraguai. A fiscalização passou a ser considerada essencial para evitar a circulação viral.
 

Maior vestibular da Federal vai reunir cerca de 50 mil estudantes amanhã

O maior vestibular da Universidade Federal do Paraná, nos últimos sete anos, vai reunir cerca de 50 mil estudantes a partir de amanhã. Eles disputam pouco mais de 5 mil vagas em 96 cursos de graduação. A expectativa é grande entre os candidatos. O estudante Mateus Mocelin, que vai prestar vestibular para Engenharia Civil diz que já começou a ficar nervoso. Ele contou como está a preparação para o domingo.  



Jornalista paranaense preso na Síria retorna ao Brasil nesta semana

Deve voltar ao Brasil, nesta semana, o jornalista paranaense Germano Assad, que passou cinco dias preso em uma solitária em Damasco, na Síria. O jovem, de 26 anos, estava há alguns meses com visto de estudante para aprender a língua árabe, mas escrevia algumas reportagens para o jornal Folha de São Paulo. Por segurança, ele não assinava os textos, já que o ditador Bashar Assad restringiu a atuação de jornalistas estrangeiros no país durante a revolta popular contra o regime de governo. Germano foi preso quando se preparava para voltar ao Brasil, e só foi libertado após uma longa negociação com a embaixada brasileira na Síria. A organização Repórteres sem Fronteiras afirmou que há ainda mais de 40 jornalistas presos ou estão desaparecidos na Síria.

Acidente na Rodovia dos Minérios deixa quatro mortos

Um acidente entre um carro e um caminhão deixou quatro pessoas mortas hoje de madrugada na Rodovia dos Minérios, PR-092, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Um carro que estava na pista sentido Almirante Tamandaré, tentou fazer uma ultrapassagem e acabou batendo de frente com um caminhão trator. As vítimas morreram antes da chegada do Corpo de Bombeiros. O motorista do caminhão não ficou ferido.
 

Movimento na Rodoviária de Curitiba é 14% maior neste ano

O movimento na RodoFerroviária de Curitiba, para o feriadão da República, é 14% maior neste ano em relação ao ano passado. Pelo menos 44 mil pessoas devem sair da cidade pelo terminal, sendo mais de 18 mil hoje em 550 ônibus. Segundo o administrador da RodoFerroviária, Élcio dos Anjos, o principal destino dos curitibanos é o litoral do Paraná, seguido pelo interior do estado. O movimento no feriado é o dobro do que o registrado em um dia normal.

 

Manhã violenta no trânsito de Curitiba

Duas pessoas morreram em acidentes em Curitiba hoje de manhã. Um homem de 23 anos faleceu em uma colisão com um poste no Parolin. O acidente aconteceu no cruzamento da Rua João Vianna Seiler com a Rua João Negrão. Uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada ao Hospital do Trabalhador.
Dois carros bateram e um capotou na Rua General Mário Tourinho na esquina com a Vicente machado, no Seminário. Um homem de 25 anos morreu no local, cinco pessoas ficaram feridas e também foram encaminhadas ao Hospital do Trabalhador. Os acidentes aconteceram por volta das sete horas e o trânsito ainda é muito complicado. 

Contra a crise, Banco Central retira parte das restrições ao crédito

Do Estadão
BRASÍLIA – O Banco Central anunciou a retirada de parte das restrições ao crédito impostas pelas medidas macroprudencias adotadas no fim do ano passado. Circular divulgada na noite desta sexta-feira, 11, reduz as exigências de capital para operações de crédito de menor prazo em empréstimos comuns como o crédito consignado, crédito direto ao consumidor (CDC) e financiamento de veículos.
A medida beneficia os prazos mais contratados, de até de 60 meses. A Agência Estado já havia antecipado, na semana passada, que o governo estudava a retirada de parte das medidas macroprudenciais. 

40 milhões devem ser investidos na rede coletora de esgoto de Guaratuba

Pelo menos 40 milhões de reais devem ser investidos na rede coletora de esgoto de Guaratuba, no litoral do Paraná. O maior balneário do estado terá o sistema de esgotamento ampliado dos atuais 56% para 80% de cobertura, com a construção de uma estação elevatória e de coleta. Segundo a estatal, a maior parte dos recursos será aplicada nas regiões do Mirim, Piçarras, Brejatuba, Cohapar, Nereidas e Coroados.
 

Procura por serviços do Detran deve aumentar 30% neste fim de ano

A procura pelos serviços do Detran deve aumentar em até 30% neste fim de ano, de acordo com o departamento. Até o começo de março, são esperadas mais de 700 aberturas de processos por dia, contra cerca de 500 atualmente. Para fugir das filas de atendimento, o consumidor pode dar entrada nos pedidos pela internet, no site detran.pr.gov.br.

Cataratas do Iguaçu é uma das sete Maravilhas da Natureza

As cataratas do Iguaçu foram eleitas nessa sexta-feira uma das sete Maravilhas da Natureza. O resultado foi divulgado no site da Fundação New Seven Wonders. Os votos ainda serão auditados e o resultado oficial será divulgado apenas no ano que vem. A Amazônia, também está na lista. Em Foz do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas, a notícia foi recebida com festa. As outras cinco integrantes da lista são: Baía Ha Long Bey, no Vietnã; Jejú-do, na Coreia do Sul; Komôdo, na Indonésia; Rio Subterrâneo de Porto Princesa, nas Filipinas; e a Table Mountain, na África do Sul.  A eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza teve início em 2007, com a participação de 440 atrações de 200 países e territórios diferentes. A escolha ocorreu através de voto popular e também através da opinião de especialistas.

Os paranaenses que pretendem viajar para a Argentina podem ter problemas neste fim de semana! As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram a atrapalhar vários voos em Buenos Aires. As companhias aéreas Gol e Tam ainda não informaram cancelamentos. Mas, a Aerolíneas Argentinas já informou 11 cancelamentos, tanto por causa das cinzas como pelo protesto dos controladores aéreos e técnicos aeronáuticos da companhia.



Bernardo diz que também declararia ‘amor’ por Dilma

Do Josias de Souza
O amor, como se sabe, não é coisa para amadores. Mas o ministro petê Paulo Bernardo apreciou o gesto do colega pedetê Carlos Lupi.
Para Bernardo, titular das Comunicações, o ministro do Trabalho comunicou-se “bem” ao rebater as denúncias de corrupção que rondam sua pasta.
Apreciou até mesmo a declaração de amor que Lupi dirigiu a Dilma, para desculpar-se de tê-la praticamente demitido ao dizer que só seria “abatido a bala.”
Marido de Gleisi Hoffman, a chefe da Casa Civil, Bernardo disse que também ele declararia seu amor por Dilma.
Acha que a chefe apreciou o afago: “Quem não fica contente com uma declaração de amor?”
Imagine-se que país maravihoso seria o  Brasil se metade da Esplanada devotasse à República 10% do amor que dedicam a Dilma!
  
 
 
 
 
 
 
Parada da Diversidade altera trânsito e rotas de ônibus no domingo

Da Gazeta do Povo
O Centro Cívico, em Curitiba, será palco neste domingo da Parada da Diversidade, que tem como objetivo promover a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). O evento, conhecido popularmente como Parada Gay, ocorrerá durante a tarde, com concentração na Praça do Homem Nu a partir das 13 horas. Haverá alteração no trânsito, afetando as 40 linhas de ônibus que passam pela região.
Ano passado, cerca de 150 mil pessoas participaram do encontro. Foi o maior público desde que o evento foi criado, há 13 anos. A expectativa da Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD), que organiza o evento em parceria com a Aliança Paranaense pela Cidadania LGBT, é que a grande participação se repita este ano. O tema da parada será “Estamos ao redor do mundo”.
“Queremos comunicar a toda a sociedade que nós, LGBT, existimos e estamos em todas as partes do mundo. Queremos as garantias de nossos direitos, sem tirar o direito de ninguém”, defende o coordenador da APPAD, Márcio Marins.
Segundo a organização, às 15 horas iniciarão os pronunciamentos nos dois trios elétricos que estarão na praça. Em seguida, os participantes irão se deslocar pela Avenida Cândido de Abreu em direção ao Palácio Iguaçu, onde haverá show com a Banda Decafonis, a partir das 17h30.
    

Da Gazeta do Povo
Um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso bateu em seis veículos na tarde desta sexta-feira (11), na Avenida República Argentina, no bairro Portão, em Curitiba. De acordo com informações da Urbanização de Curitiba (Urbs), o motorista teve um mal súbito e perdeu o controle do veículo próximo ao cruzamento com a Rua Arion Niepce da Silva.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), o acidente ocorreu às 14h21. O ônibus seguia no sentido Capão Raso e bateu contra seis veículos que estavam estacionados na pista do lado direito da canaleta. A Urbs informou que o ônibus não chegou a sair da canaleta. Até as 15h30, a informação da PM é que apenas o motorista havia ficado ferido e foi encaminhado ao Hospital do Trabalhador.
A orientação é que os motoristas evitem a República Argentina nas proximidades do Cartório do Portão.
 
Previsão é de que cerca de 145 mil veículos deixem a Capital

Do Bem Paraná
O último grande feriado prolongado antes das festas de final de ano vai levar milhares de automóveis para as estradas. Segundo previsão das concessionárias responsáveis pelas duas principais saídas da Capital, serão mais    de 145 mil veículos deixando ou circulando por Curitiba a partir de hoje. os principais destinos neste feriadão da Proclamação da República prolongado é o interior do Estado e o litoral paranaense.        obras bloqueiam Des. Motta na segunda

Do Bem Paraná
Em virtude das obras do Anel Viário, a rua Desembargador Motta será bloqueada ao tráfego de veículos, das 9h às 16 desta segunda-feira (14), no trecho entre as ruas Comendador Araújo e Doutor Pedrosa.
Durante o período de bloqueio, quem segue pela rua Desembargador Motta, no sentido norte/sul, desvia pelas ruas Comendador Araújo e Buenos Aires. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, orientarão os motoristas.
Pinheirinho – A partir das 10h da próxima quarta-feira (16), aruá Padre Rafael Kalinoski, no Pinheirinho, passa a ser preferencial, no trecho entre as ruas Sebastião Gomes de oliveira e Joaquim de Oliveira Cruz.
Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, orientarão os motoristas no local.